Alimentação dos gatos: O que você precisa saber

Na natureza, os gatos são animais carnívoros que caçam e retiram os nutrientes necessários para sua sobrevivência de suas presas. Dessa forma os felinos domésticos apresentam um dia a dia bem diferente e, por isso, precisam de uma alimentação equilibrada, que possua todos os nutrientes necessários para sua saúde e bem-estar.

Cada espécie e raça possui um metabolismo diferente e com necessidades específicas que só podem ser supridas com uma alimentação adequada. Saiba como escolher a refeição certa para seu pet e os nutrientes que não podem faltar em sua dieta.

O que levar em conta na hora de comprar o alimento

A qualidade na alimentação é essencial. Ela pode evitar doenças e aumentar a qualidade e expectativa de vida do animal. Seja criterioso na hora de escolher os alimentos que farão parte da dieta do pet. Para oferecer a alimentação adequada você deve saber o porte, raça e idade do animal; em cada fase de sua vida, suas necessidades nutricionais são diferentes. Avalie também seu peso em relação ao seu tamanho e características físicas, dado que por meio de uma alimentação correta é possível chegar ao peso ideal. Os alimentos para gatos contam com essas especificações em suas embalagens e essas devem ser checadas antes da compra do produto.

Diga não à comida caseira

Oferecer comida caseira ao felino desequilibra o organismo do animal e gera uma série de doenças nutricionais associadas ao excesso ou falta de nutrientes. Alguns alimentos da nossa dieta possuem até mesmo ingredientes que são tóxicos aos felinos e devem ser evitados a todo custo.

Ao mesmo tempo os gatos possuem certa intolerância à lactose, que pode ser dispensada de sua dieta assim como o chocolate, que possui teobromina, substância tóxica ao seu organismo. Carne de porco e ovo cozido também devem ser retirados do cardápio, pois podem desencadear alergias e intoxicações. Não divida a sua comida com o seu gatinho!

Em alguns casos, a transição da comida caseira para a dieta do animal pode ser mais complicada

O tempero caseiro pode “viciar” o animal e ele pode recusar a comida industrializada. Uma boa saída para esse problema é mudar sua alimentação aos poucos. Comece misturando os dois alimentos e vá aumentando a quantidade de alimento industrializado permitindo sua adaptação à nova dieta. Portanto, cada gato tem um gosto diferente, assim como nós seres humanos. Porem com mais variedades de sabores dos alimentos. Tente identificar qual sabor o seu gato gosta mais e adeque sua alimentação ao seu paladar.

São cinco os nutrientes mais importantes que não podem faltar na dieta felina:

1. Água

Esse é o nutriente mais importante. Seu consumo deve ser muito estimulado. Mantenha sempre uma vasilha limpa à disposição do pet.

2. Aminoácidos e Proteínas:

São importantes para o crescimento e manutenção do corpo.

3. Gordura:

Fornece energia e proteção para o corpo.

4. Vitaminas:

Fundamentais para manutenção e bom funcionamento do metabolismo.

5. Minerais:

Fortalecem ossos e dentes. Os nutrientes também produzem hormônios, anticorpos, hemoglobina e enzimas. São substâncias que fornecem energia ao metabolismo.

Avalie a dieta do seu gato

Verifique se a alimentação do seu gato está adequada as suas necessidades. Os alimentos específicos para felinos garantem os níveis nutricionais adequados e proporcionam praticidade ao seu dia a dia. Dê comida de gato para o seu gato. Alimentos destinados ao consumo humano fazem mal ao seu pet. Uma boa alimentação evitará doenças e fará o seu gato mais feliz por mais tempo!

Conheça a linha de alimentos para gatos Natural Pro

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.