Como cortar a unha do gato em casa? Veja nossas 4 dicas!

Barulhinhos ao andar pela casa, móveis arranhados e marcas pelo corpo de quem tenta pegar o bichano no colo: está na hora de cortar a unha do seu gatinho! E como fazer isso se os gatos são animais que gostam de rotina, costumam ser mais ariscos e independentes?

Se essa hora o deixa suando frio, não se preocupe! Este post foi feito pensando em você! Nele, vamos explicar como cortar unha de gato, por que é importante e compartilhar um passo a passo. Confira.

Por que cortar a unha de gato?

Além de ser uma questão de higiene, com as unhas cortadas ele não consegue arranhar os móveis do seu lar e se sentirá mais confortável ao caminhar. Além disso, se estão com medo, eles podem usar a unha para se defender, e isso pode provocar sérios arranhões nos moradores da sua casa.

Como cortar unha de gato em casa?

Algumas boas táticas podem ser adotadas na hora de cortar a unha do seu gato em casa. Saiba quais são elas.


1. Torne um hábito o momento de cortar a unha do felino

Se você ainda não tem o pet e pretende adotá-lo filhote, o ideal é tornar isso um hábito o quanto antes. Como ele é pequeno, não exercerá muita resistência no começo e o processo será mais simples. Além disso, entenderá que a prática de cortar a unha não oferece nenhum risco a ele.

No entanto, caso o animal chegue à sua casa depois de adulto, procure simular o ato de cortar as unhas algumas vezes, antes de fazer isso de fato. Essa é uma tática para que ele entenda esse processo como algo inofensivo e indolor. Dê a ele, também, algum tipo de recompensa ao final de cada treino, para que estimule ainda mais a sua confiança.

2. Mantenha o pet calmo e seguro

A hora de cortar a unha do seu felino pode se transformar em um estresse enorme, tanto para o bichano quanto para você. Devido a isso, antes de mais nada, é importante procurar acalmar o seu animal de estimação e passar a ele a sensação de segurança e tranquilidade. 

Quando você perceber que ele está permitindo tocar as patas com menos resistência, pode dar início ao passo a passo.

3. Tenha os instrumentos adequados

Contar com a tesoura certa e adequada para o corte de unha de gatos é fundamental para que o procedimento aconteça da melhor forma possível. Você encontra no mercado variados modelos específicos para o animal de estimação. 

Permita que o animal interaja com ela, observando, cheirando e tocando com as patas. Há também lixas que ajudam a finalizar o processo e auxiliam a aparar as unhas.

4. Saiba escolher o momento certo

Você conhece o seu felino melhor do que ninguém e sabe os dias e momentos em que ele está mais agitado e arisco. É recomendado que você observe como ele está no dia, se está predisposto a sofrer o estresse de cortar a unha, tornando o procedimento menos invasivo.

Realizar o processo com certa frequência e com curto espaço de tempo também contribui para que ele se habitue. Além disso, evita que a unha fique muito grande.

Qual o passo a passo para cortar a unha do felino?

• Pegue o animal no colo e mantenha-o tranquilo e seguro;
• Envolva-o em uma toalha ou pano, de modo que ele fique mais firme e não consiga se mover tanto;
• Conte com a ajuda de outra pessoa para manter o animal imóvel e tranquilo. A pessoa pode tentar distraí-lo com petiscos ou algum brinquedinho;
• Corte apenas as pontas, pois as unhas dos felinos são bastante vascularizadas, e um errinho pode provocar dor e sangramento;
• Finalize o procedimento com a lixa de unha para felinos.

Se você se sente inseguro para fazer isso sozinho pela primeira vez, converse com o veterinário do seu bichano e tire as principais dúvidas.

Agora você já sabe como cortar unha de gato e entende a importância de mantê-las curtas. Aproveite e compartilhe este post em suas redes sociais. Assim, seus amigos também terão acesso a essas dicas! 

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.