O que fazer quando o cachorro não quer comer?

Se existe uma situação que preocupa reocupa muitos tutores é quando o cachorro não quer comer. Essa atitude o pet pode ser um sinal importante de saúde, por isso é tão importante ficar atento nisso.

É então imprescindível que você tenha em mente que a falta de apetite pode não ser nada, entretanto pode ser algo mais sério. Então é melhor prestar toda atenção.

Mas é bom lembrar que uma variação de 30% a 40% de falta de fome de seu cachorro pode ser algo completamente comum. Adicione a falta de apetite a outras mudanças no comportamento, esse é o único jeito de entender se isso é um problema ou não.

Porém, quando o cão muda muito essa quantidade de comida, não tem outro jeito, o melhor mesmo é falar com um veterinário para entender se existe uma necessidade de tomar outros cuidados.

Conheça algumas razões e soluções para quando o apetite de seu cachorro mudar muito.

Principais causas

Anorexia

Uma das razões para o seu cachorro não comer poder ser a chamada anorexia. Mas no caso dos cachorros ela é bem diferente da dos humanos.

As primeiras podem ser parciais ou completas, onde os cachorros podem não comer somente um tipo de comida ou não comer nenhuma comida.

Ainda é possível que ocorra uma “pseudo-anorexia”, provocada por um outro problema, mas que não deixa o cão sem comer por causa disso.

Problemas com a dentição

Por outro lado, menos importante, mas igualmente preocupante, seu cachorro pode estar com alguma dificuldade dental. Seja uma gengivite ou até um dente quebrado, tudo isso pode estar provocando dor no cachorro, consequentemente, não comendo em razão disso.

Razões comportamentais

Existe ainda a possibilidade de essa falta de vontade de comer ser relacionada a alguma mudança social ou emocional. Nesse caso, tanto sua, quanto da sua família ou até do próprio cachorro.

Troca de casas, rompimento de relacionamento, novos cachorros ou até novos moradores, tudo isso pode influenciar a estabilidade psicológica do seu cachorro e fazer ele perder o apetite.

Ainda no campo emocional, seu cachorro pode não estar comendo por sentir falta do dono. Talvez ele prefira comer somente quando não está sozinho em casa, fazendo com que grandes ausências, leve a ele essa falta de vontade de comer.

Os problemas que levam seu cachorro à falta de fome ainda podem estar ligados ao cotidiano de seu cachorro e até ao tipo de comida. Seu cão pode simplesmente preferir comer em um horário específico, ou até achar melhor ter refeições mais longas, então, ainda que o dono prefira fixar horários para as refeições, é preciso tentar “entrar em um acordo” com o cachorro.

Já no assunto rações, as marcas podem fazer mudanças sutis na fórmula da ração e seu cachorro pode perceber isso e começar a recusar a ração. As nossas rações trazem o equilíbrio perfeito dos nutrientes necessários com o sabor que seu cachorro gosta.

Entenda o que fazer quando o cachorro não come

Mais do que qualquer coisa, independentemente de ser uma doença ou uma dor, o dono precisa prestar atenção no comportamento do cachorro. Seja nas mudanças de horário, seja nas novas rações ou até outros sinais que venham com a falta de fome. O dono com certeza identificará essas mudanças e terá certeza se precisa ou não se preocupar com a falta de apetite.

É lógico, isso inclui, por exemplo, estar sempre atento à saúde física do cão, como checar seus dentes ou até perceber alguma outra mudança no corpo, incluindo quedas de pelo ou uma atenção maior de lambidas em um lugar especial.

Tenha ainda uma preocupação maior com o ambiente, com plantas, brinquedos quebrados ou qualquer outra coisa que seu cachorro possa ter comido e lhe feito mal. Sem esquecer, é claro, o acesso dele a remédios e produtos químicos, que também podem ter sido engolidos por ele.

Mais do que perceber a falta de fome em seu cachorro, o importante é entender de onde isso está vindo e se pode ser algo preocupante ou não. É preciso prestar atenção nisso e manter a saúde de seu cão em dia, e só com um pouco de preocupação isso é possível.

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.