Ração para filhotes: qual a quantidade correta?

Uma alimentação bem estruturada é um dos pontos mais importantes da dieta dos filhotes. Portanto, mais do que saber escolher a melhor comida, é preciso entender quantidade, tipo, momento certo e evolução da ração.
Só assim você terá um filhote saudável que se tornará um cãozinho ainda mais forte.

É lógico que só uma ração de qualidade pode ser meio caminho andado, mas ainda assim o que não faltam são dúvidas.
Mais do que isso, tenha certeza, o cuidado que você tem com a alimentação de seus filhotes influenciará muito no seu crescimento e comportamento.

Como alimentar seu filhote

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que as rações são a opção perfeita para os filhotes. Elas são um meio mais seguro e equilibrado de encontrar toda nutrição que seu cachorrinho precisa dentro de uma refeição. Portanto, os filhotes precisam mesmo é de comida para filhotes.

Hoje no mercado existem incontáveis opções e variações de rações, se isso parece um exagero, mas acredite, não é. Existem um número enorme de tipos de filhotes e raças diferentes, além de uma quantidade maior ainda de necessidades de cada pequeno organismo. Nenhum filhote é igual ao outro, então é preciso entender o que seu cachorrinho precisa e procurar o melhor alimento.

Já sobre as rações secas e úmidas, é bom salientar que ambas tem as mesma quantidades necessárias de nutrientes para seu filhote.
Portanto, a escolha entre uma ou outra é apenas um detalhe que pode se relacionar com qual o seu filhote fica mais confortável.
Misturar as duas opções, é ainda uma tendência que pode surgir para uma complementação.

Talvez o mais importante na hora de escolher uma ração mais apropriada passe também pela saúde física do seu filhote. É preciso que ele mantenha uma dieta que combine as calorias necessárias com a quantidade de exercícios gatos.

Qual a quantidade e frequência da ração?

Até os seis meses de vida os filhotes ficarão completamente satisfeitos com três refeições ao dia ao longo do dia. Quanto mais isso se tornar uma rotina, mais fácil será de fazer com que o cachorrinho crie uma espécie de organização digestiva.

Já sobre a quantidade de comida, existe uma regra bem fácil de seguir: seu cachorrinho precisa comer por dia uma quantidade de 20g para cada quilo que ele tem. Portanto, se você tem um filhotinho de 3kg, poderá dividir 60g de comida através de suas refeições.

Essa primeira fase de alimentação deve continuar até a mudança para uma dieta mais parecida com a dos cães adultos. Essa transição pode ser feita perto dos dois anos, mas depende muito mais do crescimento de seu cachorro do que, propriamente, do tempo. Algumas raças e tipos de cachorros atingem esse “estágio adulto” antes, outras depois. Em ambos os casos, as visitas regulares ao veterinário podem te ajudar a descobrir o momento certo para essa mudança.

Petiscos para cães, pode nessa fase?

É normal que ainda nessa fase de filhote você queira fazer um agrado para seu cachorrinho, principalmente se já for começar a acostumá-lo com algum tipo de treinamento. Em ambos os casos é importante manter uma proporção de 90% de comida e 10% de petiscos.

O ponto mais importante de tudo isso é tomar todos esses cuidados no começo da vida de seus filhotes para que eles cresçam fortes e não tenham problemas. Quanto mais firme e saudável for essa alimentação no começo, mais rápido seu cachorrinho se tornará um cão cheio de vida e alegria.

Escolha rações de qualidade e nunca opte por dietas mágicas ou transformadoras, todos nutrientes que seu cachorro precisa estão nessas rações, então faça a escolha melhor para seu cachorro e transforme esse cuidado em saúde.

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.