Por que os gatos ronronam: O que isso quer dizer?

Todo mundo que gosta de gatos já se pegou um dia se deixando levar pela calma terapêutica de um bom ronronar. Mas não se engane, existe muito mais coisa por trás desse momento, afinal por que os gatos ronronam?

A principal e mais forte questão ligada ao ronronar é que realmente ninguém sabe o que ele quer dizer. Muito menos como ele funciona ou o que ele possa significar. É lógico que muita gente concorda em alguns pontos. Afinal, quem nunca ouviu um gostoso ronronar enquanto o gato se diverte com um brinquedo novo? Porém, o mistério continua.

Logo de cara já surge uma dúvida estrutural, já que ninguém consegue apontar precisamente como esse barulho é criado. Na verdade, são duas linhas de pensamento, com a primeira delas acreditando que o ronronar está ligado à passagem de sangue pela veia cava, aquela que transporta o sangue já sem o oxigênio.

Entretanto existe um grupo de especialistas que acredita em algo muito mais simples e mecânico, mesmo sendo um pouco mais complicado. Chegado à conclusão que o ronronar acontece através dos músculos da laringe, enquanto eles se dilatam, a glote do gato faz vibrar as cordas vocais então o ar entra e sai.

Com certeza tem mais cara de um ronronar, mas quando será que ele acontece?

Quando acontece o ronronar?

A primeira opção é talvez a mais popular e que mais gente acredita: alegria. Quando o gato está feliz ele ronrona, simples assim. Quase como um sorriso. O que alguns especialistas apontam é, justamente, que isso pode ser mais real do que parece, e dado a complexidade desses bichinhos, talvez, como um sorriso, ele possa não ser só de felicidade.

De acordo com esse pessoal, o ronronar pode significar um monte de coisas dependendo muito da situação e contexto onde o bichinho está. O estresse de uma situação ou até o receio podem provocar o mesmo ruído. Portanto, quando seu gato estiver ronronando, se você quiser mesmo descobrir a razão, o melhor seria tentar entender em que situação emocional ele se encontra.

Mas não para por aí. Existe ainda um grupo de especialistas em gatos que recorrem a um lugar bem específico da vida do gato para entender o ronronar: sua infância. A ideia é que esses gato já nascem ronronando e o fazem para facilitar a vida da mãe, já que é através dessa frequência que ela consegue encontrar os filhotes e saber o que necessitam, como comida, por exemplo.

Essa mesma linha de raciocínio ainda defende a ideia de que nenhum ronronar é igual ao outro e que qualquer dono de gato sabe disso. Portanto o ruído pode não só significar um monte de coisas, como também podem ser ruídos específicos para cada demanda.

Mas quem pensa que é só isso é porque não imagina as propriedades curativas de um bom ronronar.

O poder do ronronar na saúde

Existe uma hipótese defendida por muita gente que afirma que o ronronar tem propriedades curativas. E isso parece ser mais real do que aparenta.

Os gatos ronronam em uma frequência entre 20Hz e 150Hz. Muita gente aponta que, nos humanos, por exemplo, as frequências entre 25Hz e 50Hz ajudam os ossos a se curar, assim como os 100Hz podem ajudar à recuperação de tecido.

A ideia é simples, os felinos se adaptaram a suas necessidades, principalmente à preocupação de estarem sempre curados e “inteiros” para sua caça, portanto, esse ronronar pode ter se desenvolvido para agir enquanto os gato tiram seus cochilos para ajudar em suas recuperações.

Isso explicaria também como os felinos em geral caem por ai de alturas enormes e não se machucam, já que desenvolveram um jeito de se curar através de um ruído simples e só dependendo deles mesmos.

Mais importante, não esqueça que esse ronronar não é exclusivo de seu gato em casa. Os especialistas em felinos maiores que seu bichano apontam que a maioria dos felinos do Reino Animal ronronam, com apenas algumas poucas prováveis exceções, já que leões, leopardos, jaguares, tigres e alguns tipos de leopardos, talvez não ronronem. Mas o resto, com certeza o faz.

Quer aprender mais sobre seus gatos e cuidados com os animais? Inscreva-se no nosso canal do Youtube!

Barulho de caça dos gatos

Falando em ruídos de seu gato, não podemos confundir o ronronar com um outro som desses bichinhos, um que vem diretamente de sua boca em uma situação bem específica, quanto está diante de sua provável caça.

Esse comportamento pode ser observado fora da vida selvagem quando seu gato fica frente a frente com um passarinho. O ruído é como um estalo e quem tem gatos em casa já deve ter escutado ele.

Nesse caso, o gato vê no pássaro uma presa em potencial. Isso acontece também quando seu bichinho vê um rato ou um inseto, mas nesses outros casos, por serem criaturas mais noturnas e que se movem nas sombras, talvez você não esteja presente para observar.

Mesmo o barulho sendo claro, existem duas linhas de pesquisa que apontas duas conclusões diferentes. Em uma delas, o felino faz esse movimento com o maxilar por estar longe demais da presa e a impossibilidade de alcançar seu alvo naquele momento causa um estresse muito grande, sendo então esse movimento um jeito de relaxar diante da impossibilidade de atacar.

A outra linha de pensamento aponta que o barulhinho vem de uma preparação para o ataque, como se o felino estivesse aquecendo sua mandíbula, já que seu bote precisa ser certeiro e incapacitar a presa e não ficar frente a frente com o perigo de um contragolpe.

É lógico que ninguém irá confundir o ronronar com esse ruído “pré-ataque”, mas em ambos os casos, mais do que só um barulho, é fácil entender o que está acontecendo diante do contexto e da situação. O que seu gato está sentindo está sempre ligado ao que está ao redor dele, portanto, entender o que qualquer barulho dele quer dizer vai ser sempre muito mais fácil para o seu dono.

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.