Brinquedos de gato: conheça as melhores opções para brincar com seu pet

Você sabia que gatos são animais que adoram brincar? Muitos donos de primeira viagem não conhecem os brinquedos de gato, por não ser um assunto tão comentado, dado a fama desses felinos de dormirem grande parte do dia, explorarem de noite e terem uma personalidade, muitas vezes, independente e solitária.

Deixando a fama de lado, os gatos são muito brincalhões com seus donos, e gostam sempre de correr atrás de brinquedos, jogando e arranhando com suas patinhas. Isso faz com que seja importante que o dono nunca se esqueça de comprar algo divertido para o seu pet.

No entanto, você sabe como escolher o brinquedo ideal? Por não ser muito comum, essa é a dúvida de muitos tutores que tem um felino em casa, tornando difícil saber o que comprar para o seu bichinho. Por isso, continue lendo este conteúdo e veja um conjunto de dicas para facilitar a sua compra.

Por que é importante brincar com os gatos?

Para quem adota ou compra um gato achando que eles são animais que não necessitam de atenção e podem passar o dia inteiro somente estando alimentados e com água, saiba que está enganado. Isso porque os felinos, assim como qualquer pet, precisam de contato físico com seus donos diariamente, principalmente os gatos em apartamento, e essa proximidade, geralmente, é feita por meio de carinho e brincadeiras.

Por mais que tenham instintos de caçadores, esses animais, muitas vezes, precisam do incentivo de seus donos fisicamente. Pois, mesmo sendo atléticos, alguns passam por crises severas de indisposição, e essa falta de exercícios junto a uma alimentação inadequada, pode fazer com que seu gato atinja problemas de obesidade.

As brincadeiras feitas pelos donos, incentivam, estimulam e preparam o gato para viver com mais saúde, tanto dentro de casa como em suas andanças pelas ruas. Além de também evitar futuros problemas de personalidade, envolvendo tristeza e solidão.

Como escolher os brinquedos?

Você pode achar que escolher um brinquedo de gato pode ser fácil, mesmo não conhecendo o animal. Afinal, é preciso de algo que mantenha o bichinho distraído. No entanto, o brinquedo de gato vai muito além de um simples passatempo.

Existem diversos fatores que implicarão na hora de escolher o brinquedo ideal para o seu companheiro felino. A escolha irá desde os gostos do animal, passando por análise de matérias, tamanhos, entre outros. Tudo isso para garantir a diversão e, ao mesmo tempo, segurança, visto que o objetivo é que o gato se divirta sem que haja acidentes.

Por isso, veja a seguir os principais itens que precisam ser considerados na hora de adquirir o brinquedo adequado para o seu pet.

Considere os interesses do felino

Primeiramente, é preciso entender os interesses do seu gato antes de comprar o brinquedo ideal, ou seja, descobrir o que ele mais gosta de fazer enquanto brinca, e buscar encaixar o brinquedo de gato ideal à situação.

Os gatos, geralmente, têm predisposição para caça, e se seu felino gosta muito de correr atrás de insetos, pássaros e pequenos animais com frequência, o ideal é que o brinquedo seja um ratinho de borracha, se possível com rodinhas, para estimular a corrida.

Há também aqueles que gostam de brincar exercitando as garras, para esses os miniarranhadores e bichinhos de pelúcia são ótimos, pois, além de poder os carregar para todos os lados, mantém as garras afiadas e prontas para o ataque.

Outras opções que valem a pena investir são as bolinhas para brincar de pegar, cordas de puxar, com o intuito de ter uma brincadeira direta com o tutor e com segurança. Todos esses atraem muito a atenção do seu animal.

Avalie o material do brinquedo

Agora que você sabe como escolher o tipo de brinquedo que mais agrada seu animal, temos que continuar a avaliação, partindo para o material adequado e por que devemos nos atentar a ele.

Vamos supor que o brinquedo escolhido tenha sido uma bolinha ou um bichinho de pelúcia, você precisará que esse item no mínimo dure um tempo nas garras do seu animal. Assim, é sempre importante escolher algo com um material resistente e de qualidade.

Plásticos finos e frágeis ou tecidos que rasgam fácil com costura mal feita, não compensam, pois, além de serem descartados facilmente, ao serem destruídos pelos gatos podem soltar pedaços e ser ingeridos, prejudicando o estômago e saúde do animal.

