Cachorro tremendo: quais as causas e como cuidar?

É normal seu cachorro tremer em algumas situações que não seja só no frio. Por isso não existe razão para nenhuma grande preocupação, mesmo assim, é bom tentar entender em quais situações isso pode estar acontecendo e então descartar logo de cara qualquer problema possível.

Isso, porque, ainda que na maioria das vezes não seja uma razão para se preocupar, as tremidas de seu cachorro podem ser o sinal de algo mais complexo e que deve ser analisado.

Confira então algumas razões para seu cão estar tremendo, e como isso facilitar na hora de você identificar quando pode ser um problema, e como tomar uma atitude.

As causas do cachorro tremendo

A razão mais simples de um cachorro tremer é mesmo o frio. A questão é biológica, ele treme para produzir mais sangue e assim conseguir elevar a temperatura do cachorro. Mais ou menos a mesma coisa que acontece com seres humanos, a diferença é que os cães têm essa reação muito antes dos humanos diante do frio.

Cachorros menores têm frio mais facilmente, então tremem por causa dele muito mais rápido. Entretanto, cães maiores com pelagem mais finas e perfil mais esbelto, com menos gordura, como Dobermans, por exemplo, também parecem sentir frio muito antes do que outras raças.

Alegria acumulada

Outra possibilidade comum de seu cachorro tremer é, justamente, o excitamento. Eles podem estar felizes e empolgados com alguma situação e começam a tremer, mas isso acaba logo quando eles se acalmam. Há quem aponte que não seja um problema, e na maioria dos casos não é, mas quando esse excitamento se torna um exagero e você ficar preocupado, a solução pode ser um carinho ou até um bifinhos.

Medo e ansiedade

Ainda no mesmo campo, da excitação, seu cão ainda pode tremer também por pura ansiedade ou medo. Mas nesses casos você vai identificar facilmente esses casos, como idas ao veterinário, trovões e até algum momento onde esteja prestes a atacar outro cachorro (gato ou outro animal, por exemplo). Em todos esses casos, a voz e a proximidade do dono podem acalmar o cão e fazer com que essa tremedeira cesse.

Quais são os casos mais preocupantes?

Em alguns casos mais complexos, seu cachorro tremendo pode ser em razão de problemas reais, e nesses casos é importante tomar alguns cuidados.

Cães idosos

No caso de cachorros mais velhos, essa tremedeira pode ser em locais específicos como membros, por exemplo, o que pode ser identificado, muitas vezes, como fraqueza no local ou até dor nas juntas e artrite.

Machucados ou inflamação local

Também quando o assunto são os membros do cão, ele tremer pode ser sinal de algum machucado. Nesse caso não há nada a fazer a não ser ir no veterinário e ele irá analisar o local, imobilizar ou simplesmente medicar o animal.

Ansiedade

Em casos onde seu cachorro está tremendo, mas você percebe ainda que ele parece mais cansado ou até mais ansioso que o normal, é normal ficar preocupado. Esses casos de ansiedade excessivas ainda pode vir com diarreia e até vômito, o que demonstra mais ainda que alguma coisa pode estar errada com o cachorro.

Na verdade, é importante prestar atenção se ele está tremendo interfere em qualquer ponto de seu comportamento normal ou até não permitindo que ele durma bem.

Outras situações

Algumas situações mais claras também podem fazer com que seu cachorro trema. Você pode notar que ele começou a tremer depois de ter engolido algo que não devia, por exemplo, e nesses casos é bom dar uma passada no veterinário e ter certeza de que tudo está bem.

Mas em todos esses casos, o jeito mais fácil de identificar qualquer mudança junto com ele tremendo é com o dono prestando atenção nos detalhes. Quando você conhece seu cachorro, vai facilmente perceber qualquer diferença nele, portanto, entenda quando ele está tremendo de felicidade ou por qualquer mudança no animal.

Então não é preciso se preocupar quando seu cão treme a qualquer momento, mas quando tiver que prestar atenção, não seja pego desprevenido.

Acesse nosso canal e veja muito mais dicas para cuidar do seu cachorro!

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.