Banho em cachorro: guia com tudo que você precisa saber

Atualmente, está cada vez mais comum ter os pets dentro de casa como companhia. No entanto, essa proximidade exige alguns cuidados com a higiene, como dar banho em cachorro e manter a saúde do animal. Isso porque, além de deixar o cão cheiroso, a regularidade da higiene evita o aparecimento de doenças de pele e parasitas.

Contudo, deixar o animalzinho limpo é uma missão que necessita de atenção, pois mesmo levando ao pet shop, em determinadas situações, é preciso saber como dar banho em casa, e isso pode ser bastante trabalhoso. Afinal, existem questões que podem gerar dúvidas como o início da higienização, frequência do banho, cuidado com os pelos e produtos ideais.

Por isso, preparamos este artigo para ajudar você a esclarecer essas e outras dúvidas, além de um passo a passo de como dar banho em cachorro, para que possa retribuir todo carinho e cuidado que seu pet merece. Acompanhe!

A partir de qual idade o cachorro pode tomar banho?

Quando o cachorro chega ao seu novo lar ele precisa ter um tempo para adaptação. Posteriormente, se estiver sujo o banho precisa ser sem estresse e rápido, optando por um dia mais quente e que o cão não sairá de casa. Contudo, é preciso que o animal esteja imunizado, isto é, com o ciclo de vacinação completo.

Isso porque, quando filhotes, a idade para iniciar o banho deve ocorrer somente após o desmame, pois nesta fase o sistema imune está em processo de fortalecimento. Além disso, ele é considerado baixo, especialmente quando ainda não recebeu todas as vacinas necessárias.

Caso o filhote necessite de banho, por estar muito novo é recomendado usar produtos específicos para cães e banho seco sem cheiros fortes, tendo a liberação indicada pelo médico veterinário.

Como limpar os filhotes de maneira correta

Quando filhotes a imunidade está sendo obtida aos poucos, por meio do colostro que se encontra no leite materno. Por isso, nessa fase não é recomendado dar banho em filhotes, até mesmo porque a mãe garante a limpeza da cria.

No entanto, caso haja necessidade, pode utilizar uma toalha úmida e passar no local sujo, especialmente na região genital, barriga e patas. Outra opção para limpar os filhotes de maneira adequada é oferecer o banho seco a partir dos três meses de idade.

Para isso, inicie com a escovação dos pelos para desfazer possíveis nós e facilitar a limpeza. Posteriormente, utilize uma tolha umedecida com água morna e aplique um pouco do shampoo seco especifico para esse tipo de limpeza. Comesse pela higienização da região dos olhos para remover a formação de crostas e as sujeiras das orelhas. Depois, limpe as regiões íntimas e as patinhas para eliminar toda sujidade, odores e secreções acumuladas.

Caso o pet esteja muito sujo, o procedimento pode ser repetido novamente. E, para finalizar, prossiga com o retorno da escovação dos pelos, a fim de tirar quaisquer possíveis restos de shampoo, deixando a pelagem suave e seca.

Qual a frequência ideal de banho para cães?

As raças de cachorros possuem hábitos diários e características físicas diferentes entre si, não tendo nenhuma regra específica para estabelecer a frequência ideal para os banhos. Um animal que permanece somente no quintal, por exemplo, tende a acumular mais sujeiras do que aquele que fica dentro de casa.

Além disso, dar banho em cachorro com frequência pode gerar alguns problemas de saúde, como doenças de pele e baixa imunidade. No entanto, em perfeitas condições de saúde, devido ao tipo de pelagem a frequência do banho pode alterar.

Em cachorros de pelo curto, as características podem variar como, por exemplo, Pastor Alemão, Buldogue e a maioria dos Vira-latas. Nesses casos, dependendo das atividades exercidas e o tipo de ambiente para permanência, os banhos são indicados a cada 15 e 30 dias.

