Gatos em apartamento: 5 cuidados para manter os felinos seguros e saudáveis

A ideia de ter um gatinho faz com que muitas pessoas fiquem animadas. No entanto, a fama desses animais — que são conhecidos por terem uma personalidade bastante peculiar — pode amedrontar alguns possíveis tutores e fazer com que eles pensem se ter gatos em apartamento é uma boa atitude.

A resposta para esse questionamento é: sim! Gatos são extremamente adaptáveis e é completamente possível deixá-los muito felizes em apartamentos ou ambientes de tamanho reduzido. No entanto, é claro, alguns cuidados são imprescindíveis para garantir a segurança e a qualidade de vida dos bichanos nesse contexto.

Gostaria de saber quais são esses cuidados? Então, continue a leitura e confira 5 dicas essenciais para que seu futuro gatinho (ou, quem sabe, gatinhos!) se sinta superfeliz em seu novo lar, seja ele um adulto, um filhote, seja um idoso. Vamos lá!

1. Coloque telas de segurança

O primeiro grande conselho que podemos oferecer quando o assunto é gatos vivendo em apartamentos é: tele suas janelas, incluindo as basculantes. Esse passo é fundamental para garantir a integridade física de seu gatinho. Felinos são extremamente curiosos e podem cair de locais que seus tutores sequer imaginam.

2. Deixe cada coisa em seu lugar

Gatos também adoram uma boa e velha rotina. Por isso, reserve um local tranquilo (sem sons excessivos ou passantes) para deixar a caixinha de areia. Depois, selecione um ponto para colocar o comedouro. A água deve estar espalhada por todo o perímetro em potinhos que a mantenham limpa e fresca. Esses cuidados são essenciais para evitar estresse!

3. Estimule brincadeiras

O gato é um caçador nato. Por isso, é sempre interessante brincar com seu bichano, ao menos por meia hora todos os dias. Além de estimulá-lo mentalmente, isso fará com que o condicionamento físico do animal seja preservado, já que exercícios são essenciais e gatos têm uma tendência a serem mais preguiçosos. O catnip também pode ser um bom aliado nesse momento!

4. Enriqueça o ambiente

O enriquecimento ambiental é fundamental não apenas para a felicidade de seu gato, mas também para a saúde dele. Investir em arranhadores, prateleiras e tocas (que podem ser, inclusive, as famosas caixas de papelão) é garantia de diversão, segurança emocional e autonomia para o seu amigo.

5. Crie espaços seguros para ele relaxar

Por fim, seu gatinho também precisa relaxar! E, como sabemos, os bichanos adoram uma boa soneca. Por isso, reserve um espaço com sol (que esteja adequadamente seguro) e deixe travesseiros, colchas ou toquinhas espalhadas pelo ambiente. Isso permitirá a ele escolher o local em que se sinta mais confortável.

Agora que você já conhece os principais cuidados para manter gatos em apartamentos, não pense duas vezes: traga um ou mais bichanos para o seu lar e veja, de perto, como esses animais são amorosos e adoráveis. E, claro, não se esqueça de pontos importantes para o bem-estar dos felinos, como uma alimentação de qualidade e idas frequentes ao veterinário!

Já que falamos sobre a alimentação dos gatos, que tal conferirmos algumas dicas sobre esse assunto? Veja nosso post sobre o tema e informe-se bem antes de levar seu novo amigo para casa!

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.