Alimentação felina

A alimentação em si é um ponto essencial para a saúde e o bem-estar. Com os gatos não é diferente: a alimentação felina deve ser especialmente adequada para evitar doenças e aumentar sua imunidade.  Ao contrário do que dizem, os gatos possuem restrições a alguns alimentos como o leite, alimento que acreditam que é benéfico para sua saúde, embora a maioria dos gatos sofra de intolerância à lactose.

Muitas pessoas acreditam que não exista diferença entre os cuidados que se deva dar a um gato ou a um cachorro. Sim, há diferença! Assim como os cuidados e tratamentos, a alimentação de felinos para os cães é bem diferente. Os gatos são carnívoros, para eles é essencial que a alimentação contenha alto nível de gordura e alguns nutrientes em quantidades maiores do que as que são suficientes para cães, como proteínas e aminoácidos (taurina, arginina, cisteína e metionina).

Vamos conhecer os métodos de alimentação mais adotados pelos donos dos gatinhos e entender os prós e contras de cada um:

RAÇÕES SECAS

Essa é a opção mais escolhida pelos donos dos gatos por se tratar de rações tradicionais e conhecidas. As rações secas são aquelas que encontramos nos supermercados embaladas em sacos. Elas são ótimas para gatos, no entanto, é sugerido que, quando a alimentação felina seja composta apenas de rações secas, você influencie o gatinho a beber muita água para a hidratação do seu corpo.

RAÇÕES ENLATADAS

As rações enlatadas possuem um grande benefício na alimentação dos gatos e alguns contras para os donos. Por serem alimentos úmidos, já suprem a necessidade de hidratação que a ração seca provoca, sendo mais saudável ao animal. Em contrapartida, os gatos podem ficar com mau hálito e os pratinhos devem ser lavados após a refeição.

CARNES EM GERAL OU FÍGADO

Os pequenos felinos são animais carnívoros e precisam de proteína, mas as carnes não devem ser a sua refeição principal, pois não possuem todos os nutrientes necessários para uma boa alimentação e, em exagero, podem causar diarreia.

COMIDAS CASEIRAS

Até pouco tempo atrás, não existiam linhas específicas de rações para gatos e eles eram alimentados com comida caseira, o que não é o ideal, já que o gato precisaria de um preparo diferente dos alimentos caseiros, além desses alimentos não possuírem todos os nutrientes necessários e prejudicar o gato pela quantidade de gordura.

Para alimentar bem o seu gatinho é importante levá-lo ao veterinário e pedir orientação sobre a melhor opção para ele, já que se trata de um tratamento individual. Também é importante levar em consideração a classificação da ração: alimentos que possuem a classificação Premium estão compostos por grãos de melhor qualidade para alimentação do seu animal.

A Baw Waw agora possui uma linha exclusiva para a alimentação de gatos, já conferiu? Só quem é especialista em produzir tudo o que faz seu animal feliz é capaz de desenvolver uma linha completa de alimentos para os felinos.

Conheça nossa linha de alimentos para gatos, Natural Pro. Traz uma alimentação completa Premium Especial desenvolvida com tudo que há de mais natural: polpa de beterraba, semente de linhaça e arroz. Uma receita fantástica a partir de ingredientes especialmente selecionados, proteínas de alto valor biológico e claro, sem corantes e aromatizantes artificiais. .