Caixa de areia para gatos – importância e cuidados

Os felinos são extremamente cuidadosos com a sua higiene, tanto, que passam grande parte do tempo se lambendo e garantindo pelos penteados e limpos. Outra característica marcante desses animais é o ato de enterrar suas fezes e urina quando existe a oportunidade, em sua caixa de areia.

Apesar de ser um animal doméstico, os gatos devem ser respeitados pelos seus comportamentos de origem, até porque, será um desafio tentar mudá-los. Deixam claro em seu comportamento o que trazem de extinto. Eles estão em uma posição intermediária na cadeia alimentar, ou seja, são animais que caçam e são caçados.

O ato de enterrar as fezes e a urina surge deste ponto, com a intenção de não deixar rastros aos seus predadores, embora alguns gatos não enterrem seus dejetos por preferirem amedrontar outros animais, dominar território e em sinal de autoconfiança.

O gato sempre optará por lugares cobertos por terra e areia para fazer suas necessidades, portanto, é importante investir em uma caixinha de areia. Apesar da sua preferência por locais arenosos, ainda assim, podem mostrar-se relutantes à caixinha.  

Não há regras para as caixas de areia, pois cada se adapta melhor a um padrão específico, mas alguns cuidados básicos devem ser considerados para a saúde e conforto do seu bichinho.  

Localização e tamanho

É importante que cada gato possua pelo menos duas caixas de higiene. Elas devem ser sempre maiores que o animal e não muito altas, estar estrategicamente localizadas em lugares calmos, sugerindo praticidade ao animal. Evite cercá-las com tapetes sintéticos, isso pode machucar as patas do seu gatinho.

Areia

Existem muitos tipos de areia higiênica para gatos: granulada, em pedrinhas, madeirinha ou sílica. Dentro dessas categorias, ainda existem areias perfumadas, em gel, etc. O dono normalmente opta por aquela que neutraliza melhor o odor e que exige ser trocada com menor frequência, mas a preferência deve ser do animal, portanto, experimente e escolha a que melhor seu pet se adaptar.

Higiene

Seu gatinho é criterioso com a higiene, por isso, é importante que a caixinha esteja sempre limpa e com areia seca. Retire os resíduos da caixa pelo menos duas vezes por dia e faça a limpeza completa duas vezes por semana, lavando a caixinha e trocando toda a areia.

Ter um animal com hábitos de limpeza é algo sempre bem-vindo para quem deseja um ambiente agradável, mas não esqueça: nós que devemos nos adaptar a eles!

A Baw Waw conta com uma linha de produtos de higiene para PETS. Você sabia? Clique aqui e ofereça ao seu gatinho produtos eficientes, de boa qualidade e contribua com a sua higiene. Certeza que ele merece o que há de melhor!