Cachorro vomitando: Saiba identificar e o que fazer

O cachorro vomitando é sempre um sinal de alerta, mas não precisa se desesperar ao primeiro sinal. Existem muitas causas e origem para o seu cachorro vomitar. O primeiro passo é observar o comportamento e outros sintomas para avaliar melhor a situação.

Pensando nisso, esse artigo vai te ajudar a avaliar o seu cachorro vomitando e saber o que fazer em cada situação.

Possíveis causas do cachorro vomitando

• Comendo muitas coisas diferentes, além da ração;
• Passar muito tempo sem se alimentar;
• Doenças como giardíase, cinomose, parvovirose e intoxicação;
• Brincar ou correr muito durante o processo de digestão.

O que fazer quando o cachorro vomita?

Antes de tudo, você precisa entender qual é a origem do vômito do seu cachorro e prestar atenção nos padrões. Se for apenas uma vez, por exemplo, pode ser algo menos preocupante.

Agora, se você tem observado o cachorro vomitando com frequência e apresentando outros sintomas, como diarreia e febre, é importante procurar um veterinário imediatamente para entender o que está acontecendo.

Pouca comida e hidratação

A primeira coisa que você precisa fazer quando o cachorro está vomitando é tirar a ração do seu alcance por um tempo. Deixe-o cerca de uma hora sem comida para observar se os vômitos continuam. Se ele melhorar depois desse tempo, você pode voltar a alimentá-lo lentamente para evitar novos vômitos por comer rápido demais.

Além disso, é importante que você hidrate bem o cachorro porque ele fica desidratado após vomitar. É importante oferecer muita água e isso é ainda mais importante se ele também estiver com diarreia.

Em alguns casos, pode ser comum o cachorro vomitando não querer beber água. Se o seu cachorro estiver se recusando a se hidratar, a melhor solução é dar água gelada ou água de coco porque são mais atrativas.

Observe o cachorro vomitando

Seja com outros sintomas ou apenas um vômito isolado, é importante que você faça uma avaliação completa do seu cachorro. Caso você precise levá-lo ao veterinário, você estará preparado para responder todas as perguntas e permitir que o veterinário faça o melhor diagnóstico possível.

Fique atento ao padrão de alimentação, se ele bebe água, como está o comportamento, quando começou a vomitar, observe a textura, cor e o máximo de informação que você conseguir. Quanto mais você souber, melhor seu amigo será tratado.

Jamais medique sem consultar um médico!

Mesmo que você conheça o seu pet, nunca dê nenhuma medicação antes da consulta com o veterinário. Apenas um médico profissional vai poder atestar o melhor tratamento para o seu cãozinho.

Errar o tipo de medicação, pode ser altamente perigoso e causar um problema maior. Os vômitos podem significar uma série de doenças virais ou bacterianas, como a cinomose ou parvovirose — a carteira de vacinação do seu cãozinho está em dia?
Na dúvida, espere sempre pelo aval do profissional para agir.

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.