Coronavírus, animais de estimação podem contrair?

Nas últimas semanas o coronavírus virou pauta mundial, principalmente no Brasil, após as confirmações dos primeiros casos na cidade de São Paulo (SP). Então, se você está com medo e se perguntando se o seu cachorro ou gato também pode pegar a doença, confira o nosso artigo.

Na China, onde o vírus foi descoberto, os donos de cães e gatos, na tentativa de proteger seus animais de estimação, têm comprado máscaras específicas e, inclusive, vestido seus animais com sacolas plásticas e até meias, mesmo que epidemiologistas desaconselhem a prática pela sua baixa efetividade na proteção contra o vírus.

Embora a Organização Mundial de Saúde (OMS) tenha informado há pouco tempo que não existe nenhuma evidência de que cachorros e gatos podem ser infectados pela doença, a conselheira técnica da Comissão Nacional de Saúde da China e epidemiologista, Li Lanjuan, afirmou que o coronavírus pode sim ser transmitido aos animais domésticos.

Outra informação de grande importância é que ainda não há evidências de que os pets possam vir a transmitir o coronavírus aos humanos. Inclusive, as autoridades chinesas são duramente criticadas por sacrificarem os animais sem nenhuma comprovação científica de que essa transmissão aconteça.

Animais em quarentena

As autoridades de saúde de Hong Kong, na China, anunciaram no dia 28 de fevereiro que o cão de uma paciente infectada apresentou “positivo fraco” nos exames para o Covid-19, a doença que é provocada pelo novo coronavírus (SARS-CiV-2).

Porém, segundo as próprias autoridades chinesas, o animal não apresenta nenhum sintoma da enfermidade e ainda não há como esclarecer se o vírus do cão realmente pode infectar os humanos.

Por conta desse resultado, cães, gatos e até outros mamíferos que têm seus tutores entre os infectados com o Covid-19, devem respeitar o período de quarentena de 14 dias.

O coronavírus é uma preocupação mundial, portanto, mais do que nunca, devemos estar atentos às orientações médicas e ações preventivas para proteger a todos que amamos.

Fontes:

https://exame.abril.com.br/ciencia/cachorros-e-gatos-podem-pegar-coronavirus/

https://pfarma.com.br/cachorro-coronavirus.html

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.