7 dicas para escolher o nome de seu cachorro

Chegou o momento, você já está com seu novo cachorrinho em mãos, já está apaixonado por aquele novo amiguinho e agora precisa dar um passo importante nessa relação: dar um nome para ele. Pode parecer que isso é simples, mas a responsabilidade é imensa e você terá que pegar para você essa responsabilidade. Confira algumas dicas de nomes para cães!

A importância da escolha!

Os obstáculos de um nome perfeito para seu novo filhotinho estão sempre presentes e você vai tentando desviar de cada um deles. Precisa ser um nome com personalidade, afinal você não quer que seu cãozinho tenha o mesmo nome igual a um monte de outros. Não pode ser um nome com muito jeito de humano, afinal você quer que seja bonitinho e tenha a cara de seu cachorrinho. Não pode ser muito grande ou virará um apelido. Nem muito pequeno, afinal é um nome.

Aquilo que era para ser simples vai se tornando um esforço de criatividade complexo e cansativo. Uma reunião de família dá várias ideias e tudo fica pior ainda, já que cada um irá querer um nome diferente. Chegar a uma unanimidade se torna um esforço ainda mais complicado.

Mas não desanime, o que não faltam são possibilidades de facilitar esse processo. Confira então sete dicas que não deixar a escolha do nome de seu cachorrinho uma jornada muito mais fácil.

Dicas para escolher o nome do cachorro

1 – Escolha um Nome que termine em vogal

Não necessariamente uma vogal real, pode ser uma invisível mesmo, como “Sheik” por exemplo. Os cachorros ouvem em frequências muito mais alta do que os humanos, e com uma vogal no final do nome, fica muito mais fácil mudar o tom de quando você chamar ele, o que vai facilitar o cachorro a entender o que você quer dizer através dessa mudança de tom.

2 – Se mantenha curto

Mais precisamente, se conseguir encontrar um nome com no máximo duas sílabas melhor. Os cães vão responder melhor a comandos curtos, consequentemente seu nome manter esse tamanho ajuda. Uma boa dica é você repetir as opções de nomes por um tempo e no final escolher aquele que você consegue falar mais vezes e continuar confortável com a pronúncia.

3 – Tome cuidado com nomes “negativos”

Pense bem a respeito do nome e pesquise ele, você não quer que o nome de seu cãozinho carregue nenhuma conotação negativa ou piada. Por mais que seja engraçado em alguns momentos, pode se tornar desconfortável com o tempo.

4 – Mantenha o nome

Pode ser que você adote um cachorro já com um nome e queira mudá-lo, ou até se arrependa do jeito que batizou o seu novo filhote, em ambos os casos, troque, mas não faça disso algo comum. Diante da novidade de uma casa diferente ou família mudar o nome dentro dos dois primeiros meses de convívio não chega a ser um problema, mas mais do que isso pode prejudicar o entendimento do cachorro na hora que estiver sendo chamado ou receber um comando.

5 – Um nome para cada animalzinho

Se você tem mais de um bicho em casa, não escolha nomes semelhantes entre eles, isso pode prejudicar a sua comunicação com eles. Se você chama seu gato para comer ração, não quer que o cachorro venha junto e o papagaio comece a gritar.

6 – Diferencie dos comandos

Qualquer cachorro terá um nível de treinamento e comando. Você provavelmente irá usar essas palavras constantemente, então não deixe que o nome e o comando sejam similares. Pense nas expressões que você irá usar bastante como “passear”, “não”, “senta” ou até “comida” e compare com os nomes que você tem de opção.

7 – O teste do apelido

Muitas vezes você irá escolher um nome e, naturalmente, começará a usar apelidos carinhosos, diminutivos e até jeitos de aumentar o nome, portanto, teste todos e tente perceber se a ideia central do nome continua presente em todas as versões. “Nico” pode se tornar “Nicão”, “Niquinho”, “Niquitito” ou até um corajoso “Nicoso” e em todos a raiz do nome continua presente.

Escolha bem o nome

Mas o mais importante de tudo é você gostar do nome, talvez encontrar seu significado e apontar sua escolha para algo que deixe feliz. Mas não se empolgue.

Nomes muito esquisitos podem atrapalhar com o tempo, já que enjoam. Do mesmo jeito que cada cachorro merece ter um nome que combine com ele. Aquele poodle miniatura que se chama “Thor” pode ser até engraçado no começo, mas com o tempo você irá cansar do nome não combinar com a personalidade. Do mesmo jeito que aquele buldogue “Fifi” não vai combinar com o cachorro.

No final das contas, a luta pelo nome perfeito é complicada e delicada, portanto, pense bem a respeito do nome faça a escolha certa, afinal esse será seu novo parceiro e você quer um nome legal nele.

Quer mais dicas para seu pet? Acesse o nosso canal do YouTube que tem muito mais dicas para você 😉

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.