Verifique o tamanho do objeto 

Com o tipo de brinquedo definido e a análise do material concluída, passamos agora para um ponto que serve de complemento ao material, que é o tamanho do brinquedo e das partes que compõem ele.

Na análise do material, evitamos materiais frágeis, pois ao serem destruídos liberam pequenos pedaços, e pelo mesmo motivo não devemos comprar brinquedos muito pequenos ou que se dividam em peças menores.

Gatos destroem e mordem constantemente seus passatempos, assim, não é recomendado comprar um brinquedo com um tamanho e forma que o animal consiga engolir facilmente.

Analise as funcionalidades do brinquedo

Gatos gostam de brincar para se manterem entretidos, então quanto mais lúdicos o brinquedo for, melhor o bichano se adaptará.

Assim, o brinquedo precisa conter uma funcionalidade objetiva e ao mesmo tempo conseguir cumprir a ela. Como, por exemplo, uma bolinha com guizos dentro, que conta com uma funcionalidade clara, de atrair a atenção do gato e gerar perseguição e busca, mas nada adiantará se o guizo fizer pouco barulho e não der para ser escutado facilmente.

Quais as opções de que mais fazem sucesso entre os gatos?

Há muitas opções e tipos de brinquedos disponíveis para cada tipo de gato, mas se tratando especificamente do comportamento dos felinos, eles podem ser bem seletivos quanto ao brinquedo que brincará. Por isso, confira a seguir as opções que estão entre os favoritos dos felinos.

Arranhador

Os arranhadores são essenciais para quem tem um gato em casa, pois eles são ótimos para o animal conseguir afiar as suas unhas e ainda poder brincar. Além disso, com um arranhador você consegue evitar que o felino venha a arranhar os móveis da casa. Como os gatos têm um instinto natural de afiar e arranhar superfícies para desestressar deixando as unhas mais curtas é importante que tenha em sua casa pelo menos um local específico com esse item, para que o gato possa se esfregar, alongar e afiar suas garrinhas.

Há vários tipos de arranhadores no pet shop, alguns sendo mais simples e outros sendo bem mais complexos, mas é preciso ver a qual tipo o seu bicho de estimação se identificará.

Pelúcia

Uma grande parte das pelúcias costuma ter o tamanho igual ou maior que o dos gatos, por isso, é importante perceber se o bichano não se assusta com o tamanho do objeto. Se a reação do gatinho com a pelúcia for positiva, coloque-a em sua cama ou em algum lugar que o ele gosta, assim, ele se sentirá confortável em ficar perto dela. Também vale a pena ter várias pelúcias, pois são perfeitas para os gatinhos dormirem ou abraçar.

Bolinhas e bichinhos com guizo

Itens simples e divertidos para o gato brincar sozinho, as bolinhas e bichinhos com guizo são uns dos mais populares entre os produtos para gatos, por serem bem baratos, na maior parte das vezes. Os movimentos rápidos e o barulho do guizo ajudam a estimular a audição e os instintos de caça do felino, fazendo o animal correr atrás do objeto.

É um brinquedo ideal para os gatos que passam muito tempo sozinhos quando o dono está fora de casa, pois não é preciso ficar monitorando a brincadeira do gatinho, já que, normalmente, são brinquedos duradouros e resistentes.

Bolinhas de lã

É bem comum ver em desenhos ou filmes os gatinhos sendo atraídos e brincando com bolas de lã, um objeto bastante divertido para os felinos, sendo mesmo uma opção bem viável. Muitos gatos se interessam pelas bolas de lã, pois gostam de arranhar e enroscar suas garras enquanto ainda podem correr atrás delas, mas é preciso tomar cuidado para que as unhas não fiquem presas nas linhas. Caso perceba que o seu animal está nervoso ao enroscar as garras, ajude ele a se soltar com cuidado.

Ratinho

Há vários tipos de ratinhos que você pode oferecer para o seu gato. Normalmente, sendo bichinhos de pelúcia ou de borracha, eles são ótimos itens para estimular o instinto de caça do animal, mas os gatos podem perder o interesse muito rápido no objeto. Para isso, há algumas opções mais divertidas para entreter seu gato, como o ratinho com vibração, que pode simular mais ou menos a movimentação de um bicho de verdade. Assim, a atenção do gatinho será conquistada com mais facilidade.

