Gato chorando: o que está acontecendo?

Por mais que os animais não tenham reações iguais a de seus donos diante de certas situações, ainda assim é bom prestar atenção nos sinais que aquele comportamento pode estar indicando nos bichos. Um gato chorando pode ser um monte de coisas, portanto é melhor tentar entender o que está acontecendo.

Mas a ideia de chorar aqui é diferente, já que os animais não vertem lágrimas diante desse choro, o que já é um sinal importante, pois se seu gato está com os olhos produzindo lágrimas, talvez seja um problema dos olhos e é melhor leva-lo até um veterinário. Mas isso não quer dizer que seu gato não possa vocalizar esse choro através de um tipo específico de miado.

Quem é dono de gato sabe muito bem, ainda que tudo seja considerado um miado, a variação de sons que ele produz pode “dizer” muita coisa. O choro está entre esses barulhos, então é importante, antes de qualquer coisa, conseguir identificar a diferença entre os miados e, logo de cara, tentar entender a situação do “choro”. É provado que os animais de estimação conseguem tentar influenciar seus donos através de ruídos e reações, então, antes de ficar preocupado, é bom tentar entender o que está acontecendo.

O que está acontecendo com o gato chorando?

Do mesmo jeito que dois gatos podem ronronar completamente diferente e podem vocalizar a preparação para um ataque a uma ave na janela de jeitos distintos, esse barulho que parece uma miada imitando um choro pode ser único de seu gato. Portanto, identifique isso.

Mas é importante, antes de qualquer conclusão, entender que se você não consegue entender um padrão nesse choro ou uma situação, período ou demanda que se repete, é apenas um choro que se prolonga pelo dia, o ideal é levar o gato até um veterinário para exames mais complexos.

Uma causa comum dos gatos mais velhos começarem a chorar pode ser um desgaste da visão, principalmente durante a noite. Muitas vezes o gato pode se levantar de madrugada e tentar andar pela casa, mas ter dificuldade de enxergar, o que lhe provoca um momento de tensão. É interessante então, diante dos gatos com idades mais avançada, que sua cama e lugar de dormir fique mais perto do dono, pois ele pode acordar a noite e procura-lo, e quanto mais perto, mais difícil dele se perder, mesmo com a visão prejudicada.

Por outro lado, gatos mais jovens podem chorar por carência ou apenas para chamar a atenção. Grandes momentos sozinho em casa ou até algum estresse durante o dia podem fazer com que o gato procura seu dono, e chorar nesse momento, com certeza irá chamar a atenção do dono.

Mas as razões ainda podem ser um monte de outras.

Outras razões para o gato chorar

Não existe dúvidas, se seu gato está chorando, ele quer te passar uma mensagem. É lógico que pode até ser uma tristeza ou frustração por não conseguir alcançar o brinquedo preferido atrás do sofá, ou até alguma dor, mas nunca esse miado específico é para ele, mas sim para o dono entender algo.

O gato pode apenas estar querendo comida, o que pode ser um jeito do dono identificar essa fome, mas tome cuidado com esse comportamento. O gato pode se acostumar com isso e começar a manipular o dono, já que o apetite dos animais é grande e eles podem tentar então comer muito mais do que o devido. Portanto, se o dono identificar um choro ligado a fome, adiante uma refeição, mas não repita ela depois. É importante que seu gato coma ração na medida certa.

Mas talvez a razão mais comum do choro dos gatos seja realmente um incômodo, mas nesse caso, não um físico ou dor, mais sim o estresse. Por mais que seja difícil identificar o estresse no gato, é possível identificar o incômodo diante de grandes mudanças, perdas ou uma série de outras transformações que seu gato pode estar sofrendo.

Muitas coisas podem estar provocando esse choro de seu gato, portanto, se o dono começar a desconfiar da repetição desse choro, um jeito eficiente de tentar desvendar esse mistério é começar a anotar os momentos onde seu gato parece estar chorando. Talvez dessas anotações surjam um padrão e isso pode ajudar até o veterinário a identificar algum problema maior.

Conhecer seu gato ajuda bastante nessa hora, portanto, siga um pouco seus instintos e preste atenção nos sinais, talvez eles já te forneçam as respostas. Quer aprender mais dicas de como cuidar do seu pet? Assista os vídeos do nosso canal no YouTube!

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.