Como um cachorro pega Cinomose?

A Cinomose canina é uma das doenças mais comuns entre os cachorros, mas o que é essa doença? Como um cachorro pega Cinomose? Quais são os cuidados? Como é o tratamento? Eu posso pegar Cinomose?

Se você tem alguma dessas dúvidas, não precisa se preocupar. Nós vamos responder todas elas e te ajudar a prevenir seu cachorro dessa doença tão cruel e que, infelizmente, ainda não tem uma medicação direta.

O que é Cinomose?

A Cinomose é uma doença viral altamente contagiosa que costuma atingir cachorros que não terminaram o esquema vacinal, mas também pode atingir cachorros que não receberam o reforço anual da vacina múltipla.

Um dos primeiros sintomas que a Cinomose canina apresenta é a diarreia. Em estágios avançados, ela pode atingir os sistemas respiratórios e podem surgir secreções amareladas nas regiões do nariz e olhos.

Como os cachorros pegam Cinomose?

A Cinomose é uma doença contagiosa transmitida pelo contato com outros cachorros infectados. A transmissão acontece através da respiração em ambientes contaminados ou pela interação com objetos que foram usados por cachorros doentes.

O vírus da Cinomose é muito resistente no ambiente. Ele costuma ser ainda mais resistente em ambientes frios e secos. Em locais arejados e com muita luz, ele resiste, em média, três meses. Por isso é importante manter o ambiente sempre higienizado e desinfetado.

Os cachorros infectados com Cinomose expelem o vírus na urina, fezes e secreção até 90 dias depois da doença. E como o vírus é muito resistente no ambiente, é importante lembrar que a contaminação não acontece apenas através do contato direto. É possível que o cachorro pegue a doença com passeios por locais onde passaram outros cachorros infectados, por exemplo.

Eu posso pegar?

A Cinomose é uma doença que atinge prioritariamente cachorros, mas ela também pode ser encontrada em menor quantidade em animais silvestres. Um ser humano não é afetado, mas pode portar o vírus e transmitir para os animais.

Sintomas da cinomose

Em estágios iniciais, a Cinomose pode ser confundida com outras doenças por apresentar sintomas comuns, como diarreia. Porém, em estágios mais avançados, ela pode afetar até mesmo o sistema motor e respiratório do seu cachorro. Então, fique muito atento aos menores sinais da doença.
Os sintomas mais comuns de Cinomose são:
•  Apatia
•  Diarreia
•  Perda de apetite
•  Vômito
•  Febre
•  Secreção ocular
•  Secreção nasal
•  Convulsão
•  Paralisia
•  Tique nervoso
•  Falta de coordenação

Como é o tratamento para a Cinomose?

O tratamento é feito através de medicações que controlam os sintomas e evitam problemas maiores para a saúde do seu cachorro. São utilizados remédios para o tratamento de febre, vômito, diarreia, secreção, convulsão etc.

O tratamento médico deve ser indicado por um veterinário após os exames constatarem que o cachorro está infectado com o vírus da Cinomose, mas vale ressaltar que não existem medicamentos capazes de combater o vírus.

Em alguns casos, os cachorros que tiveram o seu sistema motor afetados pelo vírus podem apresentar sequelas após o tratamento, como tremores musculares, dificuldade no andar e crises convulsivas. Neste caso, ele precisará de acompanhamento com veterinário e fisioterapia para tratar as sequelas.

Além disso, é altamente recomendável manter seu cachorro limpo, num ambiente desinfetado e com uma alimentação balanceada com ração Baw Waw. Esses cuidados básicos são essenciais para reduzir os sintomas na origem do problema.

Prevenção é o melhor cuidado

A Cinomose é uma doença altamente contagiosa e sem uma medicação específica para o seu tratamento. Por isso, a prevenção é o melhor cuidado que você pode ter com seus cachorros.

Cumpra a tabela de vacinação, mantenha o ambiente higienizado e desinfetado com frequência e mantenha uma alimentação balanceada para garantir que ele tenha todos os nutrientes necessários para seu organismo se manter saudável.

Com esses cuidados básicos, seu cãozinho estará protegido e seguro!

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.