Meu gato dorme muito! Devo me preocupar?

Uma das perguntas mais comuns de tutores de gatos é, por que meu gato dorme muito? Eles parecem dormir o tempo inteiro, isso acaba sendo mais uma curiosidade do que propriamente um problema.

O que se observa geralmente é que os gatos dormem mais que o dobro dos seres-humanos durante o dia. O que acaba parecendo mesmo que os bichanos estão o tempo inteiro dormindo. Ou melhor, cochilando.

Mas não se preocupe, a resposta não está em algum tipo de tristeza, doença ou problema, mas sim na evolução.

A vida selvagem dos gatos

Esqueça seu gatinho fofinho ronronando todo encolhidinho em seu sofá e pense em seus antepassados selvagens. Seja no meio de uma floresta perigosa ou uma savana africana. Grandes felinos que sobrevivem diante de todos perigos e adversidades.

Esses antepassados de seu gato, têm apenas uma coisa a seu favor além do instinto de sobrevivência: são caçadores vorazes e ágeis. Tudo bem, o seu amiguinho de estimação não precisa mais caçar nada, mas os instintos continuam por lá.

Os grandes e pequenos felinos selvagens sobreviveram através de séculos de evolução com uma característica bem específica, sua velocidade. Portanto, mais do que ferozes e perigosos, sua precisão vinha da velocidade com que atacava suas presas. Consequentemente, uma carga muito grande de energia liberada em um curto espaço de tempo. E isso cansa demais.

Os felinos passam a maior parte do tempo dormindo e cochilando, pois precisam estar sempre completamente descansados para um bote certeiro e preciso. Uma única chance de sobreviver diante desse cenário selvagem

Já na vida moderna dos gatos de estimação é bem diferente das savanas e florestas, mas essa ideia de estar sempre preparado para uma caçada objetiva, isso é um ímpeto que não vai embora tão facilmente.

O gato dorme muito ou tira cochilos?

Ainda assim, seu gato parece que está o dia inteiro dormindo, o que pode ser um erro de percepção. Mesmo sendo importante que os gatinhos tenham aquele cantinho com uma caminha de pelúcia confortável para os sonos mais profundos, você vai continuar tendo a impressão que ele fica por aí dormindo o tempo inteiro

Os cochilos de gatos são pequenos períodos que vão de 15 a 30 minutos onde os bichinhos estão fazendo isso mesmo: cochilando. Mas é só algo superficial, seus instintos continuam ligados e, diante de qualquer alerta, ele estará desperto e pronto para enfrentar qualquer perigo, seja na savana ou no seu sofá.

Distribuição do sono

Mas os grandes períodos de sono continuam lá, só não necessariamente no mesmo momento que o dono. As oitos horas de sono de seu gatinho podem ou não ser ao seu lado enquanto você estiver dormindo tranquilamente. Mas não porque os gatos são animais noturnos, isso é apenas um mito, seus períodos maiores de sono profundo são só distribuídos mesmo, sem uma “programação fechada”, dependendo de como isso se encaixa naquele dia e podendo ser recompensando com os cochilos.

O mito da vida noturna

O mito da vida noturna dos gatos nasce com uma prática bem comum entre todos os felinos desde aqueles ancestrais que estavam mais preocupados em sobreviver na vida selvagem do que em que sofá iria tirar um cochilo. Na verdade, os gatos e seus parentes são animais que gostam de caçar em dois períodos bem específicos do dia: O entardecer e o amanhecer.

A razão passa pela evolução, é exatamente nesses dois momentos do dia, quando o sol está se pondo e quando está nascendo, que a iluminação é menos propícia para a visão das aves, consequentemente, se tornam presas mais fáceis de serem capturadas.

Isso não quer dizer que seu gatinho irá procurar o comedouro nesse momento, com certeza ele já se acostumou com a ideia que não precisa caçar nada, entretanto, ele irá ficar mais atento nesses momentos.

No nosso canal, tem um vídeo com o biólogo Richard Rasmussen ensinando cuidados com os gatos.

Avalie o sono do seu gato

Com esses detalhes em mente, se ainda assim você estiver achando que seu gato pode estar dormindo demais, ou até com problemas, é melhor analisar isso com cuidado.

Gatos mais novos, por exemplo, dorme por períodos maiores, mas quando acordam parecem mais ariscos e brincalhões, como se tivessem mais energia. Qualquer coisa diferente disso talvez seja alguma doença ou desconforto, então buscar um veterinário pode ser uma opção interessante.

Já quando os gatos vão ficando mais velhos, ainda que os períodos de sono profundo sejam também grandes, acordados eles parecem criar rotinas bem determinadas. Portanto, não se preocupe com o sono, mas sim com a quebra de rotina.

Se o gato se acostuma a pedir atenção ou procurar comida sempre em uma ordem específica e você sentir que isso mudou, ou até as horas de sonos substituíram alguns desses momentos do dia, também pode ser uma razão para se preocupar com o gatinho e procurar ajuda profissional.

Se preocupar se seu gatinho está dormindo demais ou não é normal, o que não é saudável é se preocupar além da conta. Os gatinhos têm seus tempos, suas rotinas e instintos, portanto, entenda seu amiguinho e deixe ele livre para ser ele mesmo, mesmo com aquele soninho que todo bichano adora.

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.