Cuidados com gatos filhotes

A chegada de um gatinho filhote em casa é sempre uma felicidade. Os pequenos animais só trazem alegria, distribuem amor e carinho para todo lado e fazem as vidas dos donos ainda mais divertidas. Mas adotar um gatinho ainda bem pequeno vem com muito mais responsabilidades do que só escolher o nome. Você sabe os principais cuidados com gatos filhotes?

O primeiro passo é aquele mais comum, leve o gatinho para o veterinário e o profissional irá analisar a saúde do seu pequeno novo companheiro. Do mesmo jeito que ele irá organizar os pedidos de vacinas e deixará o animal pronto para os próximos estágios de sua vida.

Mas não se engane, os gatinhos crescem rápido, mas vivem cada dia com uma intensidade contagiante e se mostram pequenas máquinas de aprender. Portanto, quanto mais cuidado, melhor e mais saudável é esse estágio tão importante do crescimento de seu gato.

Confira então alguns dicas e preocupações que você deve ter com seu gatinho filhote.

Os cuidados básicos com gato filhote

Alimentação

O primeiro e mais importante cuidado com seu novo gato é com sua nutrição. Filhotes devem ter uma dieta baseada na ração própria para filhotes. É importante que tudo seja balanceado e suficiente para o crescimento do filhote. Procure listas de comidas proibidas para gatos e tome cuidado.

Mas não esqueça, por mais que o clichê do pires de leite seja tentador, a maioria dos felinos tem intolerância à lactose, portanto é bom não testar. Já água, não esqueça de deixar sempre um pote pronto com água para ele nunca ficar sem ela, já que a hidratação dos gatos nessa fase é extremamente importante.

Socialização

Outro ponto importante para seu gato filhote é a socialização. Quando ainda estão nessa fase, o que sobra neles em energia, deve ser compensado com o máximo de socialização que o dono conseguir. Com as vacinas em dia e a liberação do veterinário para encontrar outros animais, é hora de deixar o gato perto de mais gente e de outros gatos, isso fará com que ele se acostume com mais pessoas e outros animais ao redor dele, o que diminui o estresse dos gatos adultos quando precisam lidar com companhia.

Entretanto, mesmo quando a sociabilização não é possível, é importante que o dono encontre uma hora de brincar. Separe um tempo onde o gatinho tenha toda atenção do dono e possam, cada vez mais, se unirem. Descubra as brincadeiras que o gato prefere, assim como os brinquedos mais queridos, e aposte neles para ótimos e divertidos momentos com seu gato.

Pensando o conforto de seu gato

Ainda que seja impossível largar seu gatinho nos primeiros dias, é preciso determinar os lugares específicos de seu gato. Primeiro de tudo, mesmo com o gato adorando dormir com o dono, é importante que ele já saiba o lugar próprio onde ele irá dormir. A caminha deve ser confortável e de fácil acesso para o gato, já que, mais cedo ou mais tarde, ele vai querer a privacidade desse lugar só dele.

Mas dê preferência para caminhas que possam ser facilmente trocadas e que não deem trabalho na hora de limpar e secar. É importante manter a higiene do lugar e isso é um ponto importante quando a ideia é gerar conforto para o gato.

Outro ponto importante para acostumar seu gato logo quando ele ainda é filhote é sua caixa de areia. Quanto antes o gatinho se acostumar com o espaço, mais facilmente ele irá usá-lo com segurança. É importante ainda que a caixa de areia esteja em um lugar simples, porém com uma certa privacidade, já que os gatos são animais que mantém suas particularidades bem privadas.

A felicidade de um gato filhote chegando na família é grande, mas é preciso tomar uma série de cuidados para que esse crescimento seja saudável e ele se torne um gato adulto ainda mais alegre e companheiro.

Quer saber mais cuidados com gatos filhotes? Confira nosso canal no Youtube!

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.