Cachorra grávida: como descobrir

É sempre uma hora de felicidade quando sua cachorra está grávida, afinal, ela dará à luz a mais um monte de cachorrinhos que podem se tornar companheiros. Portanto, todo cuidado é importante.

O primeiro problema que vem com a gravidez é justamente descobrir a gravidez, já que as cachorras demoram tempo demais para começarem a deixar claro que estão grávidas, é importante ficar sempre atento para qualquer sinal.

Uma cadela tem um ciclo de gravidez de 61 a 65 dias, divididos em três estágios de mais ou menos 21 dias cada um (três semanas).  Na primeira parte da gravidez, ela é quase imperceptível e são apenas sinais sutis que podem fazer com que você desconfie que ela está esperando filhotinhos.

Talvez ocorra um leve ganho de peso, mas nada muito grande o suficiente para você desconfiar da gravidez. Entretanto, se não é uma gravidez surpresa e você sabe quando a gravidez pode ter começado, então é hora de começar a prestar atenção em outros sinais.

Sinais de que sua cachorra está grávida

Como não existem testes que consigam identificar a gravidez nesse primeiro momento, além do ganho de peso, você pode desconfiar da gravidez através de mais alguns sinais. Um deles pode ser uma alteração na sua fome. As cachorras grávidas muitas vezes acabam com um apetite maior, mas tome cuidado com essa impressão, já que elas podem ter um enjoo matinal que desregula esse apetite.

Esses enjoos matinais acontecem sempre perto da terceira e da quarta semana e duram alguns dias. Isso vai fazer também com que ela pareça mais cansada nesses dias e coma menos. Portanto, faça as contas e preste atenção no aumento de apetite seguido por esses enjoos, nessa hora talvez você já tenha certeza do que está acontecendo. Porém, se ainda tem dúvidas, outros sinais podem te dar certeza.

É importante ainda se preparar, já que depois desse primeiro momento o apetite da cadela deve estabilizar, mas já com mudanças. Sua cachorra terá muito mais fome e pode engordar até 50% do próprio peso, é importante se preparar para esse período.

Com 30 dias de gravidez, você também notará um aumento das mamas da cadela, assim como o possível surgimento de um líquido quase transparente escorrendo delas.

Mas nessa hora talvez você já tenha até a levado em um veterinário.

Procure um veterinário

É claro que assim que você desconfiar da gravidez o melhor a ser fazer é levá-la até um veterinário, mas se a gravidez ainda for muito recente, talvez nem ele nem consiga confirmá-la.

O veterinário só conseguirá apontar a gravidez com precisão em algum momento entre os dias 20 e 25, antes disso ele talvez seja incapaz de afirmar qualquer coisa. Nesse mesmo período, ele poderá tanto medir os níveis hormonais da cachorra, quanto usar um exame de ultrassom para confirmar a gravidez.

Após o dia 30, o veterinário poderá até fazer exames físicos mais precisos para a contagem de filhotes. Nesse caso, por ser um exame externo e sem precisão, pode ser que o exame não seja tão preciso, então, é melhor sempre contar com um número aproximado, não preciso. Um exame de raio-X, muito mais preciso, só poderá ser realizado com seis semanas de gestação, portanto você terá que esperar.

Está gostando desse texto? Acesse o nosso canal no Youtube que tem muito mais dicas para cuidar do seu pet!

Cuidados com a cachorra grávida

A cachorra prenha precisa ter cuidados, portanto, não deixe nunca de seguir umas dicas importantes para manter a gravidez saudável, tanto para a cachorrinha, quanto para os filhotinhos.

A primeira dica tem a ver com a nutrição. Por mais que nas primeiras semanas a alimentação possa continuar normal, depois disso é precisa adaptar a dieta da cadela com proteínas e gorduras mais específicas, assim como minerais mais presentes. Uma das soluções que os veterinários é, justamente, já mudar a ração dela para uma específica para filhotes.

Ainda falando na dieta da grávida uma solução eficiente para não deixar a cadela passar mal é diminuir as porções de comida, porém espaçar menos as horas de comer. Desse jeito ela digere menos comida ao mesmo tempo e seu estômago fica menor e “brigará” menos com o espaço dos filhotes dentro da barriga.

Já quando o assunto são os exercícios, se sua cachorra já está acostumada com esse gasto de energia, mantenha, mas tente diminuir o ritmo. Nada de tão diferente, apenas mais leve e em sessões mais curtas, já que a cadela não pode se exceder muito nesses exercícios.

Se a gravidez é planejada, procure atualizar as vacinas antes do começo da gravidez, mas se ela vier de surpresa, espere até os filhotes nascerem para voltar a pensar nisso.

De resto, arrume um espaço para os filhotes ficarem com a mãe por algum tempo, escreva uma lista de nomes e se prepare para o nascimento desses novos amiguinhos que virão ao mundo para ser sua alegria ou a de novos tutores.

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.