Os 10 cachorros mais populares no Brasil

Assim como em tudo no mundo, os cachorros também podem ser enxergados como moda. A ideia de ter um cão em casa não “sai de moda”, mas as raças mais populares parecem ir se transformando de acordo com uma série de detalhes da sociedade. Por isso, separamos os 10 cachorros mais populares no Brasil, para você conhecer!

Talvez os dois principais destaques dessa lista mais atualizada, diante da comparação com a impressão que temos de alguns anos atrás, é do porte dos cachorros e da “raça” campeã continuar firme e forte.

Sobre o tamanho dos cachorros, enquanto há algumas décadas era comum ver cachorros de porte maior andando pela rua, hoje é muito mais difícil encontrar esses “cachorrões”. A explicação é fácil, já que uma verticalização da sociedade brasileira colocou os donos de cachorro dentro da necessidade de adaptar a vontade de ter um cão em casa à impossibilidade de não ter mais grandes espaços para eles. Dos dez cães mais populares do Brasil, somente dois deles têm porte maior, em compensação, são raças com comportamentos mais calmos.

O outro destaque fica com o campeão de popularidade, que é fácil imaginar qual é, e mais do que nunca se estabelece como uma das maiores instituições do País.

Confira então as 10 raças de cães que são a preferidas dos donos e donas de cachorros do Brasil.

As raças mais populares do Brasil

1 – Vira-Lata

Ainda que por definição ele seja um cão sem uma raça definida, eles continuam no topo da lista. Os Vira-Latas são populares, por estarem sempre no foco de um amplo movimento de adoção de animais, mas também pela facilidade de adaptação desse tipo de cachorro em qualquer ambiente.

Como a maioria é de porte pequeno ou médio, fica ainda mais fácil levar um desses cachorros para casa e ainda ter a sensação de estar salvando o animal de um destino que poderia ser terrível.

2 – Shih-Tzu

Pequeno e sociável, o cão de origem chinesa é um daqueles cachorros de porte muito fácil de ter em casa e ainda ótimos para os vizinhos. Os Shih-Tzu latem pouco, não se importam de ficar no colo dos donos e donas e se tornou o cão mais popular do Brasil, só não ganha do vira-lata, mas junto com ele estão em quase 40% dos lares com cães no país.

3 – Yorkshire

Também de porte bem pequeno, são inteligentes e fáceis de se sociabilizar. Sua adaptação a grandes famílias ou até a tempos sozinho ajuda a serem tão populares. Sem contar, é claro, uma inquietação que pode não ser bom para os vizinhos, mas que serve bastante como guarda, já que percebe muito facilmente qualquer presença estranha ou barulho.

4 – Poodle

Mesmo perdendo a presença nas primeiras posições, é uma raça extremamente popular e que sobrevive a qualquer moda. Essa popularidade vem graças a sua personalidade e inteligência, já que adora brincar e é facilmente adestrado. Sem contar ainda a possibilidade de ser encontrado em três tamanhos: toy (o menor), mini (o mais comum) e standard (maior).

5 – Lhasa Apso

Cachorro com uma pelagem que pede muito cuidado, manutenção e atenção. Um cachorro que se apega bastante ao dono, mesmo sendo conhecido por uma certa independência, o que não deixa ele ser um cachorro que gosta tanto de colo assim. Mas são divertidos e alegres, ainda que meio possessivos com seus brinquedos, o que pode criar momentos de ciúmes.

6 – Buldogue Francês

Perfeito para apartamentos. Pequenos, dóceis, leais aos donos, convive bem com crianças pequenas, precisa de pouco exercício físico, inteligente e adora agradar. Talvez um pouco difícil de treinar, mas uma teimosia que é compensada pela simpatia.

7 – Golden Retriever

Um dos únicos dois cães de grande porte da lista inteira, porém, foge completamente à regra dos cachorros maiores serem mais intimidadores. Dócil, brincalhão e sempre feliz e pronto para ficar com seu dono. Extremamente fáceis de se adaptarem, é obediente e inteligente. Além disso, adora correr e fazer exercícios com o dono, portanto, fácil de se adaptar a uma rotina desse tipo.

8 – Labrador

“Parente” do Golden, mas só que com pelos mais curtos, mantêm toda gentileza e inteligência, assim com o prazer de viver em família. Além disso, ainda diante de um enorme poder de adaptação acabou se tornando a principal opção na hora da escolha de cães-guia e ainda quando equipes de resgate precisam de um cachorro especialista no assunto.

9 – Maltês

Independentemente de qualquer época, ele vai estar sempre na lista de mais populares, já que é uma das raças mais antigas do mundo e está por aí com seus donos desde a antiguidade. Gosta muito de colo e é um ótimo cão para competições, ainda que possa ser uma daquelas raças teimosas na hora do adestramento.

10 – Pinscher

Falando em raças antigas, ele é uma das que estão há mais tempo entre os donos humanos, talvez algo perto de 2000 anos. Mas é independente, firme e cheio de personalidade, o que faz com que traga sempre com ele uma legião de fãs, ou súditos, que adoram essa raça.

Quer saber mais sobre as raças?

Você gostou dessa lista com as raças de cachorro mais populares do Brasil? No nosso canal do Youtube tem uma série de vídeos explicando as diferenças e singularidades das raças mais famosas do Brasil. Clique aqui e assista agora mesmo!

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.