A origem da raça: Tonquinês

Gatinhos fofos e muito companheiros? Temos sim! Hoje vamos falar do gatinho inteligente, alegre e muito amigo: a raça Tonquinês.

Tonquinês: de olhos azuis, orelhas arredondadas e muito companheiro

Estamos falando de um bichano de porte médio, bastante musculoso, orelhas medianas e arredondadas. Os olhos costumam ser amendoados e inclinados ao longo das bochechas. A pelagem por sua vez, varia entre longa e curta, porém, em ambas variações, os pelos são muito sedosos e extremamente brilhantes.

História da raça

A história dessa raça traz uma ironia para lá de inusitada, pois o primeiro exemplar da raça foi a gatinha Wong Mau e foi para os Estados Unidos como o primeiro Birmanês. O Tonquinês foi desenvolvido por meio de uma criação planejada entre o gato da raça Siamês e o Sagrado da Birmânia, logo, não é difícil imaginar que esse cruzamento já tivesse acontecido anteriormente de uma forma espontânea. Então, Wong Mau, na verdade, foi a primeira Tonquinês, e não Birmanês, a chegar nos Estados Unidos.

O início da raça

Logo no começo, os criadores do Birmanês trabalharam com Wong Mau para isolar a coloração marrom sépia, hoje vista na raça, e na década de 1960 já estava bastante estabelecida. Começou, então, o programa de criação do Tonquinês, graças à Jane Barletta, que queria muito um gato entre os dois extremos (Birmanês e Siamês), junto à Margaret Conroy, no Canadá, que havia criado uma fêmea de Birmanês para o seu gato Siamês e os gatinhos dessa cruza as deixaram completamente fascinadas e apaixonadas.

Então, as duas mulheres começaram a trabalhar juntas para desenvolver a raça, que combinava traços únicos de duas raças diferentes. O principal desafio foi alcançar um tipo de cabeça e corpo que fossem uniformes e consistentes. O nome Tonkanese foi dado em 1967 e depois mudado para Tonkinese em 1971.

Sendo assim, Margaret escreveu o padrão da raça e o apresentou à Canadian Cat Association (CCA).

Personalidade

Se o Sagrado da Birmânia e os Siameses são venerados pela personalidade, é claro que o Tonquinês não seria diferente, não é? De miados suaves, essa raça é perfeita para aqueles que buscam companhia, pois esses gatinhos esperam o dono chegar em casa para contar como foi seu dia e ouvir o que você fez de bom.

Eles são companheiros e extremamente carinhosos. Ficam sempre juntinhos à família e gostam de participar de todas as atividades da casa, ao ponto até de andar no ombro do seu tutor. Para quem vive sozinho e não aguenta ficar muito tempo na solidão, os felinos dessa raça são a companhia perfeita.

Características

De corpo magro e bastante musculoso, cabeça triangular, focinho quadrado e nariz comprido, pernas longas e finas, cauda longa e pelagem parecida com a do Siamês, porém, com marcações menos evidentes; os gatos dessa raça são inteligentes, alegres e muito amigos. Eles convivem bem com crianças e também com outros animais de estimação, inclusive outros gatinhos. São dedicados aos seus tutores e considerados ótimos companheiros de casa.

Você acha que exageramos nas qualidades do Tonquinês? Acredite, é tudo verdade! Se você está aí, morrendo de vontade de comprar um para acompanha-lo, fique tranquilo, pois você não é o único. E se você deseja conhecer mais sobre outras raças, as melhores rações para o seu bichinho e tudo mais sobre os animaizinhos com temas incríveis, acesse nosso blog e confira muitas outras novidades.

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.