Alergia animal: causas e tratamento

A alergia animal é muito parecida e tão comum quanto a alergia humana, sendo uma das maiores causas de visita ao veterinário.
Mas você sabe realmente o que é alergia? As alergias ou dermatites alérgicas são reações do corpo contra alguma substância rejeitada. Podem surgir por diversos fatores e substâncias. Assim como nós, os pets podem sofrer vários tipos de alergias. Conheça alguns:

Alergia de contato

Dessa forma, quando o animal tem contato externo com a substância alérgica, ou seja, em tapetes e carpetes, plantas, poeira ou tecidos específicos.
A alergia de contato pode ser identificada por meio de coceira, mudanças da cor da pele e feridas.

Alergia respiratória 

Considerada uma das mais comuns, esse tipo de alergia acontece naturalmente com raças com grande dificuldade respiratória, pouca imunidade e resistência aos aromas, como no caso dos cães Pug, Buldogue Francês e Inglês, que trazem essa tendência no DNA de suas raças.

A alergia é provocada por cheiros fortes, produtos de limpeza, fumaça de cigarro, pólen e perfumes. É identificada por meio de espirros, dificuldade de respiração e, dependendo da sua intensidade, pode até causar ferimentos na pele.

Alergia a alimentos e medicamentos

Os pets também podem ter restrições a alimentos e medicamentos.
A alergia aos alimentos pode ser originada desde alimentos caseiros a rações secas e úmidas; é uma das mais difíceis de serem identificadas, podendo demorar até 10 anos para demonstrar sintomas (queda de pelo, vômito e diarreia).
Já a alergia a medicamentos pode despertar diferentes reações dependendo da raça e medicação.

Tratamento

Antes de qualquer providência, deve-se identificar qual o tipo de alergia. Para isso, procure um veterinário e siga suas orientações. Os tratamentos normalmente acontecem depois de um diagnóstico e identificação do tipo de alergia. Portanto, é realizada a suspensão dos produtos que possuem as substâncias alérgicas e, em seguida, passa-se a utilizar shampoos especiais para o tratamento da pele e crescimento dos pelos; este tratamento pode andar em conjunto com a ingestão de antialérgicos.

A alergia animal são comuns na vida dos pets e para evitá-las precisamos cuidar deles da melhor forma possível. Não deixe de visitar o veterinário periodicamente, o seu pet merece todo cuidado!

Conheça nossa linha de limpadores perfumados, que irá deixar sua casa sempre limpa e cheirosa. Eliminando a poeira dos ambientes que os pets vivem.

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.