Comidas para gatos: como escolher a melhor ração para seu pet?

Um dos principais fatores que devem ser levados em consideração nos cuidados com animais de estimação é a dieta. Uma alimentação saudável é essencial para prevenir doenças e, claro, aumentar a expectativa de vida do pet. Por isso, é muito importante ter atenção na hora de escolher as melhores rações, por serem consideradas as comidas para gatos mais adequadas.

A ração ideal para os felinos deve levar alguns fatores em consideração, como ser rica em nutrientes e antioxidantes, conter taurina (fundamental para os carnívoros estritos) e estar balanceada nos níveis de fósforo, sódio e outros minerais. Mas, afinal: como escolher em meio a tantas opções?

Neste post, mostraremos algumas dicas importantes para que você possa escolher a melhor opção de ração para o seu gatinho! Ter informações é algo essencial nesse processo. Então, fique de olho e anote as recomendações a seguir!

Considere as características do felino

O primeiro passo para escolher uma boa alimentação para um gato é considerar suas características. Por isso, leve em consideração pontos como o peso do animal, faixa etária, raça e, claro, a presença ou não de possíveis doenças ou a realização prévia de uma castração. Há rações para todos os bichinhos!

Estude sobre as necessidades desse animal

Depois, é importante entender um pouco sobre o funcionamento do organismo de um felino e suas necessidades. Por exemplo: gatos precisam de alimentos úmidos e ricos em proteína, pois são carnívoros. Por isso, estudar um pouco sobre esses animais e suas características fisiológicas pode ajudar bastante na hora da escolha de uma ração adequada.

Conheça os tipos de ração

O tipo de ração escolhida também será muito importante para seu pet. Há, basicamente, dois tipos: a seca e a úmida (em forma de sachês e patês). Mesclá-los é sempre o melhor caminho, já que privar os gatos de uma dieta rica em água pode ser prejudicial para a função dos rins e para a saúde do trato urinário (bexiga, ureter e outros).

Considere a qualidade do alimento

Em seguida, é preciso que o tutor também conheça as diferenças entre os tipos de ração. Temos, por exemplo, as standards, tipo de menor custo e com ingredientes mais baratos na composição, e a premium, de qualidade superior e com muito mais vantagens para os bichinhos. Há, ainda, os tipos superpremium e as rações medicamentosas.

Previna problemas do trato urinário

Quando falamos sobre gatos (sejam eles machos ou fêmeas), o cuidado com o trato urinário se torna indispensável. Felinos não têm o hábito de ingerir água e são suscetíveis à formação de cálculos e outros problemas em órgãos como a bexiga e os rins. Por isso, é importante investir em alimentação rica em água e com o pH balanceado.

Sempre conte com a ajuda de um veterinário

Por fim, lembre-se: o médico veterinário é o seu melhor amigo na busca pela saúde de seu pet! Esse profissional é qualificado para ajudar a escolher a melhor ração para o seu amigo e, claro, para opinar sobre as opções levantadas por você, tutor. Firme uma parceria com ele e veja os benefícios para seu grande amigo!

Escolher as melhores comidas para gatos não é uma tarefa difícil, não é mesmo? Para isso, no entanto, precisamos nos informar bastante sobre a fisiologia felina e, claro, contar com a opinião de profissionais no assunto. Ter confiança na marca escolhida também é outro fator extremamente importante.

Conheça a Baw Waw Natural Pro, uma ração Premium Especial feita com ingredientes naturais de verdade, sem corantes e aromatizantes artificiais. Se o seu bichano não comer, devolvemos 100% do valor gasto 😉