Como manter gatos e cachorros juntos?

Ter gato e cachorro juntos parece uma realidade distante para muitos, principalmente quem está tentando promover essa união pela primeira vez. Mas acredite: é possível ter gatos e cachorros juntos convivendo harmoniosamente.

O grande segredo para isso está em entender que os dois bichinhos se comportam de formas diferentes e cada um deles tem as suas necessidades próprias. Quando nós aprendemos a lidar com isso, conseguimos promover um ambiente mais harmonioso para ambos.

A ideia deste artigo é lhe ajudar a unir gato e cachorro num ambiente pacífico para que eles possam viver bem.

A diferença entre gato e cachorro

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que gatos e cachorros têm comportamentos diferentes. Os gatos são mais individualistas e territorialistas, enquanto os cachorros são animais sociais que vivem em matilhas.

Essa diferença comportamental entre os dois faz com que tenhamos alguns cuidados especiais quando eles convivem juntos. Você já está muito mais preparado para unir gato e cachorro sabendo dessa informação.

Adaptação de gatos e cachorros

Uma das grandes dificuldades na adaptação entre gatos e cachorros é evitar disputas por território. Por isso é importante manter espaços separados para eles. Um cantinho com cama, banheiro, brinquedos e comedouros separados é importante pra que gato e cachorro evitem disputar o mesmo território.

Uma dica interessante é fazer com que eles se acostumem com os cheiros. Você pode colocar algo com o cheiro do gato perto do cachorro e vice-versa. Essa é uma dica muito simples, mas que ajuda nessa adaptação. Eles já vão se acostumando com os cheiros, antes mesmo de se conhecerem.

Como lidar com a agressividade?

Quando cachorro e gato apresentam agressividade, é sinal de que você precisa redobrar a atenção. A solução mais simples é colocar algum tipo de barreira entre os espaços que eles ficam. Um portão gradeado ou qualquer outra barreira que permita que eles interajam sem nenhum tipo de contato direto.

Outra dica importante é sempre dar estímulos positivos quando interagirem sem agressividade. Um carinho após um contato tranquilo através do portãozinho, por exemplo, estimula novos contatos passivos entre gatos e cachorros.

Se mesmo assim, o cachorro ou o gato se mantiver estressado e agressivo, a solução é distanciar os dois e recomeçar a integração entre eles num momento mais calmo.

Algumas dicas pra facilitar a união

• Não permita que o cachorro trate o gato como um brinquedo novo;
• Entenda o lado dos dois e tente buscar soluções para ambos;
• Dê atenção igual para o cachorro e para o gato;
• Um espaço de segurança para o gatinho se sentir protegido evita muitos atritos;
• Saiba que o gato vai se impor e começar a dominar o cachorro;
• Não estimule brincadeiras agressivos e promova um ambiente harmonioso.

Gostou dessas dicas? Então coloque-as em prática e conta pra gente se deu resultado. Vamos adorar saber que seus bichinhos viraram melhor amigos!

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.