Cães idosos: Cuidados especiais com seu amigo

Os cães envelhecem. Essa é uma verdade muito dolorosa de aceitar, mas é a realidade com a qual nós precisamos conviver. Chega uma fase da vida em que nosso amigo se torna um idoso. E, nessa fase, nós precisamos redobrar a atenção para cuidar dos cães idosos.

Por isso é importante saber que os cachorros se tornam idosos e precisam de mudanças nos cuidados para oferecer mais qualidade na sua rotina e prolongar sua vida. Ter os cuidados certos com cão idoso é uma forma de demonstrar amor e retribuir o carinho que ele te ofereceu durante toda a vida.

Essa fase dos cães pode trazer algumas dificuldades e deficiências para suas funções cardíacas, respiratórias, renais, urinárias e diminuem sua imunidade e os deixam mais vulneráveis a infecções, bactérias e outras doenças.

Por isso, o objetivo de hoje é lhe ensinar quais são os cuidados básicos que você deve ter com o seu cão idoso.

Cuidados especiais com cão idoso

Uma das partes mais importantes que você deve ficar atento nos cuidados ao cão idoso é a higiene. A pele, dentes e orelhas precisam de uma atenção maior. Redobre os cuidados com a higiene e busque sempre dar banho em dias de sol para que a pele seque rapidamente e o cachorro fique molhado pelo menor tempo possível.

Outra parte importante dos cuidados está nos exercícios. É comum que algumas pessoas acreditem que precisam parar com os exercícios quando o cão chega a uma certa idade, mas não é verdade. O ideal é continuar com exercícios físicos com moderação e cuidado. Eles são essenciais em todos os momentos da vida, inclusive na senilidade.

A idade pode gerar e agravar muitos problemas de saúde, por isso é importante manter a prática de exercícios. Eles ajudam na prevenção de diversas doenças e aumentam a qualidade de vida.

Alimentação para cachorro idoso

Assim como existem rações para cachorros filhotes e adultos, existem também as rações para cão idoso. As necessidades nutricionais mudam de acordo com as fases de vida do cachorro. Quando se tornam idosos, por exemplo, eles sofrem com problemas nos ossos e articulações.

Além disso, o peso também é um fator importante para manter a saúde do cão idoso. E as rações sênior, que são as ideias para esse momento da vida dos doguinhos, têm quantidade reduzida de calorias e um maior reforço vitamínico.

A textura da ração também é importante. Como os dentes costumam ficar mais frágeis e desgastados, a ração para cão idoso costuma ser mais fácil de mastigar. Sempre dê a ração certa para seu cão, de filhote à senilidade, passando pela fase adulta.

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.