6 prováveis motivos para um gato miando muito

Quem não gosta de chegar em casa e ouvir um miado de boas-vindas do seu felino? Esse som é a forma pela qual o seu peludo se comunica quando ele está feliz e quando há algo de errado. Por isso, o gato miando muito é sinal de que alguma coisa o está incomodando e que é preciso atenção.

Esse excesso pode estar relacionado desde dores e doenças até carência — essa história de que os gatos não ligam para os seus donos é um mito. Então, sim, os felinos podem sofrer de carência, tristeza e medo.

Você tem percebido que o seu gato está mais agitado e miando muito, ou quieto em excesso e miando muito? Confira algumas das possíveis causas para isso!

1. Medo

Gato miando muito pode ser reflexo de um medo excessivo e que o esteja incomodando bastante. Normalmente, é um miando diferente de quando ele vê comida, por exemplo. O som de medo é mais desconfortável. Além disso, se esse medo for constante e não interrompido, pode desencadear um estado de estresse preocupante no felino.

Do que os gatos têm medo? Essa é uma pergunta muito relativa, pois depende muito de cada animal e do local onde ele vive. Alguns gatilhos podem ser:

• pessoas desconhecidas em casa;
• sons muito altos em casa ou na vizinhança (brigas e música, por exemplo);
• idas ao veterinário;
• outros animais.

Os miados de medo podem acontecer em qualquer idade do felino e não somente quando o gato é filhote. Uma das formas de resolver esse problema é observar em quais momentos ele mia muito, ou perto de quem. Assim, você consegue ter uma noção para identificar a causa do medo.

Quando esses momentos acontecerem, é importante acalmar o pet. Faça carinho nele, fale baixinho, dê algum brinquedo ou cobertor que ele goste ou utilize uma toalha para deixá-lo mais confortável.

2. Carência

Uma causa muito comum de miados em excesso é a carência. Ao contrário do que muitas pessoas dizem, os felinos se sentem sozinhos e gostam da companhia de seus donos. Essa carência é muito comum se você trabalha o dia todo fora ou viaja com frequência.

Além disso, a carência também pode acontecer se você está por perto, mas não reserva um pouco de tempo para dar atenção ao pet. O gato miando muito por carência pode ser reflexo de tristeza ou uma maneira que ele encontrou de chamar a sua atenção. Então, dê carinho, atenção e algo muito valioso: o seu tempo!

3. Dor

Se o seu felino é mais calmo, quietinho na dele, mas de uma hora para outra começou a miar muito, pode ser sinal de algum problema mais grave, como as dores. Normalmente, grande parte dos gatos é bem discreta quanto a algo que os incomoda, por isso muitas doenças somente são identificadas em estados mais avançados. Eles não costumam transparecer dor ou algum desconforto.

Por isso, quando ele começa a miar muito, ficar pelos cantos, parar de se alimentar e ter uma mudança de comportamento, é sinal de que ele não está bem. Além de não comer e tomar água, ele pode começar a ficar com o corpo arqueado, prostrado e pressionar a cabeça contra a parede e os móveis.

Sempre que esses sinais aparecerem no seu felino, leve-o imediatamente ao seu veterinário de confiança. Somente um profissional poderá identificar a causa da dor e fazer exames para ver o que seu pet tem de errado.

4. Fome

Uma das curiosidades dos felinos é que eles podem ser animais bem metódicos e exigentes, principalmente em relação à limpeza e alimentação. Por isso, quando o gato está miando muito pode ser sinal de fome.

Porém, nem sempre isso significa que você está colocando pouca comida. Muitas vezes o seu pet não está satisfeito com o tipo de ração e acaba ficando com fome porque não come dela. Por outro lado, também pode ser porque ele está comendo pouco.

Uma maneira de saber se o miado em excesso é de fome é: observe se o gato come a ração quando você coloca no pote. Se ele não comer, é sinal de que precisa trocar de marca ou tipo. Também é importante ressaltar que não é recomendado deixar ração no pote o dia todo, pois, dessa forma, os nutrientes são perdidos com o passar do tempo.

Se ele come, mas ainda assim você acredita que o miado seja de fome, pode ser porque a quantidade está abaixo do que ele precisa. A quantidade ideal é:

• peso até 1,6 kg: entre 10 g e 20 g de ração dividida em quatro porções diárias;
• peso entre 1,6 a 3,7 kg: entre 25 g e 40 g de ração dividida em quatro porções diárias;
• peso entre 4 e 5 kg: entre 40 g e 80 g;
• peso entre 7 e 9 kg: entre 60 g e 100 g;
• acima de 10 kg: entre 80 g e 120 g.

5. Sede

Os gatos são animais propensos a desenvolverem problemas renais, por isso se deve ficar de olho na quantidade de água que o seu felino bebe diariamente. Se o pote de água fica vazio quando ele mia, pode ser porque ele precisa de mais. Uma dica para que ele não fique sem água e seja incentivado a tomar mais é utilizar fontes próprias para gatos. Eles amam água corrente e fresca.

6. Fêmea no cio

Se você tem uma gatinha em casa, o miado pode ser porque ela está no cio. Se esse for o caso, é normal que ela mie muito. Normalmente, isso acontece porque elas ficam mais carinhosas, dengosas e fazem isso para chamar atenção dos machos.

Já outras, mesmo miando preferem ficar reservadas no seu espaço. Para acabar com esses períodos, evitar fugas e problemas de saúde, é imprescindível castrar os seus pets, sejam eles machos ou fêmeas.

Como você pôde perceber, são diversas as causas pelas quais um gato miando muito é sinal de algo errado. Por isso, é fundamental que sempre observe qualquer tipo de mudança de comportamento no seu peludo e procure um profissional para ajudar o seu pet.

O seu gato já teve algum desses episódios? Conte para nós aqui nos comentários!

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.