A origem das raças: vira-lata (SRD)

Independente, alegre e versátil, o cão vira-lata, ou Sem Raça Definida (SRD), é uma verdadeira paixão nacional e hoje conheceremos um pouco mais a “raça” preferida dos brasileiros.

A história do vira-lata

Também conhecidos como cães mestiços, os vira-latas são um verdadeiro mistério quanto à origem. Eles são fruto da mistura de diversas raças e receberam o nome “vira-lata” justamente pela condição em que se encontravam ao viver nas ruas em busca de comida. Infelizmente, a situação de abandono e preconceito ainda é uma triste realidade que esses animais passam por não terem pedigree.

Com o passar dos anos, principalmente no Brasil, o termo “vira-lata” deixou de assumir uma conotação pejorativa e a sociedade tem se conscientizado de que, justamente pelo fato de serem mestiços, isso faz com que eles sejam únicos! Assim como qualquer outro pet, os animais sem raça definida são dignos de atenção e carinho e são mais do que capazes de transformar nossas vidas com suas particularidades. Talvez seja por isso mesmo que tenham caído no gosto do brasileiro.

Comportamentos e características

Em outros artigos que publicamos por aqui, no Guia de Raças, destacamos que muitas raças foram criadas com uma finalidade específica, como pastoreio, proteção ou até para companhia, portanto, seus genes foram estudados e combinados de forma que assumissem determinadas características para um fim.

Quando falamos do vira-lata, não é possível ter muita certeza de como será o seu aspecto físico ou o seu comportamento. Isso dependerá das características dos pais, sendo uma mistura bem aleatória. Ele pode ter genes que o influenciem a ser carinhosos, dóceis, territorialistas. Porém, mais importante do que entender as prováveis origens, é proporcionar tudo o que esteja ao seu alcance para que o pet se sinta amado, sobretudo se ele tiver um passado difícil e de maus-tratos.

Uma coisa que podemos garantir é que o vira-lata é um cão inteligente e muito versátil, capaz de se adaptar a diversos ambientes e situações. Normalmente, eles são mais carinhosos e obedientes, mas isso depende também do adestramento desde filhotes.

Cuidados com a saúde

Em relação à saúde dos cães sem raça definida, há um mito que se popularizou dizendo que os vira-latas têm uma saúde melhor, que são mais resistentes por serem mestiços. Essa é outra inverdade, visto que boa parte da sua saúde dependerá dos genes herdados. Diferentemente de outras raças, onde é possível identificar a propensão a problemas específicos, o vira-lata será resultado da sua miscigenação e dos cuidados que tenha recebido ao longo da vida, no caso de cães adultos.

Eles precisam dos mesmos cuidados básicos de vacinação, hábitos de higiene, alimentação adequada e atividades físicas regulares para manter o seu bem-estar.

Hoje fizemos justiça a essa “raça” tão especial e querida que são os vira-latas, mostrando o quanto são únicos e capazes de conquistar diversos corações. Muitos deles estão apenas esperando um lar acolhedor para recomeçar a sua vida de um jeito completamente diferente.
Compartilhe com a gente, em nossas redes sociais, as fotos do seu vira-lata favorito!

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.