Lhasa apso: tire suas dúvidas sobre essa fofura!

Quando o assunto é um cão para companhia no dia a dia, um dos destaques é o lhasa apso, por ser uma raça de porte pequeno, sendo um dos preferidos de quem mora em ambientes reduzidos. No entanto, adquirir um cachorro sem pesquisar sobre a raça pode ser uma aventura, pois muitas vezes a pessoa não conhece o comportamento e os cuidados exigidos pelo animalzinho escolhido.

Nesse caso, o ideal é obter informações a respeito da raça para saber se as expectativas vão atingir os seus objetivos e se adaptar com a rotina da casa. Além disso, entender melhor sobre o animal também serve para as pessoas que já têm um cãozinho em seu convívio.

Preparamos este artigo especial com as principais curiosidades sobre a raça lhasa apso, para que você esclareça as suas dúvidas e entenda por que essa é uma das preferidas entre as pessoas que são apaixonadas por pets. Acompanhe!

Qual o perfil da raça lhasa apso e suas principais características?

O lhasa apso é cachorro bem peculiar e pode ser seu grande amigo se você souber como lidar com seus comportamentos e modos de viver. Por isso, ao cuidar do seu pet, não ache que é só uma brincadeira, pois o lhasa pode não gostar e se sentir ameaçado, dependendo de como for tratado. Confira a seguir as suas peculiaridades:

Origem

Os primeiros lhasas surgiram na antiga China, especificamente na região do Tibet, e viviam principalmente como cachorros de monges. Afinal, seu próprio nome deriva de Lhasa, capital do Tibet. Sua chegada ao ocidente foi no início de 1920, na Grã-Bretanha.

Principais características

Muito genuíno, independente e centrado, o lhasa pode não fazer muita questão de companhia, mas, se viver como seu companheiro, sendo alimentado e levado para passear, não há nada que o faça lhe abandonar e deixar de ter um espírito alegre, bondoso e protetor com você.

No entanto, não é uma raça que se deixa tocar com frequência e nem que seja carregado no colo, sendo desaconselhável como cão de companhia para crianças muito agitadas e que gostam de manter contato físico com o animal. Isso porque, embora seja brincalhão, o lhasa apso adora a tranquilidade, sendo um verdadeiro oriental.

Comportamento

Essa raça de cachorro pode parecer séria e quieta para as pessoas que sejam do seu convívio. Mas, quando está à vontade, o lhasa apso é um cachorro brincalhão e alegre, sendo ótimo companheiro para brincadeiras e jogos por um longo período de entretenimento com sua fofura e grandes demonstrações de carinho. Nem por isso, ele deixa de ser independente e admirar certa reserva, tendo alguns aspectos de sua personalidade muitas vezes comparados aos dos gatos.

Cuidados específicos

Além dos cuidados que devemos ter com todos os nossos animais, o lhasa apso não é um cão que dá muito trabalho. Seu porte necessita de atividades físicas básicas para que não seja sedentário e de uma alimentação bem controlada.

O que vai gerar maior necessidade de atenção em seus cuidados são os pelos. Por possuir uma pelagem muito longa e fina, a escovação, tosa e banhos devem ser rigorosos, para evitar nós, queda dos pelos e irritações na pele, entre outros problemas.

Quais são as diferenças entre lhasa apso e shih-tzu?

Se seu conhecimento sobre raças não for dos mais profundos, você vai facilmente confundir um shih-tzu com um lhasa apso ao compará-los visualmente. O pelo de ambos realmente é bem parecido, mas, se olhar um pouco mais a fundo, vai perceber características únicas em cada um, como o focinho mais achatado do shih-tsu e os olhos menores do lhasa.

Apesar de ambos serem bem carinhosos e brincalhões, o shih-tzu se diferencia ao ser muito mais adaptável com desconhecidos, o que o torna puramente um cão de companhia. Já o lhasa apso é mais cauteloso e desconfiado, late e fica quieto ao interagir com alguém novo até obter a confiança, por ser desenvolvido como um cão de alerta.

Quais são as condições físicas que faz da raça lhasa apso ser uma fofura?

Um fator que não pode ser negado nesses pequenos animais é a sua fofura contagiante. É quase impossível ver um cachorro desses e não se apaixonar imediatamente seja por sua aparência ou pelo seu carisma sério que agrada um grande público. Veja alguns pontos que fazem o lhasa ser irresistível.

Média de altura e peso

Se você se interessa por um pet que não cresça muito, este está na faixa ideal. São considerados de porte pequeno e podem chegar somente até os 25 centímetros de altura, assim seu peso também é proporcional, podendo variar entre 4 e 7 quilos.

Expectativa de vida

Quando temos um amigo como esses bichinhos, o apego emocional chega a ser a nível familiar e sua perda pode ser um momento de grande tristeza. Por isso, quanto mais eles viverem, melhor será para seu dono. A alta expectativa de vida da raça, que pode chegar aos 15 anos, é um ponto que agrada muitos e diminuí muitas preocupações.

Fofo e agradável

A combinação de um porte pequeno e aconchegante com um pelo inigualável por seu comprimento, maciez e fofura são algumas características que o torna agradável à primeira vista. Além disso, um rostinho lindo que chama muita atenção e uma personalidade única fazem com que essa raça seja a perfeita para se conviver.

Por que é uma ótima raça para apartamentos?

Um apartamento, muitas vezes, não comporta um cachorro, porque esses animais são extremamente agitados e necessitam de muito espaço para correrem e brincarem.

Mas, como vimos anteriormente, o lhasa se encaixa perfeitamente em um ambiente de apartamento, por não necessitar de muitas corridas e brincadeiras que exijam amplo espaço. Além disso, o seu tamanho não se torna um incômodo para o dono e a raça se contenta apenas com pequenos passeios para viver bem.

Qual a faixa de preço para compra de um filhote da raça lhasa Apso?

Se você está pensando em comprar um filhote de lhasa apso, saiba que o preço não é assustador — eles podem ser encontrados por valores entre R$ 800,00 e R$ 2,000,00, a depender da linhagem. Mas lembre-se de que o mais barato nem sempre é o ideal, sendo importante comprar somente de canis confiáveis com registro e de profissionais com posse responsável, que vendam seus filhotes com comprometimento e de forma correta.

Agora que você conhece um pouco mais sobre esse cachorro encantador que é o lhasa apso, deve saber se esse é o companheiro ideal para seu estilo de vida e se vale realmente a pena adquirir um filhote para acompanhar o seu dia a dia. Se você já tem um, esse conhecimento sobre a raça vai ajudar a compreender melhor seus comportamentos e transformar sua relação em algo muito mais agradável.

Gostou do nosso post? Então deixe o seu comentário, queremos saber a sua opinião.

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.