Por que o gato está com diarreia e como tratar?

É lógico que quando você encontra diarreia na caixa de areia do seu gato é sempre uma razão para ficar preocupado, mas talvez não seja para tanto. O problema é conseguir identificar quando isso é um problema e quando não é, já que no primeiro caso é importante que você vá procurar um veterinário.

No caso de situações mais brandas, é possível tratar o gato logo e encontrar uma resposta bem positiva ao tratamento.

Descubra como é possível identificar quando a diarreia de seu gato pode ser um perigo ou apenas um problema diário e saiba o que fazer nesse caso.

O que deixa o gato com diarreia?

Primeiro de tudo, é fácil identificar os casos em que a diarreia pode ser o sinal de um problema maior e isso deve ser levado em conta.

Em casos de uma diarreia muito severa, frequente ou líquida demais, isso pode ser o sinal de alguma desordem mais complexa. Do mesmo jeito, quando você identificar qualquer traço de sangue nas fezes ou até uma quantidade maior do que o comum de fezes, também é hora pensar em levar o gato até um veterinário.

Um outro caso comum e que pode apontar uma preocupação maior é em relação à idade do gato. Se seu gato é muito novinho ou muito velho, a diarreia pode desidratar muito rapidamente o animal, fazendo com que o problema se desenvolva em outros tipos de vulnerabilidade.

Do mesmo jeito, é imprescindível que você não permita que o gato fique enfraquecido por causa dessa diarreia. Se ela persistir mais de umas poucas vezes e ele começar a demonstrar um cansaço continuo, isso pode ser um problema, assim como se seu gato vier a vomitar junto.

Entretanto, o mais comum mesmo é a diarreia se resolver em horas ou no máximo dias, mesmo que o dono não faça nada, já que o próprio organismo do gato acaba resolvendo o problema por ele mesmo.

Situações simples podem provocar a diarreia nos gatos, portanto o dono pode nem estar fazendo algo de errado. Por outro lado, é possível tomar algumas precauções.

Uma situação comum que provoca diarreia em gatos pode ser ligada a troca de ração. Quando essa transição é feita de modo muito abrupto é possível que isso resulte em problemas intestinais, mas você pode fugir disso construído uma mudança de ração mais gradual, misturando um pouco da nova comida naquela que o gato está acostumado e permitindo que ele se adapte à nova dieta aos poucos.

Como tratar o gato com diarreia?

O primeiro jeito de você tratar uma diarreia é, justamente, prestar atenção para algum sinal de mudança na dieta. Se houve algum acréscimo de alimento ou mudanças de ração, um primeiro passo para tentar parar essa diarreia é voltar à comida antiga.

Talvez algum ingrediente da nova comida possa ter irritado o intestino de seu gato por ele não estar acostumado com aquilo. Pode até acontecer de algum componente da nova comida provocar algum tipo de alergia. Portanto, em caso de uma nova comida poder ser a causa da diarreia, volte para a antiga.

Mas mais importante do que isso, diante de qualquer sinal de diarreia é importante garantir que o gato se mantenha hidratado. Tenha certeza que ele está tomando muita água e que seu pote esteja sempre cheio. A diarreia pode enfraquecer bastante o gato, e quanto mais enfraquecido, mais facilmente a diarreia pode continuar, portanto, ele permanecer forte e hidratado pode, por si só, já ajuda a combater a diarreia.

Diante disso tudo, o melhor mesmo a se fazer é monitorar bem a situação. Tenha certeza que a diarreia não aumentou e que o gato continue com um comportamento igual, isso, quase sempre, garantirá que ele irá melhor logo. Do contrário, procurar um veterinário é importante e deve ser feito diante de qualquer situação que saia fora daquilo que o dono achar que é o normal.

Seu gato pode estar tendo só um mal de horas ou dias, e tudo bem, mas também pode ter algo mais complexo, portanto, basta ficar atento que tudo ficará bem.

Quer mais dicas de como cuidar do seu pet? Siga no nosso canal no Youtube!

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.