Não teve jeito: levei o meu pet para passear. E agora?

O período de isolamento social obrigatório tornou-se um desafio para muita gente, exigindo a mudança de rotinas e a adequação a novas circunstâncias. Para quem tem animais de estimação, a jornada ganhou uma dificuldade a mais: como entreter e gastar toda a energia acumulada em quatro patas? Para quem tem casa grande e quintal, a tarefa pode ser mais fácil, mas talvez não seja assim para outras família que não têm outra alternativa, a não ser passear com o pet na rua, mesmo em tempos de Coronavírus. E aí? O que fazer?

Cuidados prévios ao passeio

Tente evitar ao máximo o passeio pelas ruas e parques, porém, quando isso não for possível, opte por lugares e horários com pouca concentração de pessoas e animais. Os pets, até onde sabemos, não são afetados pelo Covid-19, porém, podem levar o vírus de uma superfície a outra, trazendo da rua para casa, por exemplo. Se o seu pet está acostumado a usar sapatinhos, calce-os antes de sair e retire-os para higienizar antes de entrar em casa. Passeie com coleira, isso delimita o espaço dos cães.

Os gatos também precisam de cuidados

Os médicos-veterinários aconselham que os tutores não deixem os gatos saírem de casa, já que é mais difícil controlar os locais por onde passam e acabam escalando em diversos objetos do lar.

Cuidados durante o passeio

Uma vez na rua, esteja muito atento aos locais que o pet deseja farejar. Por causa do tempo que o vírus sobrevive em superfícies plásticas, impeça que o cachorro se aproxime de sacos de lixo. Na hora de passear evite também a interação com outros bichos, por mais tentador que seja para o pet correr e brincar. É para o bem de todos.

Cuidados após o passeio

Neste momento, pela sua cabeça devem passar milhares de preocupações. Fique tranquilo, o procedimento pós-passeio é mais simples do que parece e vamos ajudá-lo nessa tarefa.

Higienização das mãos

Em primeiro lugar, higienize suas mãos adequadamente antes e depois de tocar o seu animal de estimação.

Retirada dos sapatos

Se o seu pet usou sapatinhos para ir à rua, basta retirá-los antes de entrar em casa e colocá-los para lavar, da mesma forma que muitas pessoas têm evitado entrar com os calçados em casa.

Higienização das patas

Se as patinhas estiveram em contato direto com o asfalto, você deve higienizá-las antes de deixar o cachorro livre pela casa. Para isso, você pode lavá-las com um shampoo apropriado. Caso não o tenha, use detergente. O importante é ensaboar as patas e secá-las bem.

Limpe os pisos

Se não deu tempo de higienizar as patas antes do pet correr pela casa, isole o pet, limpe primeiro o piso com produtos próprios e lave as patas do animal de estimação.

Pronto, você já pode ficar tranquilo porque sua família, sua casa e seus bichinhos estarão protegidos. Continue acompanhando nosso blog para saber como colaborar no combate ao Coronavírus.

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.