Ração para cães idosos: como escolher a melhor para seu pet?

Os cães apresentam diferentes necessidades nutritivas ao longo da vida. Quando são filhotes, após o desmame, é de grande importância garantir que recebam uma grande quantidade de vitaminas e nutrientes, de modo que mantenham o desenvolvimento pleno e cresçam saudáveis.

Ao se tornarem adultos, a alimentação de qualidade também é relevante, mas a quantidade de ração é reduzida, e isso também será equilibrado com o gasto de energia do animal.

O cuidado volta a ser redobrado quando eles são idosos. Nessa fase da vida, eles passam a ter perda óssea e muscular, sendo necessário reforçar ainda mais a alimentação.

Quer entender como escolher ração para cães idosos? Continue a leitura deste post e tire suas dúvidas sobre o assunto!

Dicas para escolher ração para cães idosos

O cão é considerado idoso após os 6 anos de idade (porte grande) ou 8 anos (porte pequeno e médio).

A transição começa a ficar evidente, pois ele passa a ter menos energia, pode ter dificuldades para realizar tarefas simples e demandará ainda mais atenção, carinho e paciência.

Para garantir que o cãozinho receba uma alimentação balanceada e adequada às necessidades da faixa etária, é importante observar os aspectos abaixo.

Observe os ingredientes, nutrientes e vitaminas

Um dos principais pontos a serem analisados são os ingredientes. É ideal que a ração seja própria para cães maduros ou sênior.

Além disso, enquanto a dieta precisa ser mais rica em fibras e proteínas, a ingestão de gorduras e carboidratos deve ser reduzida ao máximo. 

Verifique a quantidade de vitaminas e nutrientes oferecidos no alimento e também a variedade. Isso influenciará nos benefícios adquiridos pelo cão.

Avalie necessidades especiais do cão

Outra variável a ser levada em consideração na hora de escolher ração para cães idosos é se há alguma condição de saúde ou necessidades especiais.

Converse com o veterinário e veja qual critério deve ser adotado, por exemplo, se o pet está acima do peso ou apresenta problemas cardíacos. Assim, juntos, definirão qual é a forma de alimentação indicada para seu pet.

Considere o tipo de ração

Uma das qualidades importantes da ração para cães idosos é que ela costuma ser mais macia. Isso auxilia na mastigação e evita que eles venham a quebrar algum dente, já que começam a apresentar dificuldades nesse aspecto.

Se, mesmo assim, persistir algum problema para se alimentar, intercalar com rações úmidas pode ser uma solução. A linha Natural Pro Super Macio vem de encontro com todas as necessidades do seu cachorro. Assim como já diz o nome, ela é super macia, feita com ingredientes naturais (arroz integral e semente de linhaça) e ainda contribui para a redução da formação de tártaro nos dentes do animal.

Ela é recomendada para cães idosos e que estão passando por essa etapa de transição da vida e também para aqueles que apresentam paladar seletivo ou não conseguem se adaptar a alimentos secos.

Independentemente do tipo de ração, o veterinário deve orientar tanto na quantidade de cada tipo de ração quanto na dieta ideal a ser seguida. Assim, evita-se que o animal receba além ou aquém os nutrientes necessários.

Importância da ração de qualidade para cães idosos

O bem-estar e a saúde canina devem ser prioridade para quem tem um animal de estimação. Ao escolher uma ração de qualidade, você assegurará a manutenção da vitalidade do pet, evitando que ele desenvolva doenças e estenda a expectativa de vida.

Portanto, não hesite em escolher a ração para cães idosos que propicie apenas o que há de melhor ao seu pet. Compre a Natural Pro Super Macio sem corantes e aromatizantes artificiais pela Amazon.com.br

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.