Cachorro engasgando: como identificar e o que fazer

Ter cachorros em casa é algo muito bom para a família, pois eles aumentam o ânimo de qualquer ambiente, são ótimos companheiros, leais e, claro, muito brincalhões. Mas esse alto nível de ânimo que eles exalam pode, em determinados momentos, ser prejudicial. Um exemplo é quando resulta no cachorro engasgando e você não estar preparado para lidar com isso.

É vital conhecer os aspectos de um animal antes de levar um para viver com você. Por se tratar de vidas, e não objetos inanimados, os cachorros têm muitas necessidades que vão além de se alimentar e dormir. É indispensável saber reconhecer se ele está doente, com febre, engasgando, entre outras situações. Somente assim, você conseguirá cuidar dele.

Além de identificar, é preciso saber como agir nessas situações de pressão, mantendo a calma para não causar mais afobação ao animal. Pensando nisso, preparamos este post com as principais dicas dos possíveis sinais do cachorro engasgando e como se portar nesses momentos delicados. Continue lendo e confira!

Quais são os sinais de que o cachorro está engasgando?

Os cachorros são conhecidos por ser sempre brincalhões e por gostar de se divertir com brinquedos. Porém, essa diversão pode acabar de um jeito não desejado, pois pode ocorrer de o cachorro acabar se engasgando com algum objeto ou, até mesmo, com a própria saliva. Nesse caso, o tutor precisa estar preparado para lidar com essa situação.

Se ocorrer um engasgo, você deve prestar atenção aos sinais que o cão pode apresentar, identificar a situação e saber agir imediatamente. Dessa forma, é fundamental observar se o animal está com alguns possíveis sintomas, tais como:

• está extremamente agitado e inquieto;
• balança a cabeça enquanto também bate as patinhas no focinho;
• produz muita saliva e baba;
• permanece com a boca aberta;
• faz insinuações de vômitos e até choraminga, por conta do incômodo causado pelo engasgo.

Mesmo sabendo desses sintomas, poderá ter casos em que o cachorro não vai apresentá-los. Por exemplo, em situações em que o objeto ingerido for pequeno demais. Quando isso acontece, os sinais serão diferentes dos já citados, como falta de apetite, tosse e aparência de estar apático.

O que fazer para ajudar o animal?

Após saber como identificar os sinais que um cachorro engasgando apresentará, é preciso aprender como ajudá-lo o mais rápido possível. Primeiramente, se o animal já estiver tentando expelir o objeto sozinho, como vomitando ou tossindo, espere até no máximo dois minutos para ver se ele fica melhor.

Caso não haja melhora, prossiga em tentar enxergar o objeto. Para isso, é preciso abrir a boca do cachorro de modo gentil, afastar a língua dele para o lado para melhor visão e, com auxílio de uma lanterna, iluminar a garganta do animal. Caso seja encontrado, tomando todo cuidado possível, retire-o com o auxilio de uma pinça.

Se, mesmo assim, o cão continuar com os sintomas de estar engasgado e não conseguir encontrar a causa, evite ficar procurando, pois o objeto pode acabar se aprofundando mais na garganta do animal. Nesse caso, faça o procedimento das manobras de desengasgo. A forma correta de conduzir a situação depende do porte do seu pet.

Se for um cachorro de porte grande, erga suas patas dianteiras, suspendendo-as do chão, deixando a gravidade agir sobre o objeto, mas sem tirar as patas traseiras do solo. Já para os cachorros de pequeno e médio porte, o procedimento é igual, mas por serem mais leves, podem ser suspendidos por inteiro do chão.

Como diferenciar engasgo de tosse?

Quando o cachorro consegue engolir, já é um possível sinal de que ele não está engasgado. O colapso da traqueia, isto é, a redução do diâmetro, intervém no fluxo de ar, fazendo com que o cão fique tossindo.

No entanto, caso ele esteja tossindo e apresente sinais de engasgo, procure se lembrar dos objetos em contato com o cão, como ossos, brinquedos, petiscos, gravetos, entre outros.

Quando é necessário levar ao veterinário?

Caso o dono consiga identificar os sinais de um cachorro engasgando, mas não obtenha êxito na hora de retirar o objeto, ou se o cão não conseguir expeli-lo por conta própria, essa é uma das situações em que deverá levá-lo imediatamente a um veterinário. Já na clínica, será feita a remoção do objeto com urgência.

O cuidado é necessário porque se houver algo entalado na garganta, pode causar asfixia e, até mesmo, um episódio de desmaio, em circunstância da demora da retirada.

De toda forma, vale a pena encaminhar o cão a uma clínica veterinária mesmo quando conseguir identificar, retirar ou expelir o objeto para assegurar que ele está 100% bem depois do ocorrido. Isso porque, dependendo do formato do objeto, se ele for pontiagudo, pode gerar cortes internos que, em consequência, levariam a ter um sangramento.

Além disso, o objeto também é capaz ferir algum órgão interno do animal, o que seria muito grave para sua saúde. Por isso, é sempre bom verificar os objetos que estão ao alcance dos nossos pets. Na hora de adquirir um brinquedo para ele, opte por aqueles de material maciço, sem peças pequenas, para que não solte pedaços, evitando que ele tenha um engasgo.

Para pessoas mais sensíveis, ver seu próprio cachorro engasgando pode provocar um quadro de desespero, deixando o pânico tomar conta. Isso porque a necessidade de ajudar provoca adrenalina e, muitas vezes, faz com que a pessoa acabe tomando decisões precipitadas, deixando a situação potencialmente pior — ou não tenha nenhuma reação.

No entanto, autocontrole nesses momentos é algo mais que essencial. Afinal, manter a calma, respirar fundo e se concentrar podem ser fatores para salvar uma vida naquele momento.

Como vimos, conseguindo recuperar o controle, procure seguir os passos vistos anteriormente. Todos eles funcionarão como uma medida inicial de primeiros socorros para o caso de um cachorro engasgando.

Gostou do nosso conteúdo? Então, aproveite a visita e leia também sobre cachorro ofegante: quando é preciso se preocupar. Certamente, você também vai gostar e saber como agir quando seu pet mais precisar.

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.