Pulgas e carrapatos: como evitá-los e proteger a saúde do seu pet

Pulgas e carrapatos são dois parasitas externos minúsculos, mas que podem gerar grandes problemas para a saúde do seu pet e das pessoas que convivem com esses animais. Além da coceira insuportável, eles podem causar doenças em cachorros e gatos, como infecções, feridas, alergias e condições mais graves se o problema não for resolvido. 

Apesar de as pulgas e os carrapatos serem os mais comuns e simples de serem eliminados, é preciso atenção. Cuidar da limpeza do ambiente em que o cachorro ou o gato vivem é tão importante quanto prezar pela saúde do gato e cachorro. 

Coça aqui e coça ali. Para que você saiba como lidar com esses parasitas caso tenha esses problemas, acompanhe este guia e entenda como acabar e evitar que o seu melhor amigo sofra com esses dois inconvenientes ectoparasitas. Vamos lá? 

De onde vem as pulgas e carrapatos? 

As pulgas e os carrapatos são ectoparasitas, ou seja, parasitas que se hospedam na parte externa (na pele) do seu pet. Ao contrário do que a maioria dos tutores acredita, esses dois inconvenientes bichinhos não vivem somente no seu cão ou no seu felino. 

Tanto as pulgas quanto os carrapatos podem viver e procriar no chão. O lugar preferido deles é onde há sujeira, pois as larvas se alimentam de pó que fica na superfície. Alguns exemplos são:

• ambientes com baixa umidade;
• frestas no chão;
• madeiras velhas e entulhadas;
• caminhas de pet sem higienização;
• carpetes e sofás empoeirados;
• locais com palhas e folhas secas.

Quando encontram com um animal peludo, esses parasitas pulam neles e voltam a colocar ovos. Depois, esses ovos caem ao chão e todo o ciclo começa novamente. Geralmente, os carrapatos preferem ficar nas regiões do pescoço e da cabeça, enquanto as pulgas preferem locais mais quentes, como a virilha e a barriga. 

E razão das condições climáticas e ambientais, esses parasitas costumam aumentar a sua reprodução em períodos que se estendem da primavera ao outono, pois são os meses em que a incidência de luz aumenta, assim como a temperatura. 

Diferenças entre pulgas e carrapatos

Os carrapatos são aracnídeos — sim, da mesma família das aranhas — enquanto as pulgas são insetos. O carrapato mais comum e que vive nos cães é o Rhipicephalus. Eles são aracnídeos do tipo artrópodes e tanto os carrapatos quanto as pulgas se alimentam do sangue do seu hospedeiro. 

Os carrapatos fêmeas são capazes de depositar mais de 3 mil ovos. O ponto a favor é que eles são grandes e lentos, ou seja, são de fácil detecção. No entanto, eles aderem de maneira firme à pele do seu pet por meio de garras, pois isso arrancá-lo sem cuidado pode machucar o seu peludo. 

Já as pulgas são mais ágeis e bem pequenas. Elas podem saltar longas distâncias — cerca de 200 vezes o seu tamanho. Ao se alimentarem, para evitar que o sangue do animal coagule, as pulgas espalham a sua saliva e isso pode piorar a irritação e alergias no seu pet. 

Além disso, ao contrário dos carrapatos, as pulgas colocam, em média, dois mil ovos durante a sua existência e podem sobreviver até 100 dias sem se alimentarem. Uma das coisas em comum e perigosas entre pulgas, e carrapatos é que ambos são transmissores de doenças tanto para o seu peludo quanto para os seres humanos. 

Quais as doenças mais comuns causadas por esses parasitas? 

Além da coceira insuportável no seu pet, as pulgas e carrapatos são transmissores de doenças graves. Confira quais são as principais zoonoses causadas por esses parasitas. 

Pulgas 

As doenças mais comuns causadas pelas pulgas são as dermatites caninas e alérgicas, as verminoses, estresse no animal decorrente da coceira excessiva e o tifo endêmico. Essa transmissão acontece quando a pulga está contaminada e pica o seu pet para se alimentar.

A dermatite alérgica, ou DAPP, é a mais comum, porém também é facilmente tratada. As picadas das pulgas causam essas irritações justamente por causa do anticoagulante presente em suas salivas. Ao entrar em contato coma pele do animal, pode causar inchaço e irritação.