Outro exemplo, também interessante é o ratinho de pelúcia com catnip, perfeito para quando os gatos estão muito estressados. Com as patinhas ele vai apertar o brinquedo e aliviar o estresse enquanto a erva catnip ajuda o gatinho a ficar mais relaxado e se soltar.

Escalada

Os gatos gostam de escalar por todos os lugares da casa onde conseguem alcançar, até mesmo as áreas onde não deveriam. Por isso, é uma ótima ideia instalar circuitos, como prateleiras e nichos, nas paredes ou em locais altos onde os gatos podem escalar sem o perigo de algo cair e quebrar São ideais tanto para casas grandes quanto para apartamentos pequenos.

Varinha

A varinha para gatos pode ajudar a aumentar a relação de confiança entre o dono e o bicho de estimação. Bom para aqueles que ainda não estão muito próximos de seu gatinho, pois ela ajuda a entreter seu animal estimulando seus instintos enquanto você interage com ele. Há diferentes modelos, cores e tamanhos que você pode testar com seu bichinho para morder, arranhar ou simplesmente tentar pegar.

Brinquedo amarrado na corda

Os brinquedos com cordas são um dos favoritos dos gatinhos, pois eles também promovem a interação do felino com o dono enquanto brincam. Normalmente, se usa cordas largas com pequenos brinquedos fáceis de morder, atiçando a vontade do animal de pegá-lo.

Laser 

As canetas de laser são conhecidas pelas pessoas como itens de bastante interesse dos bichanos. Isso porque os gatos gostam muito de correr atrás do feixe de luz, porém não exagere na hora de brincar com seu gato com esse objeto. Quando o gato fica muito tempo tentando buscar uma “presa” e não consegue, o animal pode acabar se sentindo bastante frustrado e perder o interesse em brincar.

Se for usar o laser para brincar com seu bichinho, faça pequenos movimentos ondulados como se fosse uma presa e não coloque o feixe de luz nos olhos dele, pois pode prejudicar a visão do seu bicho de estimação.

Outra opção para o seu bichano são brinquedos feitos à base de material reciclado, que além de divertir o animal da mesma forma, pode ajudar o meio ambiente. Aqui podemos citar alguns exemplos fáceis de fazer como:

  • arranhador de caixa de papelão — pode ser feito com qualquer caixa que não tem mais utilidade, cortando-a em tiras e colando umas nas outras ou usando uma corda de sisal para fazer uma estrutura simples;
  • caixa de leite para guardar petiscos — com uma caixa de leite vazia, pode colocar petiscos ou ração e fazer vários furos ao redor da caixa, com o intuito de que o gatinho possa tentar pegar a comida dentro da caixa, que além de estimular os seus instintos de caça, também vai divertir muito os gatos filhotes.

Onde comprar?

Atualmente, há um crescimento notável no mercado de animais de estimação pelo mundo todo, inclusive no Brasil. Com isso, é muito fácil encontrar pelo menos um pet shop em cada cidade, além de ser ter grandes redes desse mercado, em supermercados e shoppings.

As possibilidades se tornam bem maiores quando entramos na internet. Isso porque há diversas lojas online e sites com produtos especializados para cada tipo de animal, tendo parcerias com distribuidoras de multinacionais. Se você está em dúvida sobre o que quer comprar, tanto as lojas online quanto o ambiente físico são perfeitas para buscar um produto ideal, possibilitando uma visão e informações mais concretas do produto e pode ser mais vantajoso para você e na adaptação de gatos.

Por isso, sempre análise sua função dos brinquedos e entenda se ele concilia com os gostos e vontades de seu animal. Além disso, procure produtos chamativos e com cores vivas, pois isso chama mais a atenção do animal, como um atrativo para brincar.

Brinquedos de gato têm diversas funções para seu animal, além de divertir, os mantém saudáveis, prontos para brincar na rua, astutos e muito mais. Isso tudo mostra a real importância de se comprar algo de qualidade e incentivar a brincadeira do dono com seu animal.

Mas, para comprar um brinquedos de gato com qualidade é preciso ter uma loja de confiança e que garanta a qualidade. A Rações Reis é a sua melhor opção para adquirir esses itens, pois contam com uma incrível variedade de produtos de qualidade. Interessou-se? Então, aproveite a visita e conheça os nossos melhores brinquedos, com certeza um deles será ideal para o seu pet.

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.