Quando levar seu cachorro ao veterinário

Os cães nos proporcionam momentos únicos e experiências incríveis! Mas ter um cachorro em casa exige grande dedicação e cuidados especiais. Muitos se questionam quando levar seu cachorro ao veterinário?
Todos os cães precisam fazer anualmente um check-up no veterinário, mas há situações em que a visita deve ser feita com maior regularidade. 
É importante sempre prestar atenção ao dia a dia do seu animal de estimação e ficar atento às mudanças comportamentais ou físicas, já que nem sempre sabemos exatamente o que eles estão sentindo.

Conheça seu pet

Quanto mais você conhecer o seu cachorro, mais fácil será reconhecer sinais de mudanças, apressar a visita ao veterinário e definir um diagnóstico concreto para dar início ao tratamento caso seja identificado algum problema. Assim, as chances de seu pet se recuperar são maiores.

Fizemos uma lista com os 10 sintomas das doenças mais comuns que afetam os cães. Se o seu pet apresentar algum dos sinais a seguir, não hesite, procure um médico veterinário. Um diagnóstico precoce é valioso e pode salvar a vida do seu melhor amigo.

Coçar, lamber ou morder

As causas desses sintomas podem ser variadas e significam que o seu animal pode estar com ectoparasitas (pulgas, carrapatos), alguma irritação alérgica, pele seca, doença, desequilíbrios hormonais ou estresse. Além de provocar desconforto, essas ações são perigosas para a saúde do animal, pois podem causar contaminações secundárias como infecções e dermatites.

Sangramentos

Exceto quando a fêmea está no cio, seu cão nunca deve sangrar. Se aparecer algum ferimento ou sangramento em seu animal, pode significar alguma hemorragia ou ferimento que precisa ser estancado. Em todo caso, leve-o ao veterinário para obter um diagnóstico concreto.

Ganho ou perda de peso

A perda de peso pode significar diabetes, anemia, desnutrição ou alguma dor que provocou a perda de apetite em seu pet. Já o ganho de peso pode significar problemas na tireoide, abdômen distendido ou problemas na glândula adrenal. Pode ser uma doença física, geralmente problemas hormonais e intestinais ou até mesmo depressão, doença que está sendo diagnosticada com maior frequência em cães. Em ambos os casos é importante verificar o motivo de ganha ou perda de peso.

Comportamento agressivo

Se o seu pet teve uma mudança repentina de comportamento e se tornou mais agressivo com uma postura ameaçadora, algo de errado está acontecendo, fique atento.

Aumento da ingestão de água

Além de uma dieta equilibrada, a quantidade e qualidade da água que seu cachorro ingere dizem muito sobre sua saúde e qualidade de vida. Se a rotina e o nível de atividades físicas de seu animal não foram alterados e ele passou a consumir mais água que o comum, pode ser um sinal de estresse, diabetes, problema renal, problema na glândula adrenal ou ansiedade. Consulte o veterinário.

Animal quieto ou triste

Se o seu cão era ativo e se tornou apático e indiferente às atividades que antes eram prazerosas a ele, procure um veterinário. Isso pode significar que ele está com anemia, dor nas juntas, problemas de coração, artrite ou fraqueza. Geralmente um cachorro doente se torna apático. Por tanto, a apatia pode ter muitos significados.

Mancar

Cachorro mancando é um claro indicador de que algo está errado e seu animalzinho está sentindo dor. Pode significar neoplasia nos ossos, ruptura de ligamento, artrite ou algo preso embaixo das patas.

Coceira nas orelhas

Muita coisa pode estar por trás da coceira nas orelhas do cachorro. Se o seu cachorro coça as orelhas com frequência, possui um cheiro ruim no ouvido, apresenta vermelhidão ou está produzindo muito cera, pode significar que ele está com otite: uma infecção no canal externo auditivo que pode ter diversas causas, desde corpos estranhos e reações alérgicas a parasitas, bactérias ou fungos.

Caroço ou edema

Um caroço em qualquer lugar do corpo precisa ser verificado pelo veterinário com urgência. Desde problemas mais simples a tumores, caroços e edemas devem ser tratados o mais rápido possível. Nesses casos, a rapidez no tratamento pode salvar a vida do animal.

Cão pressionando a cabeça na parede

Um comportamento que muitas vezes pode ser banalizado, na verdade é um sinal de que algo não vai bem com a parte neurológica do cachorro. Pressionar a cabeça na parede não é perigoso, mas pode indicar doenças gravíssimas. Vá ao veterinário o quanto antes.

Olhos

Preste atenção nos olhos do seu pet: se eles estiverem vermelhos, esbranquiçados ou com excesso de secreção, é um sinal claro de que algo não está bem e é hora de ir ao veterinário. Doenças como úlceras na córnea, problemas nas pálpebras, catarata e glaucoma se manifestam inicialmente desta maneira. Dermatites e parasitas também podem ser responsáveis pela secreção nos olhos.

Esses são apenas alguns sintomas das doenças caninas mais comuns, mas existem muitos outros. Por isso, esteja sempre alerta com seu animal de estimação. Ao perceber alguma mudança, não coloque a saúde do seu pet em risco, procure um veterinário. Só ele saberá melhor do que ninguém esclarecer as suas dúvidas e ajudar a resolver o caso, por menor que seja.

Conheça a linha de alimentos Natural Pro

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.