Cachorro com problemas de digestão: como identificar e ajudar

Provavelmente, você já deve ter observado que, quando os cães comem grama, depois de um tempo, eles induzem o vômito. Isso é sinal de que o cachorro está com problemas de digestão.

Esse é um problema bastante comum e representa uma das principais razões pelas quais as pessoas procuram por consultórios veterinários.

O distúrbio estomacal no pet pode acontecer por diversos motivos, como a ingestão de algum alimento tóxico, hipersensibilidade a determinadas substâncias, presença de bactérias, parasitas e até mesmo o esgotamento emocional e físico. 

No entanto, é preciso que o tutor se mantenha atento, pois nem sempre a indução do vômito pode trazer resultados, sendo necessário agir rapidamente antes que o cão piore.

Pensando nisso, preparamos este post para que você entenda melhor e descubra se seu pet sofre com problemas de digestão. Continue lendo e confira!

Quais os principais problemas de digestão em cães?

Assim como nos seres humanos, os cães também têm problemas de digestão, podendo ser algo simples, como uma pequena sensibilidade, ou esconder casos mais sérios, tais como os exemplos listados abaixo.

A doença inflamatória intestinal é um problema bastante comum, sendo provocado, na maioria das vezes, por uma má alimentação e por estresse. Esses fatores somados são a garantia do surgimento desse problema.

Também é possível que parasitas intestinais (ancylostomas, lombrigas, tênias ou tricocéfalos) estejam presentes no organismo do anima. Tanto cães adultos quanto filhotes podem sofrer com parasitas intestinais, sendo a rota fecal-oral o modo mais comum de transmissão.

Infecções virais, como coronavírus ou parvovírus canino, acometem principalmente os cães que não são vacinados. Depois que adquirem anticorpos, o aparecimento dessas doenças diminui consideravelmente.

Doenças pancreáticas também podem ser responsáveis por problemas de digestão em cães. Elas são causadas devido a uma determinada deficiência de enzimas pancreáticas.

Bactérias, como salmonela ou E. coli, podem prejudicar a saúde dos animais, Elas, normalmente, são adquirias por meio do consumo de alimentos contaminados.

Problemas periodontais, mais comuns em animais com a idade avançada ou com acúmulo de tártaro, provocam transtornos estomacais geralmente graves.

Por fim, temos a gastrite, normalmente motivada pela ingestão de alguns alimentos que podem irritar a parede estomacal do cão. Outro fator que contribui para o aparecimento da gastrite é o estresse.

Quais são os sintomas?

Quando o cão está com problemas de digestão, além do incômodo, surgem outros sintomas que podem ser fáceis de observar. Dentre os mais comuns, podemos citar:

• diarreias;
• vômitos;
• constipação;
• alteração no apetite;
• perda de peso;
• depressão ou inatividade repentina.

Se um ou mais sintomas permaneceram por mais de 48 horas, procure o veterinário imediatamente. Cães com perda de apetite, diarreia e vômitos são mais susceptíveis ao aumento de infecção e desidratação.

Como tratar e prevenir?

Grande parte dos distúrbios gastrointestinal nos cães tende a desaparecer em poucos dias. No entanto, nos casos mais graves em que há problemas de digestão regulares ou permanentes, o tratamento poder ser prolongado.

Dessa forma, o médico veterinário vai analisar o quadro do animal e receitar um medicamento para verminoses, além de um protetor da mucosa gástrica e, caso seja necessário, remédio oral e injetável, como os antibióticos.

Com esse tratamento, possíveis complicações são evitadas. Já nos casos em que os problemas de digestão são crônicos, pode ser indicado o uso de prednisona com o objetivo de diminuir as inflamações.

Nessas condições, possivelmente o estômago do cão vai estar sensível, sendo necessário dar início a uma dieta mais leve. Além disso, uma boa alimentação também é um modo de prevenir doenças e manter o sistema digestivo em bom funcionamento.

Qual o tipo de ração ideal para evitar esses problemas?

Para ter um sistema digestivo saudável e trabalhando de maneira correta é fundamental assegurar que ele esteja absorvendo minerais, vitaminas e nutrientes por meio da alimentação.

Nesse caso, as rações com ingredientes naturais, sem conservantes, são as mais recomendadas como arroz, semente de linhaça e polpa de beterraba. Isso porque esse tipo de alimento tem proteínas de alto valor, sendo ideal para a boa digestão do animal, sua saúde e bem-estar.

Além disso, para facilitar a digestão, há rações que contêm grãos macios e de fácil mastigação. Os ingredientes naturais são especialmente selecionados para garantir as características de um alimento semiúmido e de alta digestibilidade. 

Assim, é possível ter uma ração de qualidade ideal como uma única fonte de alimentação, que vai auxiliar o cachorro com problemas de digestão e também garantir uma ótima saúde, com uma pelagem brilhante e macia.

Gostou do nosso conteúdo? Tem alguma dúvida? Então entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo.

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.