Qual a frequência certa para dar banho em cachorro e gato?

Manter cães e gatos limpos é muito importante. Não só pela higiene da sua casa, mas também pela saúde e bem-estar dos nossos bichinhos. E sabendo que o banho faz parte da saúde, você já pensou que o banho em excesso também pode fazer mal? Hoje, nós vamos te ensinar qual a frequência certa para dar banho em cachorro e gato.

O que o excesso de banho pode causar?

Existem muitas consequências geradas pelo excesso de banho para os cães e gatos. Algumas são diretamente relacionadas à saúde, outras apenas ao bem-estar. A primeira dessas consequências, por exemplo, pode quebrar um mito comum entre muitos tutores.

Se você dá banho nos bichinhos para aliviar o calor, saiba que esse efeito é falso. Ele pode até se sentir aliviado na hora, mas a sensação de calor volta muito rapidamente. A melhor maneira de ajudar seus bichinhos nesses dias é manter um pote com água sempre fresca e o ambiente bem arejado.

O primeiro problema mais grave gerado pelo banho excessivo é que ele pode tirar a proteção natural dos pelos de cães e gatos, deixando mais expostos às alergias, bactérias e fungos.

Além disso, os pelos sempre lavados não são sinônimo de cachorro mais cheiroso. A pele produz mais sebo e eles podem gerar cheiros nada agradáveis. Isso é ainda mais grave para os cachorros, já que o cheiro serve como um fator de comunicação. A limpeza em excesso pode atrapalhar os seus sentidos.

Qual a frequência certa dos banhos?

A frequência ideal do banho pode levar em conta muitos parâmetros, como tamanho do pelo, porte e, até mesmo, o ambiente em que os cães e gatos ficam. O ideal é que você saiba qual o prazo médio e adapte para a sua realidade.

Mas, de forma geral, a média de banhos para cachorros é a cada 15 dias. Em alguns casos, pode ser um pouco mais, em outros pouco menos. Depende de você avaliar as necessidades do seu cachorro.

Já para os gatos, a média de banhos é ainda mais espaçada. Nesse caso, o ideal é dar banho no máximo uma vez por mês. Isso é mais do que essencial para que fiquem limpos.

Caso seus bichinhos sofram com queda constante de pelo, o ideal é escová-los diariamente ao invés de aumentar o volume de banhos. A escovação vai remover os pelos mortos, sem tirar a sujeira natural do pelo que serve como proteção da pele.

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.