Por que meu cachorro se lambe tanto?

Os cachorros têm muitas maneiras diferentes de sinalizar problemas de saúde ou, até mesmo, de socialização. Eles não falam, então seus sintomas são sinalizados através de comportamentos. E um comportamento que pode sinalizar que algo está errado é o cachorro se lambendo com frequência.

Essa lambição sem fim pode significar muitas coisas diferentes. Pode ser desde problemas com ração, higiene, ou até mesmo emocional. Por isso, é importante ficar atento aos sinais e tentar entender quando seu cachorro começou a se lamber com tanta frequência.

Neste artigo, nós o queremos ajudar a entender quais são os principais motivos para o seu cachorro estar se lambendo e o que você pode fazer para solucionar este problema.

Alimentação e Higiene

Cachorros se lambendo pode ser sinal de bactérias, alergias e infestações de pulgas. Essa pode ser uma maneira menos agressiva do seu cachorro se coçar, ao invés de ficar se mordendo. Nesses casos, é importante manter uma rotina de higiene e cuidados com o pelo do seu animal. Os shampoos e condicionadores Baw Waw podem lhe ajudar nesse processo.

Além disso, a alimentação também pode ser a causa das lambidas. Os cachorros de diferentes portes, raças e estágios da vida precisam de nutrientes diferentes. Quando eles não encontram esses nutrientes na alimentação, eles começam a comer objetos da sua casa, morder paredes e, até mesmo, se lamber. Encontre a ração Baw Waw ideal para o seu cachorro para que ele tenha todos os nutrientes necessários para uma boa qualidade de vida.

Problemas emocionais

Se você está com uma rotina de higiene e oferecendo a ração de qualidade para o seu cachorro, mas ele ainda continua se lambendo muito, o problema pode ser emocional.

Com grandes mudanças de rotina ou, até mesmo, sem uma rotina de passeios e exercícios físicos, o seu cachorro pode se lamber para aliviar alguns problemas emocionais.

Ansiedade

Esse é um dos principais problemas emocionais que deixam os cachorros se lambendo muito. Quando eles se sentem ansiosos, é bem comum que comecem a se lamber como uma forma de gastar energia ou, até mesmo, se sentirem mais confortáveis no ambiente.

Estresse

Ficar muito tempo parado ou conviver num ambiente conturbado pode gerar estresse nos cães. Nesses casos, se lamber é uma maneira de reduzir os níveis de estresse. A melhor solução para estes casos é praticar exercícios diariamente. Separe um momento do dia para brincar com o seu cachorro e fazê-lo gastar energia. Livre-o do tédio e do estresse.

Depressão

Grandes mudanças de rotina, a perda de um familiar próximo ou o distanciamento de outros pets podem gerar depressão no seu cachorro. Nesses casos, além de se lamber muito, o cachorro costuma ficar muito sonolento.

Carência

É comum que os cachorros comecem a se lamber por carência. É uma forma de chamar a atenção dos seus tutores, mesmo que através de uma bronca. Dê mais atenção para ele em diferentes momentos do dia.

Compulsão

Em alguns casos, se lamber se torna uma compulsão. É algo natural para o cachorro. Quase como andar, comer e dormir. É preciso de estímulos para que ele pare de se lamber.

Observe seu cachorro se lambendo

Conhecendo todas essas origens para um cachorro se lambendo, o mais importante é você observar o seu cachorro. Preste atenção em quais momentos que ele mais se lambe, lembre-se se vocês passaram por mudanças bruscas repentinamente.

Com essas dicas que nós trouxemos no artigo, você conseguirá encontrar a origem das lambidas e ainda melhorar a qualidade de vida do seu cachorro.

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.