8 brincadeiras com cachorro para entreter seu pet dentro de casa

Os exercícios físicos também são importantes para os cães, pois além de aliviar o estresse e gastar energia, as brincadeiras com cachorro ainda contribuem por mantê-lo ativo, estimulando seus sentidos e deixando-o mais saudável e feliz. Sem esse entretenimento, o pet busca outras maneiras de se exercitar, nem sempre tão saudáveis, como roer os móveis, fazer buracos no quintal e até mesmo fuçar o lixo.

Por isso, para quem mora em casa ou apartamento e não tem tempo de sair para passear com seu cão, existem diversas brincadeiras que podem ser feitas na própria residência para oferecer a atenção que ele merece e também estreitar os laços entre o tutor e o pet.

Para ajudar nesta tarefa, separamos 8 brincadeiras para cachorro dentro da sua casa. Continue lendo e confira!

1. Jogar e pegar a bolinha

Essa é uma brincadeira bem simples, que não exige muito espaço e os cães adoram. Geralmente, o uso dos corredores é o ideal, mas outros ambientes também possibilitam essa interação. Apenas, lembre-se de utilizar uma bola anatômica à abertura da boca do cachorro, para que ele consiga agarrar com os dentes e devolver para você.

Além disso, vale sair da monotonia e deixar o momento mais divertido, fingindo que vai jogar a bola e não arremessar, atirar para locais distintos e em distâncias diferentes. Desse modo, o cão pode utilizar seus sentidos com uma brincadeira básica.

2. Caça ração

Esconder um pouco de ração em locais inusitados e fazer com que o cão cace para encontrá-la e, depois, comê-la também é uma ótima de entreter. Além disso, é uma maneira de estimular o cachorro a trabalhar o faro, sendo que, à medida que ele for melhorando e achar com mais facilidade, você poderá dificultar ao esconder em outros locais.

No entanto, é preciso ter cuidado, já que o cachorro pode não medir esforços e acabar se machucando ao derrubar objetos sobre si tentando achar a recompensa.

3. Esconde-esconde

Brincar de esconde-esconde, além de estreitar ainda mais a relação do pet e seu tutor, também auxilia no treinamento das habilidades do cão. Isso porque esse tipo de atividade estimula a memória e a inteligência do cachorro, levando-o a planejar os possíveis locais onde seu dono se escondeu, a fim de encontrá-lo.

Para estimular ainda mais, vale a pena utilizar guloseimas para parabenizá-lo assim que achar você. Contudo, se o pet se sentir assustado ou incomodado com sua ausência é melhor parar a brincadeira e transmitir segurança ao cãozinho.

4. Cabo de guerra

Esta é uma das brincadeiras com cachorro mais conhecidas e que todos se divertem. Com o uso de uma corda, ofereça uma ponta para o cão puxar com os dentes, enquanto você puxa a outra com as mãos, realizando um cabo de guerra. Lembre-se de deixá-lo ganhar de vez em quando.

No entanto, é importante não utilizar muita força ao puxar e acabar machucando o cão, principalmente os pequenos, cujos dentes podem danificar com mais facilidade.

5. Brinquedos interativos

Outra opção válida, especialmente para quem passa a maior parte do tempo fora de casa, é utilizar os brinquedos interativos. Além de serem estimulantes, esses objetos também permitem que o cão brinque sozinho.

No mercado há diversas alternativas, como brinquedos que pulam e produzem sons ou têm petiscos dentro, tudo para deixar o pet entretido e exercitar a paciência. Para economizar, uma garrafa pet pequena pode ser utilizada como ótima opção de brinquedo interativo. É simples: basta fazer dois buracos na parte de baixo e colocar alguns petiscos dentro da garrafa, deixando que o animalzinho encontre a melhor forma de resgatá-los.

6. Comandos de treinamento

Comandos de adestramento também fazem parte das brincadeiras com cachorro. Assim, esse momento pode se tornar agradável tanto para o pet quanto para o dono, visto que além de treinar, o cão passa a atender aos comandos.

Desse modo, quando estiver brincando com o cão peça a ele para deitar, sentar, rolar ou levantar e, quando ele fizer ofereça petiscos como forma de recompensa. Com o passar do tempo o animal irá entender os comandos desejados e pode começar a chamá-lo para a brincadeira.

7. Pista com obstáculos

Mesmo que o ambiente não seja grande, dá para montar uma pista com obstáculos para o pet. Nesse caso, utilize elásticos esticados, bambolês e cones e peça passa o cão pular os obstáculos oferecendo um petisco para incentivo e recompensa.

Essa opção ajuda o cachorro a gastar energia e aliviar o estresse em pouco tempo, pois além de se distrair, o animal vai encontrar desafios que o manterão estimulado, tanto no corpo quanto na mente.

8. Pular

É uma brincadeira simples e que ajuda o cão a se exercitar. Para isso, é preciso encontrar um objeto que o animal goste e mostrar a ele como se fosse dar. Então, mantenha o braço esticado de maneira que o cão só o alcance se pular. No início pode ser que ele não entenda, mas a partir do momento que alcançar dê a ele uma recompensa, a qual pode ser o próprio objeto ou um petisco.

Passear ao ar livre também é importante para o pet, visto que ele pode interagir com outros animais e pessoas, afinal os cachorros são animais sociáveis. Contudo, há diversas situações em que não é possível passear com ele, sendo essencial para o bem-estar e saúde entreter o pet dentro de casa, a fim de mantê-lo ativo e evitar o surgimento de alguns problemas, como irritabilidade, ansiedade e depressão.

Dessa forma, mesmo que limitado é importante dar ao pet a sensação de liberdade, para que ele não se sinta enclausurado na casa. As opções apresentadas de brincadeiras com cachorro são uma ótima maneira de respeitar as necessidades do animal, evitando a monotonia e o estresse. Mas, para evitar que o tempo deixe esses momentos entediantes, vale a pena dar uma variada nas brincadeiras sempre que puder.

O conteúdo foi interessante para você? Então, certamente também vai gostar de ler este outro artigo sobre enriquecimento ambiental para cães e como tornar mais atrativo o local de convivência do seu pet. Boa leitura!

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.