5 dicas para criar cachorro em apartamento

É cada vez mais normal as pessoas viverem em seus apartamentos e isso não deveria ser um problema para quem opta por criar seu cachorro dentro de casa. Na verdade, o que não faltam são jeitos de fazer com que seu cão não sinta falta de nada e tenha uma vida incrível e feliz.

Pequenos cuidados

Entretanto, é claro que você precisa ter uma série de cuidados quando decidir criar seu cachorro dentro de um apartamento, alguns deles são:

• Mantenha as janelas fechadas ou providenciar uma rede de segurança, cachorros tem a tendência de se distraírem facilmente com algo, e se esse algo for fora da janela, a combinação pode ser trágica.

• Evite deixar seu cachorro ainda filhote por tempos muito longos sozinho em casa. Quando adultos isso pode ser menos problemático, mas no comecinho da vida isso pode fazer com que eles se estressem ou até criem traumas e depois seja mais complicado lidar com a solidão.

• Por fim, é importante ainda manter um ambiente organizado e sem nada jogado no chão, já que os cachorros gostam de se movimentar com mais rapidez e objetos no chão podem fazer com que eles escorreguem e se machuquem.

Pequenos cuidados, mas com resultados que deixarão seu cachorro muito mais seguro. Mas não para por aí, confira mais cinco dicas imperdíveis de como criar seu cachorro dentro do apartamento.

1 – A escolha da raça

Criar seu cachorro em um apartamento vem com um monte de responsabilidades que devem ser levados em consideração na hora de escolher o tipo de cachorro.

É lógico que, logo de cara, um assunto fica óbvio: se você tem um apartamento menor, não é aconselhável ter um cachorro de grande porte. Mas em termos de físico a escolha não fica por aí.

Alguns cães têm mais necessidade de fazer exercícios mais pesados ou têm mais energia para gastar, então se você vai escolher uma raça com esse tipo de necessidade, vai ter que fazer com a consciência de que uma voltinha pelo quarteirão a cada dois dias não vai ser suficiente.

Já no campo mental, alguns cachorros lidam melhor com períodos maiores sozinhos em casa, outros necessitam mais da companhia do dono. Por isso, entenda primeiro sua rotina antes de escolher o tipo de cachorro, afinal, você terá que cumprir com as obrigações com seu novo amigo.

Você pode conferir em nosso canal do Youtube, uma seleção de raças que você não imagina que seria possível ter no apartamento!

2 – Não ignore a tecnologia

Existe um mercado enorme de dispositivos e possibilidades que ajudam a manter seu cão mais confortável enquanto estão em casa sozinhos.

É fácil encontrar câmeras e aplicativos que permitem que você monitore o cachorro através de imagens e até fale com ele através do microfone do aplicativo no celular. Em alguns casos isso pode realmente acalmar alguns cães mais agitados quando ficar sozinhos.

Ainda no assunto “monitoramento”, alguns dispositivos já conseguem até contar a quantidade de passos que o cão dá enquanto está sozinho, o que facilita depois para você saber se ele ficou muito agitado, se precisa de mais carinho ou até de uma passeio na rua um pouco mais longo.

3 – Crie uma rotina

Assim como os seres-humanos, os cachorros também se sentem mais confortáveis com uma rotina. Portanto, estabeleça esses horários e, aos poucos, o cachorro começará a contar com eles e ter menos problemas de ansiedade.

Um horário para as refeições e para os passeios são perfeitos para o cão entender que deve esperar por aqueles momentos para suprir sua fome e fazer suas necessidades. Do mesmo jeito que você deixar ele sozinho em casa sempre no mesmo período ajuda o cachorro a saber que aquele momento sozinho irá acabar em uma hora específica.

Acostume seu cachorro a tudo, e você terá um cachorro mais à vontade com a vida dentro do apartamento.

4 – Construa um espaço divertido

É inevitável que seu cachorro vá ficar sozinho em casa por algum período, portanto, crie um enriquecimento ambiental para ele, maneiras de se divertir enquanto estiver sozinho. Seja um espaço onde ele encontrará todos seus brinquedos.

Você pode esconder alguns de seus brinquedos pela casa e deixar que ele use o tempo sozinho para procurar por eles ao invés de ficar apenas te esperando voltar. Enfim, quanto mais tempo seu cachorro tiver como brincar, mais ele se sentirá feliz.

5 – Exercite ele

Não importa o tipo de cachorro, todos eles precisam gastar a energia. Portanto, encontre um jeito de, não só levar seu cachorro para passear, como também organizar um tempo livre onde ele possa se exercitar de verdade.

Seja em um parque, praia ou até algum espaço específico, o importante é que ele tenha em sua programação semanal, por exemplo, aquele momento onde ele poderá ir além das paredes do apartamento.

Quando é impossível fugir dessa vida que a maioria tem nas cidades grandes, parece ser impossível encontrar uma maneira de criar um cachorro, mas com muito esforço e dedicação é mais do que possível.
Pode acreditar, o resultado final vale muito a pena.

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.