Será que cachorros sorriem? Saiba se o seu cão está feliz!

Será que cachorros sorriem? Muita gente tem toda certeza do mundo que sim, mas existem muitas pesquisas que correm pelo outro lado.

Baseado em estudos científicos a conclusão é que, o dono acaba projetando parte de sua felicidade no comportamento do cachorro. Com isso acaba-se projetando esse sorriso, juntando a toda linguagem corporal do cão, que deixa bem clara essa ideia de felicidade.

Portanto, se seu cão não sorri com os lábios, com certeza o faz com o resto do corpo, do rabo balançando. Essas são características comuns do cão feliz!

Como seu cão demonstra felicidade

Talvez um dos indicadores mais claros de que os cachorros entendem esse comportamento como comunicação, seja o olhar. De todos os animais do reino animal, somente os cachorros tem a facilidade de fazer contato visual com o ser-humano.

É comprovado por pesquisas científicas ligadas ao comportamento dos cães, que eles encaram seus donos quando precisam de algum tipo de ajuda, ou até quando querem algo como ração, passear ou serem adotados. Isso só acontece, pois, os cães são, justamente, especialistas no comportamento do ser humano, usando isso para manipulá-los.

O cão entende uma reação positiva de seu dono e o quanto aquilo provoca felicidade nele, diante disso, repete o gesto para provocar essa reação. Tanto no caso da felicidade de ver o dono chegando em caso, quanto na hora de pedir para o dono pegar aquele brinquedo inalcançável.

Essa dinâmica entre dono e cachorro é algo singular e cada um entende o outro de um jeito único. Durante trinta mil anos os cães e seres-humanos estão juntos. Então é fácil que isso se torne uma relação onde os lados consigam “se ler” com facilidade.

Afinal, o cachorro está sorrindo?

Mas a pergunta permanece e a melhor resposta é: Não.
Por mais que seja possível identificar certos detalhes na feição do cão, aquilo não é um sorriso. Não da forma que o ser humano enxerga.

Entretanto, a felicidade existe, assim como os detalhes que deixam essa felicidade clara. A questão maior é entender que as razões para esse “sorriso” podem ser muito similares com a dos humanos.

Diferentes situações provocam essa felicidade, então o jeito mais eficaz de entender esse “sorriso”, pode estar muito mais ligado ao ambiente do que a um sentimento.

Isso pode significar ainda que seu cão pode chegar nesse “sorriso” não por uma piada, mas também por situações mais simples como um momento de calmaria ou relaxamento. Portanto, o sorriso em si pode não existir, mas a ideia e o significado dele continua lá.

O sorriso dos cães

Há também um problema mais complexo na hora de apontar se um cachorro sorri ou não. Ainda que existam um monte de pesquisadores debruçados sobre o assunto, qualquer conclusão é completamente subjetiva.

As tendências de humanizar a ideia de um sorriso podem fazer sentido, mas por outro lado, entender que pode ser tudo apenas uma reação de anos e anos de evolução também deve ser levada em conta. Pode haver um sorriso, mas ele pode não ser do jeito que o ser humano está acostumado.  Assim como aquilo pode mesmo ser um sorriso, só que diferente do que o de seu dono.

Que existe uma expressão facial, isso ninguém pode ir contra, portanto há chances de aquilo ser proposital ou apenas uma reflexo. O que realmente importa é entender que, com ou sem sorriso, a motivação daquele sentimento de alegria e prazer de seu cachorro pode ser identificado e ser levado em conta nessa relação com seu cachorro. Por isso, aproveite ela, seja um sorriso ou não.

Quer saber mais dicas e curiosidades pets? Acesse nosso canal do YouTube para muito mais conteúdo!

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.