A peste, doença que matou 30% da população europeia durante a idade média, também é causada pelas pulgas contaminadas. Os sintomas são: febre, inchaço nos gânglios e a morte do animal. 

Outro tipo de problema que pode ser causado ao seu animal é um verme intestinal Dipyldium caninum, os sintomas comuns são perda de peso, diarreia e quando o cão ou gato começa a esfregar o ânus no chão na tentativa de eliminar os pedaços de vermes que podem tentar sair. Nos humanos, as pulgas podem causar desde coceiras, erupções cutâneas e urticaria até peste bubônica e o tifo murinho. 

Carrapatos

Existem diferentes espécies de carrapatos e cada uma delas pode transmitir doenças diferentes. O carrapato-estrela, por exemplo, causador da febre maculosa é mais comum em cavalos. 

As espécies mais comuns em cachorros e nos felinos podem transmitir babesiose e erliquiose. A babesiose é transmitida pelo chamado carrapato-marrom quando ele está infectado. Os principais sintomas são:

• urina de cor escura;
• febre;
• anorexia;
• o animal começa a se isolar;
• mucosas amareladas ou com aparência de pálidas.

Já a erliquiose, também transmitida pelo carrapato-marrom, causa febre, perda de peso, falta de apetite e muita fraqueza muscular. Se a imunidade do cachorro ou do gato estiver enfraquecida, mais sensível aos sintomas o seu amigo de quatro patas será. Nos humanos, os carrapatos são os responsáveis por transmitir:

• febre maculosa;
• doença de Lyme;
• doença de Powassan.

Como o seu cão ou gato reage às pulgas e carrapatos? 

Coceiras esporádicas no se pet são comuns, porém a coceira frequente é um dos primeiros sinais de reação às pulgas e carrapatos. Além de se coçarem, eles começam a dar pequenas mordidas na pele, na tentativa de aliviar essa sensação e de tentar tirar o parasita.  

Além dessas coceiras, outra reação comum, mas que depende da observação do tutor, são as feridas e alergias na pele do seu animal. Por isso, é sempre muito importante observar o comportamento do seu pet e sempre buscar por esses parasitas, não espere ele começar a se coçar ou sofrer com uma infestação. 

Os carrapatos são mais facilmente encontrados, pois são grandes e podem ser sentidos quando você passa a mão no seu animal. Já as pulgas demandam mais atenção, principalmente se o seu cachorro ou gato tiver a pelagem mais escura. Os cuidados com gatos filhotes e cachorros pequenos devem ser ainda mais intensos, pois eles são muito novos e sensíveis, e infestações podem ser fatais. 

Afinal, como evitar pulgas e carrapatos? 

Como pode perceber, as pulgas e carrapatos podem causar grandes problemas e doenças graves. Porém, esses dois parasitas podem ser eliminados e evitados com medidas de limpeza, medicação e cuidados com o pet e os ambientes onde ele vive e frequenta. 

Se o seu pet estiver com pulgas ou carrapatos é necessário tratá-lo primeiro. Apesar de ser comum que os tutores tirem esses parasitas com as mãos, os profissionais não recomendam. Principalmente os carrapatos, fixam muito forte à pele do animal e tirar com os dedos poderá causar lesões, desconforto e muito estresse. 

Além disso, as pulgas são muito pequenas e ágeis, se você tirá-la do animal, mas não conseguir matá-las, ela pode botar ovos e se proliferar no chão. A primeira atitude deve ser dar um bom banho no seu animal, com um xampu antipulgas e carrapaticidas. Depois, peça ajuda a um veterinário para identificar sprays ou medicamento orais. 

Os medicamentos são os mais eficientes, pois agem de dentro para fora. Além disso, evitam que o seu pet seja acometido por esses parasitas por meses e ainda podem prevenir infestações de outros insetos. Feito isso, agora, é o momento da prevenção.

A seguir, separamos algumas dicas de como evitar esses dois pequenos grandes problemas. Acompanhe! 

