Como dar banho no seu pet em 10 passos

Mesmo com a praticidade de levar o seu cachorro para tomar banho no petshop, higienizar o seu animal em casa tem inúmeras vantagens. Com essa atitude você economiza e interage com o seu pet. No banho você lava, escova e examina o seu cão. Assim, é possível identificar algum problema e oferecer o tratamento necessário, mas é essencial tomar diversos cuidados para tornar esse momento prazeroso e saudável para o seu cachorro. Para isso, fizemos um passo a passo e separamos dicas de como dar banho no seu pet em casa!

1. Limpe os ouvidos

Antes de começar o banho, é necessário tomar alguns cuidados como, por exemplo, limpar os ouvidos do cachorro. Utilize gazes ou algodões para limpar a região externa e não introduza cotonetes no ouvido do animal, isso pode machucá-lo. Após a limpeza, coloque chumaços de algodão nos ouvidos do cachorro para garantir que a água não entre em seus canais auditivos. Há algodões específicos para isso, os hidrofóbicos, que evitam a absorção de água e impedem a inflamação.

2. Escolha o ambiente ideal

É necessário deixar tudo à mão antes de começar a dar banho no seu pet. Em geral, os cães não gostam de tomar banho, então, é preciso fazer de tudo para tornar essa atividade a mais prazerosa possível. Levar brinquedos do cachorro para o ambiente do banho é uma boa ideia. O local do banho deve ser escolhido de acordo com a sua preferência, mas, para os pets que fogem da água e nos dias mais frios, a melhor opção são os lugares fechados.

3. Corte as unhas

Cortar as unhas do pet é essencial. É necessário utilizar um alicate específico para o seu tipo de cão. As unhas dos cachorros são muito sensíveis e devem ser cortadas com toda atenção para não atingir os vasos sanguíneos e provocar sangramentos.

4. Escove os pelos

Antes do banho é necessário escovar a pelagem do seu cachorro com o tipo de escova adequada para ele. Assim, os pelos soltos serão removidos e a pele do cachorro poderá respirar melhor, tornando o processo da lavagem mais eficaz. Para facilitar a escovação, utilize um spray desembaraçador.

5. Água na temperatura certa

O ideal é a água estar sempre morna. A temperatura ambiente deve ser usada apenas em dias de muito calor. Já a água quente deve ser evitada a todo custo, pois pode prejudicar a pele do animal.

6. Produtos ideais

Utilizar produtos desenvolvidos especificamente para os pets é fundamental para não danificar a pelagem e não causar irritações de pele. Não utilize shampoos feitos para humano, nem sabão de coco, eles são contra indicados por terem pH inadequado para os cachorros e ineficaz na limpeza dos pelos. Os cães possuem o olfato muito mais sensível que o nosso, então, evite produtos com cheiro muito forte e aposte em shampoos neutros.

7. Aplique o shampoo

Ao dar banho no animal, aplique o shampoo e massageie seu pelo de forma metódica, do pescoço à cauda. Tome cuidado ao lavar a região do rosto, evite jogar água diretamente na cabeça do animal e que o produto entre em contato com seus olhos.

8. Sinta e observe

O momento do banho é também a hora de verificar a saúde do animal e identificar algum problema ou sintoma. Apalpe, avalie e observe se há algo estranho com seu cachorro.

9. Seque os pelos

Antes de secar seu pet, retire o excesso de água com uma toalha, deixe o secador em uma temperatura morna e mantenha uma distância segura entre o secador e o pet para não agredir sua pele. Sempre acompanhe a direção dos pelos.

10. Depois do banho

Os cuidados pós-banho também são muito importantes. Procure agradar e acalmar o animal. O banho exige esforço físico e seu pet pode querer descansar. É interessante oferecer algum petisco ou fazer alguma brincadeira após essa atividade. Sempre associe o banho a coisas positivas e prazerosas.

Faça sempre o serviço completo para manter o seu cachorro limpo e saudável e saiba aproveitar esse momento de interação com o seu cão. Com as nossas dicas a tarefa de bar banho no seu pet vai ficar bem mais simples!

Conheça nossa linha de Shampoos e Condicionador para cães

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.