O olhar de coitadinho que o seu cão faz é intencional

Sabe aquele olhar de coitadinho que o seu cachorro faz toda vez que apronta alguma coisa e você chama a atenção dele? Essa “cara de culpado” é intencional e um artifício usado pelo seu pet especialmente para convencer você a fazer o que ele deseja.

Especialistas investigaram o comportamento canino e desvendaram o significado dessa atitude tão comum dos cães para entender um pouco mais o que o seu fiel companheiro quer dizer a você.

Para realizar essa pesquisa, a Universidade de Portsmouth, na Inglaterra, desenvolveu uma nova ferramenta chamada DogFACS, que analisa as expressões faciais caninas.

Foram selecionados 27 cachorros em um abrigo para adoção e seus músculos faciais foram analisados. Todas as vezes que um possível dono estava à sua frente.

O estudo descobriu que a maioria dos cães levantavam a parte interna das sobrancelhas sempre que o possível dono se aproximava para que seus olhos parecessem maiores. Os cãezinhos que faziam esse olhar possuíam maiores chances de serem adotados em relação aos que não faziam.

Os cachorros sabem que esse olhar mexe com os humanos e, por isso, desenvolveram essa tática em reposta à nossa preferência e sensibilidade por feições mais infantis e frágeis.

Quem tem um pet sabe muito bem como é esse olhar de coitadinho

Bastante comum quando o tutor chama a atenção do cão. Mas, de acordo com especialistas em comportamento animal, o olhar de culpa que o pet faz quando apronta algo é apenas uma reação à raiva que o tutor está demonstrando em relação ao que ele fez. Ele não se sente realmente culpado, o olhar é apenas uma reação incentivada pelo seu comportamento, ele quer apenas que você se acalme.

Quando o assunto é educar o pet, é essencial entender como a mente dele funciona para corrigi-lo da maneira certa. Todas as atitudes do animal são, na verdade, respostas ao seu comportamento.

Se o pet aprontou, é necessário fazê-lo entender que o que ele fez foi algo errado. O ideal é repreendê-lo imediatamente, isso acabará com a sua diversão e ele irá associar a situação a algo nada divertido. Em seguida, mostre a ele o comportamento correto. Quanto maior o intervalo entre a bronca e a atitude do pet, menor será a relação que ele fará entre os fatos.

O comportamento do pet é apenas um reflexo do nosso comportamento e essa é apenas mais uma das técnicas de comunicação desenvolvidas por ele para chamar a sua atenção e conseguir interagir com você.

Conheça nossa linha de Bifinhos para cães Baw Waw, ideal para a hora de educar e brincar com seu melhor amigo.

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.