Ração seca, semiúmida ou úmida? Qual é a melhor?

Os cachorros são animais que estão em constante contato com a gente, por isso, o mercado nessa área não para de crescer. Então, sabendo disso, são muitas as empresas que se fixaram no mercado pet, levando cada vez mais qualidade de vida aos animaizinhos, principalmente quando o assunto é alimentação, ou seja, as rações, sendo elas classificadas de acordo com a exigência de cada animal.

As rações estão diretamente ligadas à saúde dos cães como um todo. O que já sabemos é que com uma alimentação totalmente equilibrada e de excelente qualidade, o cãozinho poderá usufruir de uma ótima saúde e vida longa. Isso não é ótimo? E se você está em dúvida sobre qual ração comprar para seu bichinho de estimação, por conta da grande variedade no mercado, não se preocupe, pois você não está sozinho e nós vamos ajudar você com este artigo. Dê uma olhada!

A principal diferença entre essas três opções de ração é a umidade inserida nela. Ao contrário do que muita gente pensa, não existe uma diferença gritante entre a qualidade no que se refere à ração seca e semiúmida ou apenas úmida, uma vez que ambas podem conter um excelente valor nutritivo. Mas, assim como qualquer outro produto, o que existem são vantagens e desvantagens oferecidas, fazendo com que você opte pela que melhor se adapte ao seu animal.


RAÇÃO SECA

Vantagens da ração seca

Esse é o tipo de ração mais comum, logo, a mais fácil de ser encontrada no mercado pet, como também a predileta quando o assunto é a compra pelos tutores dos cães, visto que – normalmente – são as que têm maior durabilidade.

Uma das grandes vantagens é poder deixar a ração no pote durante o dia todo, sem que a ração estrague; embora não seja recomendado que você deixe comida disponível para o seu dog durante muito tempo.

As rações secas têm por finalidade fazer a limpeza dos dentes dos cães enquanto se alimentam, ajudando muito a evitar o grande acúmulo de tártaro. Destacamos também a importância da busca de rações secas que proporcionem uma nutrição completa aos pets.

Como um alimento Premium especial, a nossa nova linha Natural Pro cumpre muito bem essas funções sendo, ao mesmo tempo, saborosa aos paladares e altamente nutritiva pelos ingredientes naturais da sua composição. Trata-se de um alimento completo com ingredientes cuidadosamente selecionados como arroz integral, polpa de beterraba, semente de linhaça e proteína animal que proporcionam alta digestibilidade, melhoram a saúde intestinal e auxiliam o crescimento dos filhotes. Livre de corantes, aromatizantes artificiais e com menos sódio, a Natural Pro diminui o risco de processos alérgicos, problemas renais e pressão arterial. Muito legal, não é? 

Portanto, da próxima vez que escolher a ração para o seu pet, leve em consideração todos os benefícios que o alimento proporciona.  

Desvantagens da ração seca

A desvantagem desse tipo de ração é a dificuldade que certos cãezinhos podem ter no momento da ingestão, principalmente quando o pet é mais idoso, uma vez que a falta de alguns dentes pode causar a mastigação insuficiente e a má digestão, o que pode ser um problemão para você e o seu bichinho. Mas calma que tudo tem uma solução e trataremos sobre isso mais pra frente no texto 😉


RAÇÃO ÚMIDA

Vantagens da ração úmida

Em disparada, a grande vantagem da ração úmida é a sua palatabilidade, que é bem superior às rações secas, sendo a queridinha dos cães.

Um fator bastante importante é a quantidade de líquido que vem na ração. E em ambientes muito quentes, este tipo de alimento contendo mais líquido poderá ajudar a evitar sérios problemas renais. E como contém mais líquido, esse tipo de ração também é indicado para aqueles animais que não têm o costume de beber muita água.

Ponto de atenção: fique sempre de olho na quantidade de sódio que contém o alimento.

Muitas vezes, as rações úmidas podem ser oferecidas como única fonte alimentar da dieta do animal de estimação, mas também exercem um papel importante quando o pet começa a enjoar da ração. Uma prática comum e aconselhável é, durante a troca de um tipo de ração para outro, misturar o alimento úmido com o alimento seco, para que a mudança seja gradativa. Para pets que estão em fase de recuperação, tais alimentos contribuem com a nutrição pela facilidade de ingestão (seguindo sempre as orientações do médico veterinário).

Por ser um alimento com muitos nutrientes e de textura maleável, também favorece o desmame de filhotes pela iniciação à alimentação sólida, assim como no período da troca de dentição.

Desvantagens da ração úmida

A principal desvantagem dessa ração é a impossibilidade de permanecer exposta por longos tempos no pote de comida, pois é bastante comum acontecer o acúmulo de moscas no local, como também vir a estragar. Outros problemas comuns que devem ser levados em consideração são os dentários, devido ao grande acúmulo de tártaro.


RAÇÃO SEMIÚMIDA

Aqui está a solução para cães que estão com dificuldade no momento da ingestão de alimentos. Embora esse tipo de ração ainda não seja tão conhecido quanto as duas que citamos anteriormente, o seu índice de consumo tem aumentado consideravelmente. A ração semiúmida é mais macia do que as secas, tendo o teor de umidade em torno de 20% ajudando os cães que estão com alguma dificuldade de se alimentar, principalmente os idosos, e cumprindo o papel nutricional com a mesma eficiência que as rações secas e úmidas.

A linha Natural Pro Super Macio é um excelente exemplo de ração semiúmida, cozida a vapor e desenvolvida com ingredientes naturais. Pela sua textura, ajuda na higiene bucal reduzindo a formação do tártaro e previne o mau hálito, além ser indicada para cães com dificuldade de mastigação. Com ômega 3 e 6, ela não apenas nutre como também garante pele e pelos mais saudáveis. Versátil, pode ser usada como única fonte alimentar, na transição de alimentos, incrementando a ração seca ou ainda como petiscos de premiação por bom comportamento do pet!

É muito importante, sempre que possível, você pedir a opinião de um médico veterinário da sua confiança. E como já falamos no começo deste texto, a alimentação é algo fundamental para os cães e, independentemente do tipo de ração que você for o escolher, nós temos a melhor opção para o seu amiguinho. Confira as nossas muitas variedades, inclusive das rações semiúmidas, que normalmente são mais difíceis de encontrar.

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.