Como cuidar de um gato castrado?

Um gato castrado não precisa ser uma experiência traumática. Primeiro de tudo por ser uma cirurgia rotineira e sem uma recuperação complexa. Segundo, pois, diferentemente dos cães, os gatos dão pouco ou nenhum trabalho nesse momento pós-cirúrgico.

Mas de qualquer jeito é preciso construir um período de recuperação para o animal. E esse momento é extremamente importante para o gato depois se manter saudável e confortável.

De qualquer jeito, alguns gatos ainda podem ter complicações pós castração, mas na maioria das vezes acontece em razão de erros do veterinário na hora da cirurgia ou de alguns gatos mais ariscos e que não lidam bem com os pontos. Mas não se preocupe, essas são as exceções e na maioria dos casos tudo corre bem.

Confira como ajudar os gatos nesse momento de castração e garantir que tudo vai dar certo no final.

Principais cuidados com um gato castrado!

Crie um espaço para o seu amigo

O cuidado mais importante na hora de preparar um pós-operatório para a castração de seu gato é criar para ele um espaço de recuperação. De preferência um lugar confortável, calmo e isolado. Mas importante, um lugar onde o dono consiga ficar sempre de olho no gato, já que o primeiro dia depois da castração pode ser um momento ainda com náuseas e onde o gato fique quietinho e ainda se recuperando na anestesia.

Logicamente, crie esse espaço e tenha certeza que ele não será acessado por crianças e outros animais, afinal, esses primeiros dois dias o gato operado não vai querer muita conversa com ninguém.

Separe um local confortável para dormir

Já sobre a caminha em si, além de procurar uma confortável e que deixe seu gato a vontade, talvez seja uma ótima ideia colocar a caminha perto do chão, já que o gato pode tentar sair dela e a caminha não estar no alto deixa tudo mais seguro.

Os gatos ainda gostam de se esticar direto no chão, portanto, dê preferência para locais com o assoalho reto e fácil do gato se adaptar e se esticar.

Mantenha o local higienizado

É importante ainda que o dono mantenha o local da cirurgia sempre limpo e sob preocupação. Qualquer sinal de mudança, vermelhidão, inchaço ou até sangramentos, deve ser a razão para uma visita ao veterinário.

Mais cuidados com seu gato castrado

Usar o colar de recuperação é imprescindível, mas também é preciso tomar outros cuidados além disso. O espaço de recuperação do gato deve ainda ter os potes de comida e água próximos, assim como sua caixa de areia.

No caso da caixa, não use a areia normal, dê preferência para papel picado ou arroz cru, já que a areia pode entrar nas incisões, causar infecção e atrapalhar bastante a recuperação, principalmente nos gatos machos.

Logicamente, mantenha seu gato dentro de casa e faça questão de oferecer comida e água para ele sempre que possível, já que ele pode ficar bem desanimado nos primeiros dias pós-cirurgia. Não force o gato a comer, mas também não dê comida demais. Se seu gato estiver ativo e animado pós castração, alimente ele com um quarto da refeição normal de duas a quatro horas depois da cirurgia. Depois disso, vá dando porções menores de comida de quatro em quatro horas até seu gato ter comida uma refeição inteira. Só quando isso acontecer é que você deve começar a alimentá-lo com uma porção normal.

Ainda sobre alimentação, não dê nada para seu gato que ele não esteja acostumado, principalmente qualquer tipo de comida que não seja específica para os animais. Nesse primeiro momento pós castração o estômago dos gatos ainda pode estar sensível. Isso sem esquecer nunca que gatos e leite nunca são uma combinação aceitável, já que a maioria dos gatos tem intolerância à lactose.

Por fim, todo cuidado ainda é pouco, nada de brincadeiras com seu cachorro, nem o levantar da cama. Banho ainda com os pontos também não é interessante, restrinja os movimentos do gato e deixe ele descansa muito. Só assim ele irá se recuperar melhor da cirurgia e fazer com que a castração seja um período sem qualquer problema ou trauma, como deve acontecer na imensa maioria dos casos.

Quer mais dicas de como cuidar do seu pet? Siga no nosso canal no Youtube!

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.