Como aumentar a imunidade do cachorro? Confira nossas 6 dicas!

O sistema imunológico é parte essencial da saúde dos cães. Ele é composto por uma série de células de defesa (conhecidas como células brancas ou leucócitos) que atuam no combate aos “corpos estranhos” que entram no organismo, como vírus, bactérias, fungos e outros agentes causadores de doenças.

No entanto, cabe ao tutor caprichar no fortalecimento e desenvolvimento da imunidade dos cães. Esse é um trabalho relativamente simples e que pode ser feito ao seguirmos algumas dicas básicas, sobre as quais falaremos ao longo de nossa conversa!

E aí, tudo pronto para descobrir como aumentar a imunidade do cachorro? Continue a leitura e confira informações preciosas para que seu pet fique sempre feliz, saudável e tenha muitos e muitos anos incríveis ao seu lado. Boa leitura!

1. Pratique atividades físicas

Um dos pilares de uma boa imunidade, seja em pets, seja em seres humanos, é a prática de exercícios físicos. Passeios e brincadeiras são uma ótima maneira de fazer com que o corpo se movimente, pois aí são liberadas substâncias importantes para o sistema ficar imune, prevenindo uma série de doenças que podem debilitar o animal.

2. Atualize o calendário de vacinação

Nosso segundo tópico é a vacinação. É impossível falar sobre imunidade sem mencioná-la, não é mesmo? Deixar a carteirinha sempre atualizada é algo essencial para garantir que o seu pet esteja protegido contra os mais variados tipos de doenças. A vacina cria uma resposta imunológica que evita patologias potencialmente fatais!

3. Não deixe de vermifugar

Além da vacinação, não podemos nos esquecer da vermifugação. Parasitas intestinais ou de outros órgãos são responsáveis por “roubar” nutrientes de nossos animais de estimação, além de causar uma resposta inflamatória no organismo que, consequentemente, diminui a imunidade. O mesmo vale para pulgas e carrapatos!

4. Cuide da saúde mental do pet

O estresse também é um grande responsável pela queda na imunidade. Por isso, é importante cuidarmos, também, do aspecto mental e psicológico de nossos animais de estimação. Estimule sempre a mente de seu amigo com brincadeiras e evite deixá-lo muito tempo sozinho. Isso pode ser muito prejudicial!

5. Enriqueça o ambiente

Outro ponto importante quando falamos sobre o estresse é o enriquecimento ambiental. Para evitar situações estressantes (inclusive quando você não estiver em casa), é imprescindível deixar o local de seu pet limpo e cheio de atividades que ele possa realizar. Forneça brinquedos, uma cama quentinha e disponibilize água e comida sempre frescas!

6. Capriche na alimentação

Por fim, nossa dica é: capriche na alimentação de seu pet. Oferecer uma ração de qualidade (com compostos naturais, antioxidantes e muitos nutrientes), investir em comida úmida ou em uma alimentação bioapropriada são ótimas alternativas para fornecer ao seu amigo tudo aquilo que ele precisa para se manter sempre saudável.

Como podemos ver, aumentar a imunidade do cachorro não é nenhum “bicho de sete cabeças”. Com certa atenção e a manutenção de cuidados básicos para o bem-estar de seu grande amigo, é possível deixá-lo com o sistema imune fortalecido e pronto para combater qualquer problema que surgir!

Para saber mais sobre o assunto e descobrir uma linha de produtos alimentícios de primeira qualidade (e que atenda às demandas nutricionais de seu pet), saiba mais sobre a Natural Pro!

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.