Adotar e não comprar animais

Todos os dias centenas de animais são abandonados nas ruas. Os números são alarmantes: a Organização Mundial da Saúde estima que o Brasil possui cerca de 30 milhões de animais abandonados. Sendo 10 milhões de gatos e 20 milhões de cachorros. Os animais abandonados, se tiverem sorte, serão levados para abrigos e Centros de Controle Zoonoses das prefeituras.

A maior parte desses animais irá morrer dentro dos próprios abrigos na fila de espera para adoção. Já os animais que permanecem nas ruas, se continuarem nesta situação, irão morrer de fome, doença, ferimento ou de outro risco aos quais estão expostos.

O motivo pelo qual esses animais se encontram nessas situações é porque os seus donos, pessoas que supostamente deveriam cuidar deles, os abandonaram. Metade dos cachorros que estão nos abrigos foram levados até lá por seus donos que, sem saber, tomam partido da eutanásia de milhões de animais todos os dias.

Comercialização

Enquanto cachorros são abandonados e vivem em condições lastimáveis, há uma indústria que caminha no sentido contrário, a indústria de comercialização de animais.

Mesmo que você não saiba, a maioria dos animais vendidos em pet shops é adquirida em “fábricas de filhotes”, empresas comerciais de baixo orçamento que criam cães para vendê-los às lojas de animais e outros compradores. Nestes locais, as fêmeas são exploradas e estimuladas a terem muitos filhotes que viverão em lugares superlotados e em condições precárias, sem os cuidados veterinários necessários e socialização com outros animais. É comum que esses animais desenvolvam problemas físicos e comportamentais.

Amizade não tem preço

Por que adotar e não comprar animais? Animais não são mercadorias. Ao comprá-los você contribui incentivando para que esse ciclo e tipo de comércio continuem. Se você deseja ter um animalzinho, dirija-se a um abrigo, lá haverá um pet esperando por você. Só haverá animais à venda enquanto houver pessoas dispostas a comprá-los.

Adotar e não comprar animais além de um ato de solidariedade é um ato de amor.. E você terá a gratidão do seu melhor amigo por toda vida.

Os animais adotados já passaram por maus tratos e nós não queremos que isso se repita. Por isso, antes de adotar, tenha certeza de que você está disposto a cuidar do pet por toda a vida, de que há quem cuide dele na sua ausência e que você possui os recursos financeiros necessários para os custos de alimentação e saúde.

Se você não pode adotar um animal, há ainda outras maneiras de ajudar: entre em contato com abrigos e instituições de proteção aos animais e apoie as campanhas de adoção com ações voluntárias, doações e apadrinhamentos. Por fim, você pode contribuir divulgando essas ideias, chamando a atenção das pessoas para essa causa e as informando sobre essa realidade. Os animais são os melhores amigos do homem, mas, o homem é o melhor amigo do animal?

Conheça nossa linha de alimentos para cães Baw Waw

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.