Para os cães com o pelo mais longo como o Poodle, a frequência dos banhos pode ser entre 15 dias. Já pets como York Shire, Maltês e o Shih-tzu, tem a estrutura do pelo mais oleoso, sendo recomendados banhos semanas.

Contudo, no inverno é indicado reduzir a frequência dos banhos, optando pelos dias mais quentes e também a lavagem a seco para não trazer riscos à saúde do cãozinho.

Qual o passo a passo para dar banho em casa?

Dar banho em casa pode ser uma tarefa bastante trabalhosa. Mas, seguindo alguns passos para garantir a segurança e saúde do seu cão pode fazer com que o esforço vale a pena. Veja a seguir as principais etapas.

Escolha o local adequado

Tanto para o tutor quanto para o cão, é preciso escolher um ambiente confortável e seguro, a fim de evitar acidentes como escorregões e quedas. Conforme o tamanho do pet e as condições climáticas como em dias quentes, o tanque ou quintal pode ser o ambiente perfeito. Mas já em dias mais frios o uso do chuveiro é indispensável.

Prepare todos os itens necessários

Os shampoos, condicionadores específicos, toalha e algodão devem estar posicionados e bem próximos do local do banho. Além disso, mantenha o ambiente tranquilo para trazer confiança e o cão não estranhar.

Proteja as orelhas

Com o auxílio do algodão, posicione-os delicadamente nas orelhas do pet para proteger contra a entrada de água.

Verifique a temperatura da água

A água precisa estar sempre morna, evitando deixar fria ou quente demais para não causar transtornos ao pet, já que as variações bruscas podem causar problemas.

Inicie o banho

Comece a molhar o corpo do pet, deixando a região da cabeça por último. Posteriormente, utilize o shampoo e condicionador, que devem ser próprios para cachorro, e massageia toda a região, esfregando também entre as patas e os dedos. Procure brincar com o animal para descontrair e passar uma experiência positiva para ele.

Remova por completo no enxágue

Todos os produtos aplicados durante o banho devem ser eliminados no enxágue, visto que resíduos pode causar problemas dermatológicos. No entanto, evite posicionar o jato de água especificamente na cabeça para não assustá-lo e parabenize seu amigo pelo excelente comportamento.

Como dar banho em cachorro de pelo curto e longo?

Tanto para cachorros de pelo curto quanto para longo o procedimento para o banho é bem parecido. Contudo, a principal diferença está na hora de secar, visto que a quantidade de pelos influencia diretamente nesse processo.

Isso porque, nos cães de pelo curto é preciso apenas uma toalha macia e felpuda para secar, iniciando no sentido oposto do pelo e, depois na direção normal. Caso haja necessidade de secar por completo, utilize o secador.

Já em pets de pelos longos, deve-se utilizar condicionador no momento do banho para facilitar o desembaraçado. Antes de secar é preciso pentear delicadamente para desfazer os possíveis nós, posicionando o secado de cima para baixo. Caso tenha uma pelagem mais grossa, inicie a escovação no sentido oposto do crescimento do pelo e use o secador em temperatura morna até certificar que os pelos estejam completamente secos.

Como secar e cuidar do pelo após o banho?

Além de secar levando em consideração as características dos pelos é preciso continuar com os cuidados pós banho. Tão importante quanto banhar e eliminar a sujidade e os restos de produtos é atentar para secar bem os pelos e, principalmente, a pele do pet. Caso contrário, podem surgir problemas dermatológicos como dermatite canina e fungos, além do mau cheiro.

Para que os pelos fiquem bonitos e macios procure secar uma pequena área de cada vez, sem rapidez, para evitar a formação de nós e obter os resultados esperados. Caso encontre um emaranhado entre os pelos tente desfazer de maneira delicada e gentil.

Após o banho também é essencial verificar os ouvidos do cachorro para conferir se não ficou excesso de água, visto que a umidade nessa região pode contribuir para otite e inflamações. Assim, é preciso manter a higiene das orelhas utilizando um cotonete ou algodão umedecido com produto específico para a limpeza dessa região.

