Adotei um gatinho o que devo fazer?

Se você acabou de adotar um gatinho, seja por opção ou porque o encontrou abandonado. Entretanto, ainda não sabe como preparar sua casa para recebê-lo. Muitos donos de primeira viagem tem esta dúvida: adotei um gatinho, o que devo fazer?

Comida e água

Se o gatinho for abandonado é provável que esteja com fome e sede, portanto passe num pet shop ou num mercado e compre uma ração própria para gatos. Se ele for filhote, compre ração para filhotes que contem nutrientes essenciais para seu crescimento. Além disso, os gatos precisam se hidratar, sendo assim prepare um pote com água fresquinha e limpa.

Caixa de areia

O gatinho vai precisar fazer suas necessidades e gostará muito de uma caixa com areia só para ele. Prepare uma caixa de plástico ou uma bandeja própria para esta necessidade, e coloque uma boa quantidade de areia para ajudar a absorver o xixi e cobrir bem as fezes. Limpe diariamente com uma pazinha, troque a areia e lave a caixa de plástico ao menos uma vez por semana. Não deixe a caixa de areia perto da comida e da água, pois geralmente os gatos não gostam de comer perto do lugar onde fazem suas necessidades.

Caminhas de descanso

Os gatos amam um lugar aconchegante e quentinho. Prepare uma caminha com uma mantinha que ele vai se sentir muito amado.

Brinquedos

Qualquer bolinha de papel ou de plástico será muito divertido para os gatos. Não esqueça de deixar a sua disposição alguns mimos para ele sair brincando pela casa. Um arranhador também será muito apreciado pelo gato.

Consulta veterinária

Infelizmente muitas pessoas não têm condições de pagar uma consulta veterinária, mas é muito importante que seu gato seja vacinado, tome remédio contra vermes e um banho anti-pulgas.

Afinal de contas, prezar pela sua saúde e a saúde das pessoas que conviverão com o gatinho é fundamental. Outro ponto importante é a castração. O gatinho com 5 meses já pode ser castrado. Lembre-se que se esse gato foi abandonado é porque seus pais não eram castrados. Há muitos animais abandonados e sacrificados nesse mundo, temos o dever de castrar nossos animais para evitar mais abandonos e crueldades contra eles.

Encontre uma família

Essa dica é para quem apenas está cuidando do gatinho como um lar temporário. Primeiramente parabéns por não desampará-lo! Se você não puder ficar com ele, procure alguém que o adote.

Anuncie nas redes sociais, por e-mail aos amigos e às instituições e abrigos de animais para que ele seja adotado por uma família de confiança. Enquanto ele estiver com você, tome todas as providências para que ele seja bem cuidado. Não o abandone novamente, ainda que leve tempo para encontrar uma família que o adote. Além do mais, tenha certeza que você irá se apaixonar cada dia mais por essa bolinha de pelos.

Amor e atenção

Bom, se você seguiu todos os passos acima, com certeza já doou muito amor e dedicou muita atenção ao seu novo amiguinho. Ter um animal de estimação exige muita responsabilidade. Se você está com ele cuide muito bem dele. Brinque todos os dias com seu bichano, conquiste seu coração e ele será seu eterno companheiro.

Conheça a linha de alimentos para gatos Baw Waw

Fonte: Amor de Gato

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.