Mantenha a limpeza do seu pet e do ambiente

As caminhas, casinhas, cobertores e lençóis que o seu animal utiliza devem ser lavados e higienizados todas as semanas. Colocar as casinhas e camas ao sol também é recomendado, assim como deixar de molho em solução com água sanitária ou sabão. Também é importante que você mantenha uma rotina de escovação e banhos semanais, no caso dos cachorros. 

Já os gatos não precisam de banhos (salvos casos especiais), mas você deve escová-los diariamente. Outra dica para os felinos é utilizar sprays de banho a seco, para eliminar poeira e ácaros que podem ficar nos pelos. Além disso, se o seu cão tem acesso a jardins ou outros animais, é recomendado tosar o cachorro, para facilitar a identificação dos parasitas. 

Use coleiras antipulgas

Nem todos os cães e gatos gostam de usar coleiras, normalmente os gatos são ainda mais resistentes a elas. No entanto, caso o seu animal aceite sem estresse, as coleiras antipulgas podem evitar que o seu pet seja infestado por até 6 meses. 

Essas coleiras, normalmente, são de silicone e produzidas com substâncias que afastam e matam esses parasitas. Esses produtos são espalhados no pelo do pet e penetram a pele com a ajuda da própria oleosidade do animal. 

Mantenha as vacinas em dia 

A saúde do seu amigo de quatro patas deve estar em dia, seja para evitar pulgas e carrapato, seja para evitar outros problemas. As vacinas em cachorro e gato ainda não previnem as doenças causadas por carrapatos e pulgas, mas elas fortalecem o sistema imunológico do seu animal.

Cuide da limpeza da sua casa 

Conforme explicamos, as pulgas e os carrapatos gostam de locais quentes, secos, sujos e empoeirados. Por isso, além de cuidar dos objetivos e local de vivência do seu pet, é preciso que mantenha a organização e limpeza de toda a casa. 

Se possível, aspire a sua casa ao menos uma vez por semana, passe pane com desinfetantes e cuide da limpeza e sofás, carpetes, móveis de madeira e jardins. Essa é uma excelente maneira de acabar com possíveis ovos e casulos das pulgas e dos carrapatos. 

No mercado pet, também já é possível encontrar sprays que você borrifa nos locais onde o se gato ou cachorro fica, como caminhas, sofás e tapetes. Esses produtos têm fórmulas naturais que eliminam e previnem infestações de pulgas e carrapatos e ainda eliminam odores de fezes e de urina. 

Escolha bem o local onde passeia com o seu cachorro

Os gatos não devem ter acesso à rua, mas os cães precisam passear. Sendo assim, tome cuidado em relação aos locais que você leva o seu peludo para andar. Evite praças mal cuidadas e com o mato muito alto, ou locais que tenham outros animais que você não sabe se estão com a saúde em dia. 

Também é recomendado que sempre dê um banho ou higienize o seu pet com banho a seco quando ele voltar dos passeios. Em relação aos gatos em apartamento, os cuidados com a higienização e limpeza de camas e cobertores é a mesma. 

Dicas bônus: cuide da saúde de seu cão e gato 

Independentemente de pulgas e carrapatos, é preciso que o seu pet seja bem cuidado. Os gatos, por exemplo, por terem fama de independentes, alguns tutores podem relaxar com os cuidados. 

No entanto, tanto o cachorro quanto o gato precisam de você. Não basta colocar um pote de ração e outro de água. Além da sua atenção e carinho, eles precisam ter a saúde em dia. Para isso, invista em uma alimentação de qualidade, pois isso também está associado à saúde e sistema imunológico do seu amigo. 

Mantenhas as visitas ao médico veterinário em dia, assim como o cartão de vacina. Invista no enriquecimento ambiental para o pet. Tanto o gato quanto o cachorro tem instinto de caça e eles precisam liberar essa energia. Brinquedos e ambientes preparados para eles podem ajudar nisso. Caso contrário, o seu pet pode desenvolver estresse, depressão e até mesmo sobrepeso. 

As pulgas e carrapatos são minúsculos parasitas que causam doenças graves, que podem causar desde pequenos incômodos até a morte do seu pet. Portanto, sempre preze pela limpeza e prevenção desses dois problemas e fique de olho em mudanças de comportamento do seu gato ou cachorro. 

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.