Como dar banho em cachorros agitados e/ou bravos?

Nos cachorros agitados as brincadeiras intensas que antecedem a hora do banho devem ser parte fundamental do procedimento como correr e brincar com a bolinha, fazendo com que ele fique exausto e calmo para relaxar na lavagem.

Já os cães bravos, cansar também é uma ótima alternativa, além de proporcionar agrados como petiscos para ele relacionar o banho com atividade positiva. Mas nos casos extremos, o uso da focinheira é recomendado.

Quais produtos ideais para dar banho no seu cão?

Em prateleiras de supermercados e pet shop existem inúmeros tipos e marcas de produtos para dar banho em cachorro. Para os animais saudáveis, o dono pode escolher itens conforme o seu objetivo, como, por exemplo, desembaraçar os pelos, dar brilho, optar pela fragrância que mais lhe agradar, entre outros. Caso o pet tenha sensibilidade, conforme indicação do veterinário, há no mercado shampoos específicos para diversas alergias.

Importante: jamais utilize produtos humanos para dar banho em cachorro, visto que as características da pele e necessidades são completamente diferentes. O pH dos shampoos utilizados por pessoas não é indicado para os animais, pois são mais fortes e podem causar irritações em pets.

Banho no pet shop ou em casa?

Essa questão vai da preferência do dono, não havendo uma regra que determine o local específico do banho. Em alguns casos, o cachorro se sente mais tranquilo e calmo quando o banho é oferecido em casa. Além disso, para os pets com o sistema imunológico debilitado ou com alguma doença que possa ser contagiosa recomenda-se evitar o banho em outros locais que não sejam em sua própria residência.

Contudo, os banhos em pet shop tendem a ser mais utilizados devido à correria do dia a dia e os afazeres, fazendo o tempo ficar curto para alguns tutores. Com isso, um local especializado para o procedimento se torna mais viável.

Além da constante experiência em banho e tosa, os pet shops têm os equipamentos mais potentes como o secador, que ajuda na agilidade e proporcionar um momento menos estressante para os cães.

Quais são os riscos de excesso de banho?

Para quem tem mania de limpeza, vale lembrar que a frequência de banho em cachorro não pode ser diária, já que trazem prejuízos a ele. Entre os principais malefícios podemos citar que o banho em excesso possibilita remover o sedimento de gordura que oferece proteção para a pele dos animais, fazendo com que fiquem expostas a parasitas, alergias e fungos.

Além disso, na pele dos pets existem bactérias relacionadas ao bom desempenho do sistema imunológico e quando removida a camada de proteção elas também são eliminadas, deixando o cão mais suscetível a doenças.

O banho é a única forma de remover a sujidade?

Para quem gosta de manter seu cãozinho sempre limpo saiba que o banho não é a única maneira e cuidado de higiene. A escovação diária também ajuda a remover a sujidade, principalmente em cachorro soltando muito pelo — isso elimina células mortas e a poeira, contribuindo para a redução de possíveis odores desagradáveis em cães com pelos médios e longos. A escovação também ajuda a prevenir os nós, espelhando o óleo natural proporcionado aos pets.

Quando o cão tem receio do banho e secador, recompensá-lo depois do procedimento é uma ótima opção de estratégia. Nesse caso, ofereça petiscos e faça muito carinho para que ele associe que o momento do banho pode proporcionar uma coisa muito boa e garantir bons resultados.

Manter o animal limpo vai além de deixá-lo simplesmente cheiroso, pois a higiene quando feita de maneira correta promove o bem-estar do cão, impedindo o surgimento de doenças. Assim, apesar da missão trabalhosa de dar banho em cachorro, posteriormente, vem à recompensa de ver a felicidade de ter seu bichinho próximo como excelente companhia.

Gostou do nosso guia de banho em cachorro e quer ter essa experiência em casa? Então conheça a linha de shampoos e condicionadores da Baw Waw específica para cães e deixe seu bichinho bem cuidado e com saúde!

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.