Gato babando – Por que isso acontece?

Ninguém se importa muito com um cachorro babando, é fácil se acostumar até com a sujeira deles porque todo mundo sabe que as razões disso são fáceis de acontecer. Entretanto, quando o assunto são os gatos babando, tudo é bem diferente.

A baba dos cachorros é associada a vontade de comer, nervosismo e até um estado normal de certas raças, mas os gatos não babam. Na verdade, até o fazem, mas quando isso acontece é melhor ficar preocupado, já que pode muito bem ser algum problema com o gato.

Outro ponto importante é perceber que a baba dos gatos não é igual à dos cachorros. Enquanto a dos cães escorre pelo focinho em fios, a dos gatos é apenas um excesso úmido que fica presa aos lábios, portanto, é preciso prestar atenção nela bem antes de esperar ela se tornar um fio, como a dos cachorros.

Por isso tudo, quando perceber que seu gato está babando, o melhor mesmo é tentar entender a razão disso se precaver se é preciso ou não levar o animal para um veterinário.

Gato babando: razões e cuidados

Uma das razões mais comuns para o gato babar é mesmo algum problema na boca. Dores comuns podem fazer com que o gato crie mais saliva, principalmente coisas como machucados no dente ou na gengiva. Pode ser também que o gato tenha algum machucado na garganta, o que pode dificultar ele engolir os alimentos e isso provocar um excesso de saliva também.

O problema maior é que esses pequenos machucados que iria sarar rapidamente pode ser algo mais perigoso como até tumores, cânceres ou doenças na língua. Em todos os casos, o gato babando pode indicar os problemas e ser até um sintoma, e quanto antes identificado, mais fácil e mais completo pode ser qualquer tipo de tratamento.

Entretanto, seu gato pode estar tendo um problema muito menos preocupante e pode apenas ter comido algo muito ruim ou que ele encarou como perigoso. No segundo caso isso pode fazer com que isso se torne um vômito, mas quando ele não gostou da comida, o gosto ruim pode ficar por algum tempo em sua boca e isso pode fazer o gato babar.

Outras razões para o gato babar

Por outro lado, o gato pode estar babando simplesmente por ansiedade. O gato pode ficar preocupado com alguma situação e isso gerar uma baba. Seja enquanto está sendo transportando em um caixa para algum lugar, chegadas em veterinários ou até quando ele percebe que está sendo tirado de casa.

Nesse caso, do nervosismo ou ansiedade em geral, assim que a situação tensa acaba e você percebe que ele está babando, vai também começar a identificar que a geração de saliva vai diminuindo enquanto o gato vai se acalmando. O estresse e o medo podem causar a mesma coisa.

Há ainda alguns especialistas que apontam que certos gatos podem babar pela razão oposta: quando estão felizes. Nesses casos, o melhor é não tentar mudar o comportamento do gato, aceitar que ele baba quando está feliz e apenas limpar a saliva para não sujar o próprio bicho.

De qualquer jeito, seu gato babar quase nunca é um comportamento comum para esse tipo de animal, então o melhor a fazer é entender a razão da baba e analisar se é realmente preciso procurar um veterinário. Quase sempre, se for preciso contar com ajuda profissional, quanto antes isso acontecer, mais fácil de garantir a saúde do animal.

Não se preocupe ainda se você não encontrar uma causa óbvia ou aparente, com certeza o veterinário irá te ajudar a chegar em uma conclusão que poderá indicar um tratamento ou apenas garantir a saúde do bicho.

Por isso, mesmo não babando igual a cachorros, os gatos podem babar, mas é sempre bom ficar de olho para saber se isso pode ser um problema ou não.

Quer mais dicas de como cuidar do seu pet? Siga no nosso canal no Youtube!

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.