Gato vomitando amarelo: O que pode ser?

A primeira das preocupações que você deve tirar de sua mente quando ver seu gato vomitando é que isso pode ser algo muito grave.
Se o seu gato é saudável, se alimenta bem, não apresenta mais nenhum problema e está sempre feliz, então esse vômito pode ser algo normal.

Mas de qualquer jeito, sempre fica a pergunta: Se seu gato está vomitando amarelo, o que pode ser?

Geralmente os gatos podem vomitar em três cores distintas: vermelho, amarelo e verde. É lógico que não estamos falando de uma grande massa de uma dessas cores, mas algo mais como uma sombra ou detalhes que te façam pensar nelas. Portanto, não fique assustado com isso.

A grande verdade nesses casos é que esse detalhe da cor pode muito bem ajudar o veterinário a entender de onde pode estar vindo o problema.

Mas o mais importante é mesmo ter certeza de que o vômito não se repetiu mais de uma ou duas vezes no período de 24 horas, principalmente se isso não se repetir no dia seguinte. Nesses casos, muito provavelmente seu gato está apenas com alguma pequena irritação e isso deve passar sem problemas.

O que provoca o vômito?

A maioria dos animais, incluindo os gatos, vomitam quando estão lidando com algum problema em suas vias intestinais:

• Irritações
• Inflamações;
• Infecções;
• Algo que tenha engolido.

A questão é que essa irritação pode ocorrer em diversos lugares e a cor do vômito acaba ajudando na hora de identificar qual é a origem do problema.

O problema maior é que a lista de causadores é tão grande que deixará qualquer dono louco. De plantas até comidas erradas, brinquedos, utensílios de limpeza, venenos para insetos, enfim, tanta coisa que seu gato pode ter lambido ou comido que o melhor mesmo é focar na solução e ir prestando atenção no ambiente do gato aos poucos.

Mas antes de tudo é preciso tirar da sua frente aquilo que não é um problema, como por exemplo, aquele vômito líquido e sem cor. Na maioria dos casos esse tipo de vômito é uma mistura de suco gástrico e muco. Quase sempre, isso pode acontecer, justamente, por causa da digestão, já que esses ácidos vão para o estômago para ajudar na digestão, mas se não tiver comida lá, isso pode acabar irritando o estômago do gato.

Solução

A solução nesses casos parece ser óbvia, mas não é. Não adianta dar ração para seu gato, já que em caso de vômito (independentemente da cor), é interessante que o animal não seja alimentado nas próximas duas horas. O jeito de resolver esse problema é começar a espaçar menos a alimentação, ainda que sejam mais refeições com menos alimento.

Esse tipo de vômito transparente ainda pode ser, simplesmente, uma presença da famosa “bola de pelo”. Ainda que ela não esteja lá no vômito, ela pode estar irritando o estômago do animal e isso pode leva-lo a vomitar.

Vômito amarelo e outras cores

Vômito amarelo

A principal razão para a presença de traços amarelados no vômito de seu gato é a ocorrência de bile.

A função da bile é separar os nutrientes da alimentação. De um lado vai o que é bom, do outro, o excesso e todo o resto que será dispensado. O que empurra o já bolo fecal é um movimento muscular, e nesse mesmo momento a bile pode ir na direção contrária e criar uma sensação incômoda para o gato.

O estômago não se dá bem com a bile, isso pode deixa-lo irritado e, consequentemente, empurrar tudo de volta para ser expelido em forma de vômito.

Uma das razões para isso acontecer ainda pode ser quaisquer ligações com infecções que reflitam na produção de bile pelo pâncreas ou até uma pancreatite propriamente dita. Em ambos os casos, o melhor a se fazer é procurar o veterinário e começar a tentar caçar de onde vem o problema.

Vômito vermelho

Já em vômitos em tons de vermelho, as razões podem ser completamente outras. Tonalidades mais rosadas apontam problemas no estômago ou esôfago. Isso, desde ingestões de algum tipo de veneno até coisas mais complexas como tumores, úlceras, alguma lesão (física mesmo) ou até parasitas.

Vômitos de tons escuro

Quando você identifica tons mais escuros, isso pode significar problemas mais graves então é importante que você vá diretamente procurar um veterinário.

Fique atento a alimentação

Mas, na maioria dos casos, realmente não há razão para preocupação e o vômito pode vir a ser algo mais comum e menos preocupante. É importante então ficar sempre atento aos hábitos alimentares dos gatos, prestar atenção em variações de apetites e prestar muita atenção se o animal não está em contato com algo que possa lhe fazer mal.

Procure sempre uma alimentação saudável e balanceado, assim como a Natural Pro gatos uma ração completa Premium Especial desenvolvida com tudo que há de mais natural: polpa de beterraba, semente de linhaça e arroz. Uma receita fantástica a partir de ingredientes especialmente selecionados, proteínas de alto valor biológico e claro, sem corantes e aromatizantes artificiais.

Quer aprender mais sobre a alimentação e cuidados com os seus animais? Acesse nosso canal do YouTube para muito mais conteúdo!

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.