4 comandos básicos para cães e gatos!

Quando pensamos no adestramento de animais domésticos, automaticamente vem à cabeça a ideia de que só cachorros passam por esse processo. Mas não se engane, existem tanto comandos para cães quanto para gatos.

Cachorros são animais mais adaptativos que os gatos, o que os deixa muito mais suscetíveis a aprenderem truques e comandos. Gatos agem, muitas vezes, por instinto e independência, mas, com uma boa comunicação e prática, até mesmo eles podem aprender comandos básicos.

Um bom adestramento deve começar com o animal ainda filhote, pois é quando eles estão adquirindo experiências. Cães que latem demais ou gatos muito agitados, geralmente, são os principais alvos de um adestramento. Se você quer ensinar seu bichinho, veja a seguir os 4 comandos básicos e saiba como fazê-los de maneira simples.

Comandos para gatos

1. Sentar

O comando de sentar é muito eficiente para gatos agitados, que nunca param na sua frente quando é preciso. Para isso, proponha ao bichano algumas ações, como fazer o gato ver o petisco em sua mão e se aproximar.

Posteriormente, coloque o petisco na altura de sua cabeça e segure até que o animal sente. Assim que ele fazer a ação, sempre fale “senta” e dê um pedaço do petisco e o acaricie, fazendo o gato levantar e repetir o processo. Chegará um momento em que o animal deverá reconhecer a palavra “senta” e realizar ação sem recompensa.

2. Pegar o brinquedo

Brincar de pegar um brinquedo também é possível e bastante simples de acontecer com os comandos para gatos. Escolha o brinquedo que ele mais brinque, uma bola, ratinho. Inicie jogando o brinquedo dentro do campo de visão do gato e diga “pega”. Depois que pegar, tente atrair sua atenção de volta com uma recompensa.

Assim que ele se aproximar, pegue o brinquedo de sua boca e ofereça novamente uma recompensa enquanto faz carinho. No começo, pode ser que o gato não traga o brinquedo de volta ao ver a recompensa. Então, é importante que a recompensa só seja dada com a devolução do brinquedo.

3. Deitar

Esse truque, geralmente, precisa ser treinado após o bichano já saber sentar, pois facilita a compreensão. Assim, quando o bichano estiver sentado, leve o petisco até o chão e o segure.

Espere o gato ir até sua mão, deixando no chão e diga “deite” e dê a recompensa e o acaricie. Assim como os outros, repita a ação até que a palavra-chave seja reconhecida.

4. Dar a pata

Muitos gatos não gostam de interagir diretamente com seus donos, a não ser por algum carinho que ele queira. Mas, com um bom treinamento, você fará o bichano dar a pata sem reclamar. Nesse caso, pegue algum atrativo, seja brinquedo ou petisco e coloque acima da altura de sua cabeça e espere ele esticar a pata para alcançar e fale “dê a pata”. Repita o processo, mas, dessa vez, tire o brinquedo e dê sua mão.

Obtendo sucesso, ofereça a recompensa e repita o processo. Um cuidado que se deve ter é em relação às unhas do bichano. Se estiverem grandes ou o animal costumar colocá-las para fora, o recomendado é que o treinamento seja feito de luvas.

Comandos para cães

1. Sentar

Geralmente, esse é um dos primeiros treinos recomendado para o com seu companheiro, por ser algo simples e de fácil aprendizado. Para isso, coloque um aperitivo na altura de sua cabeça, fazendo com que ele se sente tentando alcançar.

Quando alcançado, sempre fale “senta” e dê o petisco e elogie. Continue tentando e passe para fases de falar “senta” antes mesmo de o cachorro sentar e passando para o comando sem recompensa.

2. Vir

Chamar seu cachorro pode até ser fácil, mas, às vezes, ocorre de ele se manter teimoso e não acompanhar. Com um pouco de incentivo, ele sempre virá ao seu lado. Assim, coloque a coleira nele e, com um petisco, conduza para que ele o siga. Fale “vem” e, após um tempo seguindo, dê uma recompensa. Repita, até não ser mais necessária a coleira.

Após várias repetições, retire a recompensa, apenas chamando e fazendo com que o siga sem a coleira. Isso facilita na aproximação e evita eventuais problemas com fugas.

3. Dar a pata

Pode-se dizer que esse comando para cães é uma continuação e complemento do comando de sentar, já que dar a pata só é possível estando sentado. Por isso, faça o cachorro sentar e coloque um aperitivo em sua mão, quando ele se aproximar feche-a e ele tentará alcançar com a pata. Assim que ele tocar sua mão, diga “dê a pata”, elogie e ofereça o petisco.

Repita quantas vezes for necessário para obedecer antes de receber a recompensa. Esse comando, por si só, não tem muita utilidade, apenas reforça o comportamento do cachorro e, claro, é muito bonitinho e legal de mostrar para os amigos.

4. Ficar

Assim como dar a pata, o comando ficar também é derivado do sentar. O cachorro pode até esperar em pé, mas, com certeza, será muito mais confortável e eficaz se a espera for sentada.

Nesse caso, faça o cachorro obedecer ao comando sentar, colocando um petisco em sua mão e diga “fica”, fazendo sinal para ele parar. Distancie-se lentamente e, caso ele permaneça parado por qualquer período de tempo, ofereça-o uma recompensa. Repita o procedimento indo para mais longe a cada tentativa.

O treinamento leva à perfeição. Então, é importantíssimo que os truques sejam refeitos todos os dias com seu animal, até que ele possa obedecer com facilidade a suas falas. Mas, claro, não basta somente saber comandos para gatos e cães, é preciso manter uma relação forte com eles diariamente, cuidando de maneira rigorosa de suas necessidades diárias, como higiene, alimentação, carinho e atenção.

Esses passos, além de fazer com que os bichinhos fiquem saudáveis e fisicamente prontos para os comandos, também os deixam mais confortáveis na presença de seu tutor, que poderá realizar as ações desejadas com mais facilidade. É importante ressaltar que, quanto mais cedo começar os treinamentos, mais eficientes eles serão. Por isso, inicie os comandos para cães e gatos com eles ainda filhotes. Dessa foram, seus laços de confiança serão construídos junto à realização das ações.

Para ter mais conteúdos interessantes como esse e aprender mais para cuidar de seus bichinhos, siga-nos nas redes sociais! Veja nosso Facebook, Instagram e Youtube.

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.